Modelagem conceitual patrocinada pelo Google!

Ícone do SketchupSempre que eu estou começando um novo projeto, seja ele um cenário para uma animação ou um estudo para uma edificação, é necessário passar por aquela fase de planejamento volumétrico e conceitual dos espaços.

Uma solução muito prática para essa fase do projeto é o Sketchup.
Já faz algum tempo que eu conheço o Sketchup, mas só recentemente eu pude realmente começar a utilizar essa ótima ferramenta de modelagem conceitual para projetos arquitetnicos e cenários.

O Sketchup foi recentemente comprado pelo Google, que agora disponibiliza uma versão gratuita para download, mas que dá direito apenas ao uso pessoal da ferramenta. Caso você queira utilizar o Sketchup comercialmente é necessário adquirir a licença que custa 495 dólares.

Mesmo assim vale a pena fazer o download, para fins educacionais. Para aprimorar as suas técnicas de modelagem e criação de cenários. O sistema de modelagem é muito simples e fácil de operar. A página para o download é a seguinte:

http://sketchup.google.com/

Outro ponto interessante sobre o Sketchup, é que os seus modelos podem ser utilizados dentro do Google Earth, como parte dos cenários 3D. Então mãos a obra!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “Modelagem conceitual patrocinada pelo Google!”

  1. “planejamento volumétrico e conceitual dos espaços”
    “modelagem conceitual para projetos arquitetnicos e cenários”

    Estas duas frases suas me deixaram curioso para saber exactamente como seria isso, ou o que seria isso… Ou seja o sketchup aulia criar ambientes no Blender?

    Mesmo com duvidas achei interessante o seu ponto de vista sobre o sketchup, já que pessoas que não são da area do 3d mas pensam saber alguma coisa me disseram que este software (sketchup) não é util em nada…

    Bem caso possa me responder aquelas duvidas iniciais do que se tratariam as suas frases aqui fica um contacto (henriquefz [.at.] hotmail.com)

    Abraços,

  2. Olá Henrique,

    Acho que o Sketchup tem sim uma utilidade. Ele é capaz de criar modelos 3D simples de maneira muito rápida. Mas ele não é capaz de exportar para o Blender. Sua função é de auxiliar na fase de planejamento do espaço.

    Imagine que você precisa criar um cenário ou modelo 3d de uma edificação. Só que esse modelo não existe, então você vai ter que criar tudo! Nesse caso é interessante fazer um tipo de pré-visualização, com volumes simples. Dessa maneira fica mais fácil fazer eventuais correções, acrescentar detalhes e objetos.

    Já imaginou você criar um modelo detalhado e depois descobrir que não ficou boa a composição do espaço? Veja quanto trabalho perdido. Essa é a função do Sketchup, do meu ponto de vista.
    Mas claro que existem pessoas que discordam e acham essa fase de planejamento uma perda de tempo.

    Então podemos até dizer que a função do Sketchup é evitar retrabalho.

    Acho que não custa nada tentar. Você não tem nada a perder se planejando um pouco melhor.

  3. Percebi Allan, realmente concordo com você não é perda de tempo, seria um esboço de todo trabalho de forma a ver como ficaria a cena, uma espécie de Storyboard…;)

    Obrigado pelas dicas,

    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *