Você já ouviu falar de um software chamado Aperture? Pois esse software fez com que a Adobe desenvolvesse o lightroom! Porque? Para também aproveitar o nicho de mercado do Aperture, que até o momento não tinha concorrentes.

Mas o que faz o Aperture? Você já deve ter utilizado o Picasa ou o Photoshop Elements, que são catalogadores de fotografias digitais, com alguns recursos de edição simplificados.

O Aperture também é um catalogador de fotos com recursos de edição. Só que voltado para profissionais. Como é um software voltado para profissionais, os seus recursos são muito mais sofisticados.


O Aperture foi desenvolvido pela Apple, exclusivamente para o macos x. Acho que não é necessário dizer que o software foi um sucesso no seu lançamento, e continua sendo pois não há no mercado nenhum software semelhante.

Logo Aperture

Você quer saber mais sobre o Aperture? Visite:

http://www.apple.com/aperture/

Na página oficial do Aperture existe até uma versão de testes, que evidentemente só funciona no macos x.

Mas nem tudo está perdido! Se você quiser ter uma idéia de como funciona esse software, você pode utilizar a versão Beta do Adobe Lightroom, que pode ser instalada gratuitamente. Mas lembre que ainda é a versão Beta. O site oficial do Lightroom é:

http://labs.adobe.com/technologies/lightroom/

O mesmo tem versões disponíveis para Mac e Windows. Será que alguém se habilita a instalar?

Logo Lightroom