Concorrência para Apple

Você já ouviu falar de um software chamado Aperture? Pois esse software fez com que a Adobe desenvolvesse o lightroom! Porque? Para também aproveitar o nicho de mercado do Aperture, que até o momento não tinha concorrentes.

Mas o que faz o Aperture? Você já deve ter utilizado o Picasa ou o Photoshop Elements, que são catalogadores de fotografias digitais, com alguns recursos de edição simplificados.

O Aperture também é um catalogador de fotos com recursos de edição. Só que voltado para profissionais. Como é um software voltado para profissionais, os seus recursos são muito mais sofisticados.


O Aperture foi desenvolvido pela Apple, exclusivamente para o macos x. Acho que não é necessário dizer que o software foi um sucesso no seu lançamento, e continua sendo pois não há no mercado nenhum software semelhante.

Logo Aperture

Você quer saber mais sobre o Aperture? Visite:

http://www.apple.com/aperture/

Na página oficial do Aperture existe até uma versão de testes, que evidentemente só funciona no macos x.

Mas nem tudo está perdido! Se você quiser ter uma idéia de como funciona esse software, você pode utilizar a versão Beta do Adobe Lightroom, que pode ser instalada gratuitamente. Mas lembre que ainda é a versão Beta. O site oficial do Lightroom é:

http://labs.adobe.com/technologies/lightroom/

O mesmo tem versões disponíveis para Mac e Windows. Será que alguém se habilita a instalar?

Logo Lightroom

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “Concorrência para Apple”

  1. Olá novamente Allan,
    Trabalho com fotografia e conheço bem estes softwares, mas no meu caso catalogadores de imagem não fazem a diferença, o ideal para mim é um belo tratamento do ficheiro RAW (formato sem compressão a qual eu fotografo) e digo que o lightroom não me deu resultados satisfatórios, até porque deve ser versão beta… Ainda não há nada melhor que o Capture One e o RAWShooter para tratamento deste tipo de arquivo…

    Fica minha opinião… 😉

    Abraços,

  2. Olá Henrique,

    Eu usei pouco o lightroom para formar uma opinião concreta, mas muitos recursos podem não estar funcionando corretamente ainda, por ser uma versão beta. Conheço alguns profissionais que utilizam o Aperture e todos são só elogios para o software.

    Realmente se o lightroom não tiver bons recursos de edição para arquivos RAW, não vai ser muito diferente de um Picasa, que por sinal para quem não entende nada de edição de fotografias, é de grande ajuda. (http://picasa.google.com)

  3. Realmente Allan tambem partilho da opinião que para não profissionais o Picasa é ideal, tem muitas funções simples de edição de imagem (algumas tratam a imagem em lote o que é otimo) e alem do mais é free… 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *