Clicky

Script: Flatten

Durante uma aula que eu estava ministrando sobre modelagem com o 3dsmax, mostrei aos meus alunos uma ferramenta que planificava a posição de objetos. Assim que eu terminei a explicação um aluno me perguntou se o Blender possuia alguma ferramenta semelhante a essa.

Foi ai que eu indiquei ai meu aluno o uso desse Script chamado Flatten. Ele consegue planificar a posição de vértices, arestas e faces de um modelo. Esse tipo de operação é muito útil, principalmente quando estamos realizando algum tipo de modelagem geométrica.

O Script foi desenvolvido pelo mesmo autor do Layer Manager, que eu mostrei aqui a alguns dias atrás. Para fazer o download, visite a seguinte página:

http://uselessdreamer.byethost32.com/flatten.html

Você ainda não entendeu para que serve o Script? Vamos exemplificar melhor então. Veja na Figura 1, um exemplo da aplicação desse Script. Na parte superior da imagem existe um objeto com vários vértices fora de alinhamento.

Exemplo Flatten

Figura 1

Depois que o Script foi aplicado nos vértices, o resultado é mostrado na parte inferior. Veja que agora os Vértices estão perfeitamente alinhados.

Para utilizar o Script, você deve fazer o seguinte:

Passo 1: Faça o download do arquivo “flatten.py” e posicione esse arquivo na sua pasta de Scripts do Blender. No meu caso ficou em Blender\.blender\scripts.

Passo 2: Agora é possível acessar o Script pela janela de Scripts do Blender, como mostra a Figura 2. Também é possível acessar o Flatten de maneira mais rápida usando o menu Mesh, quando você estiver no Edit Mode (Figura 3).

Flatten

Figura 2

Flatten

Figura 3

Passo 3: Para utilizar o Script, você deve entrar no Edit Mode e selecionar vértices, arestas ou faces. Acione o Script usando a janela de Scripts ou o menu Mesh. Quando você fizer isso vão aparecer as opções de alinhamento do Flatten, como mostra a Figura 4.

Flatten

Figura 4

As opções são as seguintes:

  • X,Y e Z Cursor: Nessa opção os objetos são alinhados usando com referência a posição do cursor 3d.
  • X, Y e Z Median: Já nessa opção os objetos são alinhados com base em um ponto médio.

Passo 4: Vamos agora aplicar Script. Vou utilizar um tubo como exemplo. Veja pela Figura 5, que os vértices do tubo estão totalmente fora de alinhamento.

Flatten

Figura 5

Depois de selecionar o objeto desejado, clicando com o botão direito do mouse sobre ele, vou entrar no Edit Mode, pressionando a tecla TAB. Ajuste a visualização do modelo para que você possa ver os vértices de maneira semelhante ao que mostra a Figura 6.

Flatten

Figura 6

Caso exista algum vértice selecionado, pressione a tecla A para remover qualquer objeto da seleção. Depois pressione a tecla B para acionar a janela de seleção. Então marque os vértices indicados na Figura 7, para que os mesmos fiquem selecionados.

Flatten

Figura 7

Passo 5: Com os vértices selecionados, podemos agora acionar o Flatten. Utilize o menu Mesh e escolha a Flatten.

Passo 6: Escolha a opção Z Median, como mostra a Figura 8.

Flatten

Figura 8

O eixo que você vai escolher vai depender da posição dos vértices selecionados e o resultado final desejado.

Pronto! Agora os vértices estão planificados. Assim o processo de modelagem fica mais simples.

Flatten

Figura 9

Espero que tenham gostado.

2017-04-11T12:29:07+00:00 By |Blender 3D, Blender Scripts|4 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 Comentários

  1. adriano 14/12/2006 em 7:59 pm

    sinceramente não vejo muita utilidade meste script, porque é possivel comserguir resultados semelhantes no Blender aplicando escala em um eixo especifico.

  2. Allan Brito 14/12/2006 em 9:33 pm

    Olá Adriando,

    Realmente olhando pelo ponto de vista de uma pessoa que já conhece as ferramentas, não tem muita utilidade mesmo. Mas para quem não conhece o programa e não quer ter que decorar os atalhos S->X->0… acho que é uma comodidade.

    Já dou aulas de Blender aqui na faculdade a mais de 2 anos e as pessoas sempre querem “fugir” do Blender por causa dos atalhos. Com o uso desse Script eu cnseguia que essa operação fosse realizada sem os alunos tivessem que “decorar” o atalho.

    Será que só por isso, já não seria uma utilidade?

  3. Henrique Zorzan 14/12/2006 em 10:02 pm

    Olá Allan, na minha opinião todas as formas de se conseguir fazer algo é válido, se alguém perdeu tempo de escrever um script destes é porque sabe que tem utilidade, voce com certeza mostrou um exemplo prático para o entendimento do script a pessoas que não o conhecem mas com certeza há problemas muito mais complexos onde este script deve se encaixar perfeitamente…

    Abraços e obrigado por mais uma dica 😉

  4. dabreezy » Blog Archive » Выравнивание вершин 02/10/2009 em 12:50 pm

    […] (Выравнивание). Кому интересно можно глянуть здесь и на Blenderartists. Однако ж, на мой, все еще, не искушенный […]

Deixar Um Comentário