Essa semana comecei a desenvolver um novo projeto no Blender. Tive a idéia de criar um modelo, com base em uma imagem que eu vi em uma revista a algumas semanas atrás. O ambiente que essa imagem representava era de um Solário. Então resolvi criar um modelo semelhante e tentar reproduzir as condições de iluminação. Hoje eu já comecei a modelagem, com o resultado preliminar apresentado na imagem abaixo:

Solário em Wire


Além de realizar uma modelagem preliminar, também tentei já simular a iluminação do ambiente. Um solário é caracterizado por receber muita luz do sol, então a presença do sol no ambiente precisa ser evidente. Utilizei para essa renderização preliminar o Indigo.

Render Solário

Claro que ainda é necessário muito trabalho até a finalização da maquete. Com essa imagem de teste, já é possível ter uma idéia de como ficará a iluminação. Agora eu vou me concentrar nos próximos passos que envolvem:

  • Móveis
  • Texturas
  • Detalhes construtivos

Até agora o principal desafio dessa maquete, foi a organização da estrutura do modelo para facilitar a sua elaboração no Blender. Mas com certeza novos desafios vão surgir assim que o modelo ficar mais complexo. Assim que o modelo for atualizado eu publico aqui as mudanças.