Estava lendo um livro ontem a noite sobre a profissão de Designer. Um dos capítulos trata exatamente sobre a prática profissional e técnicas de apresentação para entrevistas. Um dos pontos abordados pelo autor do livro foi a elaboração do portfólio.

Nesse momento, lembrei das dificuldades que os meus alunos têm sempre que tocamos nesse assunto em sala de aula. Como montar um portfólio? Qual a melhor maneira de apresentar esses trabalhos?

Eu sempre tenho que responder a essas perguntas, todo semestre são as mesmas dúvidas. Então compilei algumas dicas sobre como criar e organizar um portfólio de maneira eficiente.
Vamos as perguntas mais frquentes:

O Portfólio é importante?
É sim! Lembre que ao apresentar o seu portfólio você está apresentando o seu trabalho de maneira material. Assim fica muito mais fácil demonstrar o que você pode fazer. Além do mais, é mais fácil “vender” o seu trabalho como um produto. As pessoas não costumam comprar idéias com facilidade.

Como apresentar o portfólio?
Quando você estiver apresentando o portfólio, mostre qual foi o problema proposto pelo cliente na elaboração do trabalho e como você encontrou a solução. Essa parte é fundamental! Já que a pessoa para quem você está apresentando provavelmente também tem um problema, e quer saber se você tem capacidade para resolver.

Posso colocar trabalhos acadêmicos no portfólio?
Sim, contanto que sejam bons trabalhos. Lembre que você no portfólio você deve mostrar os seus melhores trabalho.

Como selecionar os trabalhos para o portfólio?
Sempre que você conseguir uma entrevista, selecione os trabalhos mais relevantes para apresentar ao cliente. Por exemplo, caso você consiga uma entrevista em um escritório de arquitetura, as pessoas não vão dar muito valor as suas habilidades como modelador de automóveis e aviões. Selecione os trabalhos que podem interessar e auxiliar o negócio do seu cliente. Nesse caso para um escritório de arquitetura, maquetes eletrnicas apenas!

Realizar uma pesquisa sobre a empresa para a qual você vai apresentar o seu portfólio é fundamental, assim é possível fazer um marketing mais preciso e eficiente.

Devo fazer um portfólio multimídia?
Um portfólio multimídia é legal! Mas 80% dos clientes ainda preferem um portfólio impresso, já que ele é mais “simples” de manusear e consultar. Invista em um portfólio multimídia apenas quando você precisar mostrar animações.

Com essas dicas já mais fácil apresentar os seus trabalhos. Eu lembro que na época em que estava na faculdade, visitava algumas empresas e sempre me cobravam um portfólio. Com o tempo você vai vendo como é importante.