QuadroFX 5500

Durante o semestre vários alunos me preguntam, qual o melhor computador para computação gráfica? Bem, eu faço as minhas recomendações. Mas na hora de escolher uma placa de vídeo, todos acabam desistindo das minhas recomendações!

Nas últimas semanas a Nvidia, lançou mais uma placa da família Quadro FX.

Essas placas são especialmente desenvolvidas para aplicações gráficas pesadas. A placa lançada foi a Quadro FX 5500.

Quadro FX 5500

Essa placa vem com 1GB de memória! Com um Slot PCI Express 16x.

Algumas análises realizadas com o 3dsmax, mostram uma melhora de desempenho considerável, de até 60%! Isso quando a operação do software está direcionada para Direct X.

Isso tudo é muito legal, mas quanto custa? Essa é a parte desagradável da análise. A placa custa 2999 dólares!

Caso você queira saber mais sobre a placa, visite:

http://www.nvidia.com/page/qfx_uhe.html

Para quem pode pagar, é uma ótima opção!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 comentários sobre “QuadroFX 5500”

  1. Olá, Allan.

    Por esses dias tive que trocar a placa de video.
    O pessoal da assistência colocou uma Geforce fx 5200, disseram que essa placa é melhor do que a que eu tinha. Sinceramente não notei diferença alguma, mas tudo bem.

    Ainda falando sobre o que é melhor ou pior, desde que eu me entendo por gente, que escuto falar sobre placa de video quando estar offboard e quanto já faz parte da placa mãe.

    Então, eu te pergunto:

    “Que tipo de problemas o design pode enfrentar, se sua placa de video estiver onboard”?.

    Abraço.

  2. Também tenho este tipo de dúvida em relação a hardware para trabalhos 3D, mas como ainda sou leigo no asssunto quanto a criação 3D, vou esperar ganhar alguma experiencia, e quando começar fazer trabalhos de maior qualidade ai sim penso em melhorar ou preparar melhor meu pc.. Mas agora algo curioso, tenho um pc portatil (notebook) que é relativamente bom e o blender trabalha extremamente lento nele… Porque será Allan? Alguma ideia?

    (Nota: Vou preparar alguns screenshots da minha tela do trabalho com mapeamento UV para lhe explicar melhor o que nao esta funcionando…)

    Abraços 😉

  3. Jason,

    Acho que o maior problema em relação a placas onboard, é que você fica com menos memória para os aplicativos, já que essa memória tem que ser compartilhada para o vídeo. Assim você tem um computador com um desempenho menor.

    Sem falar que uma placa especializada, pode ajudar na visualização de projetos mais complexos.

  4. Henrique,

    No meu notebook eu também passo algumas dificuldades, mas com o Wings 3D e não com o Blender. Tudo depende do tipo de placa que o seu computador utiliza. Aqui na faculdade alguns computadores, que possuem placas de vídeo com chipset SIS.

    Já vi vários usuários relatarem problemas com esse tipo de placa. A solução é desligar a aceleração de hardware. Assim o Blender é executado sem problemas. Aqui na faculdade existiam casos de computadores que “congelavam”, quando o Blender era executado. Sem a aceleração de hardware isso não acontece mais.

  5. Alan

    Gostaria da sua opnião para compra uma placa de video para trabalhar com photoshop, indesing e illustraitor.
    Mas infelizmente não posso pegar uma Quadro FX 5500.
    Queria saber se existe alguma que está na media, pois não faço trabalhos tão pesados.

    Obrigado e fico no aguardo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *