Clicky

Tempo e animação

Sempre que abordo o tema “animação”, nas minhas aulas, recebo várias perguntas relacionadas a mensuração correta do tempo em animações. Esse é um assunto que deixa vários animadores, confusos no início. Qual é o segredo para fazer uma boa animação? Já tive que responder a essa pergunta várias vezes.

Para fazer uma boa animação, você precisa começar a trabalhar o “timing” da animação. Essa palavra timing, é usada com frequência no meio artístico para identificar uma boa performance de um ator. Com certeza, você já deve ter escutado a expressão “aquele ator tem um bom timing para comédia”.


Pois um bom animador, também deve possuir um bom timing. Mas como é possível desenvolver esse timing? Com muita prática e observação. Você deve observar com olhar crítico, como os objetos se movimentam. Esse timing deve dar significado ao movimento dos objetos em animação.

Você pode criar movimento de maneira muito fácil, deslocando um objeto do lado esquerdo do seu monitor até a direita. Mas isso será apenas movimento e não animação. Sempre que eu vejo um projeto de animação, com movimentos elaborados de maneira básica, percebo como esse assunto é deixado de lado pelos animadores iniciantes. O foco deles está tão direcionado para a ferramenta de animação, que a parte mais artística é deixada de lado.

É preciso lembrar que na natureza, as coisas não se movem apenas. Lembrando um pouco as aulas de física, a primeira lei de Newton diz que um objeto só adquire movimento, se alguma força for aplicada a ele. O movimento que um objeto realiza em uma animação é tem importância secundária. O aspecto mais importante se resume a como as ações de um objeto, transmitem as forças que o estão influenciando!

Com objetos inanimados, geralmente alguma força causa o seu movimento, como a gravidade. Já com seres vivos, além das mesmas forças que influenciam os objetos inanimados existem as contrações dos músculos. O mais interessante sobre o movimento de objetos “vivos” é que os seus movimentos podem ser motivados. Sim! O entorno, instintos ou alguma motivação em particular.

Que lição podemos tirar disso? Bem, sempre que você for criar uma animação, é importante considerar alguns aspectos:

  • Quais as forças estão influenciando o movimento do objeto?
  • Existe algum obstáculo?
  • Qual a motivação para esse movimento?

Para um ator representar essas forças e situações é fácil, mas para um animador é ainda mais complicado. Pois ele terá que aliar um conhecimento técnico considerável na ferramenta que ele está utilizando, com uma ótima percepção em atuação e representação dramática! Então um bom animador, deve ter pelo menos alguma noções de atuação.

Caso você queira saber um pouco mais sobre princípios de animação, eu recomendo esse sítio:

http://www.evl.uic.edu/ralph/508S99/contents.html

Esse é um artigo que fala sobre vários princípios de animação. Infelizmente está todo em inglês, mas com o tempo eu prometo que tento traduzir alguns desses tópicos!

2017-04-11T12:29:06+00:00 By |Animação|3 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. Henrique Zorzan 26/12/2006 em 7:48 pm

    Visitar sua página é sempre a certeza de se aprender algo… Mas como continuo ainda tentando aprender a modelar e texturizar, animação vai demorar muito para eu tentar… 😉

    Abraços

  2. Allan Brito 27/12/2006 em 9:38 am

    Mas nunca é cedo demais para começar! hehehe

    Acho que a animação é o que faz a maioria das pessoas se interessar pelo 3d. Mas infelizmente existe pouco material de apoio teórico para aqueles que querem realmente criar boas animações. Estou até pensando em escrever um livro sobre isso!

    Aproveirando o texto, vou fazer uma pequena pausa nos post’s do Blog. Mas estarei novamente publicando artigos no dia 2 de janeiro! Feliz ano novo a todos!

  3. arnaldo massa 12/05/2009 em 12:45 pm

    estousempre pesquisando, sobe animação , e acho muito bacana quando pr]essoascomo voce tem a gentileza de publicar ,asuntos tão relevantes , gostria de reunir pessoas interessadas em produzir animações comigo, um abraço, muitobom, excelente

Deixar Um Comentário