Clicky

Um script no meu caminho

Hoje vou falar sobre um tema um tanto quanto polêmico para os animadores e artístas 3d. Posso dizer que é polêmico, pois sempre que eu abordo isso nas minhas aulas, começo um fervoroso debate. Vou falar sobre a utilização de Scripts em animações e na otimização de tarefas repetitivas.


Utilizar scripts é uma ótima maneira de criar ferramentas customizadas para um grande projeto. No Blender nós temos o Python, no 3dsmax o Maxscript, no Maya o Mel e assim por diante. O uso dessas ferramentas apesar de parecer difícil, resulta em muitos benefícios já que você pode criar uma ferramenta customizada para ajudar em tarefas repetitivas e outras coisas.

O problema nesse assunto é a falta de profissionais que se interessem em conhecer e desenvolver competências relacionadas e esses assuntos. O pessoal que está aprendendo a utilizar as ferramentas 3d até fica curioso com as possibilidades apresentadas pela utilização de scripts.

Sempre mostro como exemplo uma animação muito interessante chamada de Lots of Robots, criada por Andy Murdock. Nessa animação o artísta utilizou o 3dsmax e ferramentas customizadas criadas em MaxScript, por ele próprio. Assim o processo ficou mais simples. Para ver a animação visite o seguinte sítio:

http://www.lotsofrobots.com

O resultado final impressiona, mas os meios são problemáticos. Sempre que eu começo a falar sobre estruturas de repetição, lógica condicional e outros assuntos relacionados a criação de scripts o pessoal trava!

Eu até entendo que pessoas com aptidão artística não tenham muita intimidade com o desenvolvimento de scripts, mas para um mercado de trabalho que está em constante crescimento é só questão de tempo, até que sejam requisitados profissionais com esses conhecimentos.

Hoje é praticamente impossível encontrar profissionais e artístas que tenham pelo menos noções de programação. No Blender eu até entendo que seja quase impossível, mas eu já tentei encontrar profissionais com conhecimentos em MaxScript para ministrar um curso e por incrível que pareça não encontrei ninguém!

Então vai ai a dica, se você não tem habilidades artísticas com as ferramentas 3d é uma oportunidade para trabalhar com CG, mas como desenvolvedor de ferramentas customizadas.

Vou tentar escrever alguma coisa sobre isso nas próximas semanas.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. TonyDC 02/02/2007 em 10:00 am

    to disposto a quebrar este tabu!
    quem saber um curso de extensao? hehehe
    eu sei que ja tem script pronto! pra nao ter que criar 😛 ai eh um plugin

    =P

  2. dibrioli 26/02/2007 em 2:30 pm

    Allan,
    Há tempos venho procurando boas aulas de python para blender, mas nada é completo. Sou capaz de pagar pra ter aulas sobre scripts no Blender… vc poderia me dar um curso via e-mail? Podemos discutir o preço das aulas.
    Abraço,
    Enio

  3. Allan Brito 27/02/2007 em 9:51 am

    Olá Enio,

    Essa pode ser uma oportunidade para que eu comece a utilizar o meu ambiente de ensino a distância! Tenho muita vontadem em começar mas ainda não encontrei um tema apropriado ou então o tempo para produzir um curso. Dá uma olhada http://ead.allanbrito.com

    Vou mandar um e-mail para você.

    Abraços
    Allan

Deixar Um Comentário