Escola de animação

Já faz algum tempo que eu conheci uma escola de animação online chamada Animation Mentor. Um artigo sobre essa escola apareceu na Blendernation, e por curiosidade fui procurar mais informações. Para os que querem aprender animação é uma ótima oportunidade, já que os tutores trabalham para empresas como Pixar, ILM e Sony Imageworks. Já pensou aprender com essa turma?


Assim você vai estudar com as pessoas que produzem algumas das melhores animações do mercado. O curso dura aproximadamente 18 meses e custa 14.000 dólares. Isso mesmo, são aproximadamente 30.000 reais! Com certeza essa é a parte ruim do curso.

Sobre o curso, ele é dividido em aproximadamente quatro partes:

  • Fundamentos
  • Mecânica corporal
  • Introdução a atuação
  • Técnicas avançadas de atuação

Outro requisito, além do financeiro, para o curso é possuir um diploma universitário. Infelizmente para a nossa realidade são poucos os estudantes ou profissionais que podem pagar por um curso assim. Mas de maneira geral a proposta é muito boa. Quem quiser mais informações sobre a escola, pode visitar o seu sítio:

http://www.animationmentor.com/

Apesar de ficar desanimado com o custo, isso me faz pensar porque não existe nenhuma iniciativa semelhante com o nosso querido Blender? Até existem algumas escolas de animação muito boas aqui no Brasil, mas poucas utilizam sistemas de ensino a distância na modalidade sincrona ou utilizam o Blender como base para as suas aulas.

Já faz mais de um ano que estou coordenando cursos a distância aqui na instituição de ensino em que trabalho, então tomei a iniciativa de começar um projeto ambicioso, começar a montar cursos que utilizem software livre! Na modalidade sincrona e totalmente a distância. Para quem não sabe, cursos síncronos são aqueles em que há o acompanhamento de um tutor ou professor durante o curso, para tirar dúvidas e auxiliar o desempenho do estudante.

Para viabilizar esses cursos instalei aqui no site o Moodle, que é um sistema open source de gerenciamento de cursos a distância. O moodle inclusive é um dos sistemas mais utilizados no nosso país para gerenciar cursos a distância, não só pelo aspecto financeiro mas pelas suas qualidades técnicas e pedagógicas. Quem quiser conferir o endereço é:

http://ead.allanbrito.com

Alguém tem alguma sugestão de curso?

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

8 comentários sobre “Escola de animação”

  1. Quero receber informações sobre animações graficas, tudo sobre 3D max ! Adorei ter achado vcs e minha intenção é comprar ou fazer um curso a distãncia! Parabêns pelo trabalho da equipe. 3D é um sonho meu que me acompanha!

  2. Olá Paulo,

    Assine a newsletter e você receberá as atualizações do Blog automaticamente. Fico feliz que você esteja gostando, mas por enquanto a equipe é composta apenas por esse que vos fala! Mesmo assim a equipe agradece! 🙂

    Abraços

  3. Parabéns, esse site á muito legal continue assim.
    quero fazer um curso de affter efects o que tenho que fazer?

  4. Oi, eu fiz modelagem e iniciei animação á distancia na Melies, achei muito bom mas seria legal termos mais escolas á distância nesta área, poderiamos fazer os dois cursos, talvez as dicas de uma escola sejam melhor compreendidas por um determinado aluno que as da outra. Penso que todas deveriam sempre desenvolver um desenho animado completo em 3d, a importancia fundamental da história, do carisma do personagem, storyboard, etc…fazendo isso vc pode fazer qualquer coisa!Os norteamericanos (ppalmente) tem excelentes filmes por serem muito mais metódicos que a maioria de nós ( além é claro do poder economico que lhes facilita muito, em tudo e sobretudo por terem valorizado este filão!), porém somos capazes de produzir, basta união em torno de um bom projeto, organização e boas escolas para a formação dos especialistas( modeladores, iluminadores, animadores, paisagistas e etc.). Estamos começando tarde ( ah se a turma do Cassiopéia tivesse tido apoio financeiro sério, visionário, diria…) mas podemos usar o que jah está desenvolvido e inventar / descobrir novos caminhos. Isso começa com vontade, abnegação, altruismo e… boas escolas!
    Parabéns pela iniciativa, sou parceiro!

  5. allan eu tava assistindo tv quando vi você criando uma animação da mama brusquetta e fiquei curioso como você fez uma animção no photoshop cs2 ??? me mande um e-mail cara to doido pra saber a fazer um desenho …

    esperando…

  6. Olá, Allan. tive contato com teus trabalhos na época em que fazia especialização em 3D no SENAC em São Paulo. Atualmente moro em Teresina e sou professora do curso de Artes e Visuais da Universidade Federal daqui. Meu sonho é trazer cursos e eventos na área de animação para cá, estou a disposição para dar uma força no seu EAD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *