Clicky

Técnicas de animação

Hoje vou falar sobre um assunto que pouco animadores iniciantes conhecem, que são as técnicas de animação. Essas técnicas determinam a maneira como será produzida uma animação, independente do software utilizado e do ambiente, seja ele 2D ou 3D.


Essas técnicas de animação se chamam Pose-to-Pose e Straight-Ahead, esses dois princípios se dividem da seguinte forma:

  • Straight-Ahead: Nesse método o animador cria o movimento utilizando o máximo possível de poses e consequentemente Keyframes, para criar o movimento. Esse método resulta em animações extremamente detalhadas e que permitem explorar de maneira mais fácil o lado artístico da animação. Um ponto negativo relacionado a essa técnica é que ela envolve um planejamento e um tempo muito maior para ser aplicada em uma animação. Caso você queira utilizar esse método, utilize um intervalo médio entre os seus Keyframes de no máximo 4 frames.
  • Pose-to-Pose: Com esse método a animação fica mais voltada para a ação e não para o lado artístico da animação. O animador vai utilizar poses chave com um espaçamento entre os Keyframes maior para que a animação seja produzida de maneira mais rápida. Nesse método é utilizado um espaçamento médio entre os Keyframes de 5 a 10 Frames. O espaço entre esses Keyframes o animador deixa que o software realize a interpolação automática. Isso resultará em uma produção mais rápida, mas sem muito detalhes e expressões no movimento.

Depois de conhecer esses dois princípios de animação você pode estar se perguntando, qual o melhor? Na verdade não existe melhor ou pior, você vai precisar utilizar esses dois princípios em suas animações caso você queira produzir trabalhos de qualidade.

O que os animadores mais experiêntes recomendam é utilizar um sistema híbrido, em que ao longo da animação você possa aplicar cada um desses princípios em trechos da produção. Um trecho que envolva apenas movimentos que não exigem detalhes e interpretação detalhada pode utilizar o Straight-Ahead e quando se fizer necessário você utiliza o Pose-to-Pose.

E se você não quiser utilizar nenhum desses princípios? Bem… ai você arruma um bom dinheiro (Quando digo bom… entenda muito dinheiro! Mas muito mesmo!), aluga um studio, contrata um ator, aluga equipamento para captura de movimento e manda o ator fazer todo o trabalho! 🙂

2013-07-11T09:46:55+00:00 By |Animação|2 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 Comentários

  1. EDIMAR 24/02/2011 em 10:43 am

    COMO FAÇO PARA ENTRAR NO MUNDO DA ANIMAÇÃO?

  2. Desenho Animado – Parte 1 – Introdução 16/04/2012 em 9:02 pm

    […] Mais sobre a técnica  de animação Strainght-Ahead e Pose to Pose: www.allanbrito.com/2007/02/09/tecnicas-de-animacao […]

Deixar Um Comentário