Nos últimos meses estão surgindo vários serviços e ferramentas que funcionam totalmente on-line, e que estão criando uma verdadeira revolução na maneira como nós trabalhamos e como as empresas encaram os softwares. A Web 2.0 teve uma influência muito forte nisso. Pois é de se espantar a quantidade de serviços que está sendo disponibilizada via Web. Um colega professor me mostrou um site que oferece serviço de acesso remoto via navegador!


Isso mesmo, você pode acessar um pc que esteja com uma página desse site aberta e assumir total controle do computador. O nome desse serviço é Logmein. O sítio é:

http://www.logmein.com

Como funciona? Bem, primeiro você deve efetuar o cadastro no site e escolher um dos planos disponíveis para o serviço. Calma que existe um módulo gratuito, mas é possível utilizar o módulo profissional por um período de maneira gratuita também.

Agora que você tem uma conta no serviço, o que você precisa fazer é abrir o sítio no computador que você deseja controlar. Por exemplo, antes de sair de casa pela manhã você pode acessar o computador da sua casa como pertencente a sua conta e deixe o navegador com o sítio aberto e com o login feito.

Ao chegar no trabalho acesse novamente o sítio e entre com seu usuário e senha. Acesse a lista dos computadores que você quer controlar e uma janela com o desktop do seu computador em casa vai se abrir no navegador! Você tem controle total sobre o desktop! Claro que a sua conexão com a internet deve ser rápida em ambos os casos para uma experiência satiafatória.

A primeira coisa que eu me perguntei foi, o serviço funciona no linux ou mac? Pelo visto você não pode controlar computadores com esses sistemas operacionais. Mas o contrário é possível. Por exemplo, um computador com o Linux controlando um PC rodando Windows.

O serviço pago tem algumas vantagens como compartilhamento de arquivos, transferências de arquivos e sincronia. Para poder utilizar o serviço é preciso instalar um pequeno plugin no firefox ou IE. Os meus testes foram realizados no Firefox.

E em relação a segurança? Existe alguma preocupação?Todas as conexões são realizadas utilizando SSL de 256 bits e cada computador remoto que será acessado recebe uma senha única. Então caso você queira acessar 2 computadores diferentes, cada um deles pode ter uma senha diferente para o acesso. Essa não é a senha do usuário do sistema operacional, ela é definida na sua conta no logmein. Apesar disso é sempre bom tomar cuidado! 🙂

Agradeço ao colega Carlos José pela dica.