Um dos maiores problemas para as pessoas que estão começando a estudar computação gráfica, não está relacionado a computadores, mas sim a um pequeno pedaço de madeira! Estou falando do lápis. Calma que eu explico! Estou falando sobre o desenho tradicional ou ilustração. O conhecimento das técnicas de desenho manual podem ajudar em muito naprodução gráficaassistida por computador. Para ilustrar melhor essa necessidade é sólembrar que alguns dos maiores “artistas digitais”, tiveram uma larga experiência préviacom ilustração tradicional antes de partir para os pixels.

Caso você esteja trabalhando na área de computação gráfica, principalmente com alguma atividade relacionada a 3d, sabe que o nosso mercado exige profissionais polivalentes (precisa saber de tudo um pouco). Então quanto maior for o número de habilidades apresentadas pelo profissional,maior será a sua empregabilidade. Além das questões relacionadas a empregabilidade, sem sombra de dúvida as técnicas de desenho são um diferencial de qualidade.

Mas como assim qualidade? Várias pessoas me perguntam isso, principalmente os meus alunos quando comentosobre a necessidade de habilidades,para odesenho tradicional e a sua relação com a qualidade dos trabalhos profissionais. O processo de criação em computação gráficageralmentetem início no papel, independente da plataforma (2d, 3d ou web). Pode até parecer contraditório mas é verdade!

Você já deve ter ouvido falar sobre Storyboard, Arte conceitual e outros termos relacionados principalmente a produção de animações. Esse tipo de produção exige muita pré-visualização,mas isso pode ser aplicado em imagens estáticas também, já pensou poder analisar o design de um personagem antes mesmo de começar a criar o modelo. Ficaria muito mais fácil não é?

Essa é a maior vantagem de utilizar o desenho tradicional! Você pode avaliar um modelo 3d, ilustração ou composição final de um trabalho antes de sentar na frente do computador e começar a produzir.

Algumas vezes é difícil fazer as pessoas entenderem que, a produção no computador é a última parte do processo. Fica até fácil explicar a razão! Tudo se resume a evitar temidoo retrabalho. Isso mesmo, a maior causa de retrabalho é a falta de planejamento, seja no meio profissional ou acadêmico. As vezes o tempo que temos para produzir o material é curto e acabamospartindo diretopara produção. Assim o trabalho é concebido e criado ao mesmo tempo! A chance de sair errado é muito maior!

Mas como fazer para aprender a desenhar? Existem várias maneiras e técnicas. Eu lembro que nas famosas aulas de educação artística, uma professor ensinou uma técnica que consistia em copiar um desenho de cabeça para baixo. Eu lembro que funcionou na época, depois nunca mais tentei.

Na faculdade eu desenvolvi muito as minhas habilidades de desenho manual, claro que voltados para arquitetura. No meu caso foi fácil adaptar para a computação gráfica, já que adaptei as ilustrações arquitetnicas para visualizar modelos 3d, na fase de planejamento.

Mas e quem nunca teve experiência nenhuma com desenho? Calma, não será necessário fazer uma faculdade de arquitetura ou voltar para as aulas de educação artística. Uma solução nesses casos é começar com algumas técnicas básicas de ilustração, e depois partir para uma prática mais contextualizada. Eu sempre recomendo aos meus alunos elaborar storyboard’s para simular uma animação. O trabalho em storyboard’s contextualiza o aprendizado e ajuda a assimilar a importância desse material na animação.

PAra quem está começando, uma ajudinha é sempreinteressante, então vou recomendar algumas fontes de informação que sempre passo aos meus alunos:

Central de quadrinhos -> http://www.centraldequadrinhos.com/v4/Por%20dentro/Tecnicas/index.htm

Nesse sítio você vai encontrar vários tutoriais e exercicios para desenho a mão livre, direcionados para a área de quadrinhos.

Prancheta.com -> http://www.prancheta.com/

Aqui também existem tutoriais sobre ilustração e desenho para quadrinhos.

Tutoriais em inglês -> http://www.art-wow.com/drawing/drawingTutorials.cfm

Para um material mais completo sobre desenho e ilustração, vou recomendar alguns livros. Caso você decida adquirir algumdos livrosclicando em um dos links abaixo, você vai estar ajudando na manutenção do site! 🙂

Desenhando com o Artista Interior

Desenhando com o Artista Interior

Desenhando com o Lado Direito do Cérebro

Capa

Aprenda a Desenhar Cartoons para Produção com Animação e Computadores

Aprenda a Desenhar Cartoons para Produção com Animação e Computadores

Eu tenho os dois primeiro livros,na minha opinião são muito bons, tantona partedidática quanto técnica. O último livro eu ainda não tive a oportunidade de consultar, mas alguns colegas que trabalham na área recomendaram a leitura, principalmente se o seu objetivo for desenhar personagens com vetores.

O que mais é necessário? Praticar bastante! 😉