Clicky

Ilustração para computação gráfica

Um dos maiores problemas para as pessoas que estão começando a estudar computação gráfica, não está relacionado a computadores, mas sim a um pequeno pedaço de madeira! Estou falando do lápis. Calma que eu explico! Estou falando sobre o desenho tradicional ou ilustração. O conhecimento das técnicas de desenho manual podem ajudar em muito naprodução gráficaassistida por computador. Para ilustrar melhor essa necessidade é sólembrar que alguns dos maiores “artistas digitais”, tiveram uma larga experiência préviacom ilustração tradicional antes de partir para os pixels.

Caso você esteja trabalhando na área de computação gráfica, principalmente com alguma atividade relacionada a 3d, sabe que o nosso mercado exige profissionais polivalentes (precisa saber de tudo um pouco). Então quanto maior for o número de habilidades apresentadas pelo profissional,maior será a sua empregabilidade. Além das questões relacionadas a empregabilidade, sem sombra de dúvida as técnicas de desenho são um diferencial de qualidade.

Mas como assim qualidade? Várias pessoas me perguntam isso, principalmente os meus alunos quando comentosobre a necessidade de habilidades,para odesenho tradicional e a sua relação com a qualidade dos trabalhos profissionais. O processo de criação em computação gráficageralmentetem início no papel, independente da plataforma (2d, 3d ou web). Pode até parecer contraditório mas é verdade!

Você já deve ter ouvido falar sobre Storyboard, Arte conceitual e outros termos relacionados principalmente a produção de animações. Esse tipo de produção exige muita pré-visualização,mas isso pode ser aplicado em imagens estáticas também, já pensou poder analisar o design de um personagem antes mesmo de começar a criar o modelo. Ficaria muito mais fácil não é?

Essa é a maior vantagem de utilizar o desenho tradicional! Você pode avaliar um modelo 3d, ilustração ou composição final de um trabalho antes de sentar na frente do computador e começar a produzir.

Algumas vezes é difícil fazer as pessoas entenderem que, a produção no computador é a última parte do processo. Fica até fácil explicar a razão! Tudo se resume a evitar temidoo retrabalho. Isso mesmo, a maior causa de retrabalho é a falta de planejamento, seja no meio profissional ou acadêmico. As vezes o tempo que temos para produzir o material é curto e acabamospartindo diretopara produção. Assim o trabalho é concebido e criado ao mesmo tempo! A chance de sair errado é muito maior!

Mas como fazer para aprender a desenhar? Existem várias maneiras e técnicas. Eu lembro que nas famosas aulas de educação artística, uma professor ensinou uma técnica que consistia em copiar um desenho de cabeça para baixo. Eu lembro que funcionou na época, depois nunca mais tentei.

Na faculdade eu desenvolvi muito as minhas habilidades de desenho manual, claro que voltados para arquitetura. No meu caso foi fácil adaptar para a computação gráfica, já que adaptei as ilustrações arquitetnicas para visualizar modelos 3d, na fase de planejamento.

Mas e quem nunca teve experiência nenhuma com desenho? Calma, não será necessário fazer uma faculdade de arquitetura ou voltar para as aulas de educação artística. Uma solução nesses casos é começar com algumas técnicas básicas de ilustração, e depois partir para uma prática mais contextualizada. Eu sempre recomendo aos meus alunos elaborar storyboard's para simular uma animação. O trabalho em storyboard's contextualiza o aprendizado e ajuda a assimilar a importância desse material na animação.

PAra quem está começando, uma ajudinha é sempreinteressante, então vou recomendar algumas fontes de informação que sempre passo aos meus alunos:

Central de quadrinhos -> http://www.centraldequadrinhos.com/v4/Por%20dentro/Tecnicas/index.htm

Nesse sítio você vai encontrar vários tutoriais e exercicios para desenho a mão livre, direcionados para a área de quadrinhos.

Prancheta.com -> http://www.prancheta.com/

Aqui também existem tutoriais sobre ilustração e desenho para quadrinhos.

Tutoriais em inglês -> http://www.art-wow.com/drawing/drawingTutorials.cfm

Para um material mais completo sobre desenho e ilustração, vou recomendar alguns livros. Caso você decida adquirir algumdos livrosclicando em um dos links abaixo, você vai estar ajudando na manutenção do site! 🙂

Desenhando com o Artista Interior

Desenhando com o Artista Interior

Desenhando com o Lado Direito do Cérebro

Capa

Aprenda a Desenhar Cartoons para Produção com Animação e Computadores

Aprenda a Desenhar Cartoons para Produção com Animação e Computadores

Eu tenho os dois primeiro livros,na minha opinião são muito bons, tantona partedidática quanto técnica. O último livro eu ainda não tive a oportunidade de consultar, mas alguns colegas que trabalham na área recomendaram a leitura, principalmente se o seu objetivo for desenhar personagens com vetores.

O que mais é necessário? Praticar bastante! 😉

 

2017-04-11T12:29:02+00:00 By |Ilustração|8 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

8 Comentários

  1. MarceloPinto 22/03/2007 em 10:02 am

    Olá, Allan, tenho acompanhado o teu blog, que descobri através da página do Blender. Muito legal e de uma utilidade que você nem imagina!
    Na época da escola não podíamos a idéia de que um dia alguém daria um conselho como esse: “É importante saber usar um bastãozinho de madeira com uma coisa preta dentro chamado LAPIS”. E você tem toda razão. Noto como o fato de eu ter passado toda a minha vida desenhando me ajuda na realização de trabalhos com o computador. Por exemplo em setups de renderings, organização do espaço e sem falar da criação de personagens. Num Blog que participo sobre Blender, um dia desses, um jovem perguntou se havia algum lugar onde ele poderia encontrar Blueprints de pesonagens Toon. Que pena, não? Muito obrigado pelas dicas e notícias. espero que você continue por muito tempo. Até, Marcelo

  2. Allan Brito 22/03/2007 em 10:12 am

    Olá Marcelo,

    Fico feliz que você esteja gostando do blog! São comentários assim que me incentivam a dedicar cada vez mais tempo a ele.

    Trabalhar com desenho tradicional é fundamental para qualquer pessoa que trabalhe com CG. Principalmente na parte de ilustração. Infelizmente parece que os profissionais que estão começando nessa área tem uma certa repulsa pelo desenho tradicional. Aqui na faculdade nós temos um curso técnico de animação e ilustração. São poucos os alunos que se interessam por desenho tradicional!

    Isso até gera um fenómeno interessante, estava lendo um artigo que saiu na Animation Magazine de Janeiro que falava da falta de profissionais no mercado para elaboração de Storyboards! Como se isso fosse um problema mundial! hehehe

    Então quem tem essa habilidade bem desenvolvida, tem um diferencial muito grande no mercado de trabalho. Além de proporcionar mais qualidade nos seus trabalhos!

    Abraços
    Allan

  3. Ricardo Bertoni 11/02/2008 em 5:31 pm

    Ola, boa tarde,
    gostaria de saber aonde fica essa faculdade com curso tecnico de animacao e e ilustracao?
    Obrigado

  4. Allan Brito 11/02/2008 em 6:09 pm

    Olá Ricardo,

    Fica em Recife/PE, mas eu não estou mais lá. Estou em outra instiuição de ensino.
    A instituição antiga, encerrou esse curso. 🙁

    Abraços
    Allan

  5. Ricardo Bertoni 11/02/2008 em 6:17 pm

    A ta,
    tudo bem.
    Sou designer grafico, preciso me aprimorar em animacao e ilustracao, desenho em si. Voce me indica algum curso em SP??
    Obrigado!

  6. Sandra Lucia Micho Machado 11/06/2008 em 9:16 am

    Allan, sou de Volta Redonda e tenho um filho de 15 anos . Ele quer seguir carreira para criação de desenhos animados do tipo japones(esses que passam na televisão). Gostaria que voce me orientasse quanto a cursos técnicos mais próximo do meu Estado como Minas, Rio de Janeiro ou Saõ Paulo, ha! nomes de faculdades tambem. Ja estou passando este site para ele se enterar de livros e outros materiais didáticos e descobrir se isso mesmo que ele quer seguir. Não sei quanto a remuneração desta profissão, mas espero que ele esteje no caminho certo. Um abraço de uma mãe preocupada com o futuro de seu filho.

  7. Alaíde 06/07/2008 em 3:49 pm

    Professorrrr, encontrei por acaso seu blog 😉
    eu faço publicidade mas o básico q eu aprendi com o Sr na faculdade despertou o desejo realmente de fazer algum curso técnico nessa área de computação gráfica… para poder aprimorar meus conhecimentos e ampliar minhas habilidades 😉
    Obg Alllan!

    =*

  8. Allan Brito 15/07/2008 em 11:53 am

    Oi Alaíde,

    Se você quiser trabalhar com criação, precisa mesmo de conhecimentos nessa área!

    Agora um curso técnico talvez não seja a solução, procure cursos mais curtos, sobre áreas que interessam mais a você.

    Como Illustrator, Photoshop, Fotografia e outros…

Deixar Um Comentário