Clicky

Blender 3D e Adobe Premiere com Chroma Key

Você já tentou fazer uma composição entre um vídeo real e uma animação criada em computador? Pelo menos têm idéia de como é feito? Para fazer esse tipo de composição você precisa utilizar uma técnica chamada de Chroma Key ou como algumas pessoas também conhecem como Blue Screen. A técnica é muito simples e pode ser aplicada em praticamente qualquer software de animação 3D.


O material que será gerado pelo software de animação, deve possuir um plano de fundo composto por uma cor sólida. Essa cor deve ser de preferência o verde ou o azul puro do RGB. No caso o verde com valores R=0, G=255, B=0 ou azul com valores R=0, G=0, B=255. Essas são as cores mais utilizadas, mas a princípio qualquer cor pode ser usada. Depois que a sua animação estiver pronta, um outro software responsável pela composição do vídeo com a animação remove o fundo colorido da animação.

Quer ver um exemplo real de um fundo verde para Chroma Key? Na Figura 01, estou em um Studio de TV que utiliza um fundo verde para criar cenários virtuais.

Figura 01

(Sim, sou eu…)

Vou mostrar aqui um exemplo de composição feita com o Adobe Premiere e com o Blender 3D. Além do Premiere outros softwares também trabalham com Chroma Key, como Final Cut, After Effects, Combustion, Shake e outros. Como estou ministrando aulas sobre o Premiere, vou aproveitar um conteúdo que utilizei em uma aula.

Vou utilizar um vídeo real e uma animação, com o objetivo de fazer uma composição. Veja na Figura 02 uma imagem do vídeo. A Figura 03 mostra o modelo 3D utilizado na animação.

Figura 02

Figura 03

O primeiro passo na preparação do ambiente deve ser feito no Blender. Vou alterar a cor de fundo do ambiente para verde. Essa alteração deve ser feita em qualquer suíte 3D. Veja na Figura 04, que eu marquei o plano de fundo com um verde “puro” na mistura do RGB.

Figura 04

Com essa configuração o resultado das renderizações no Blender será a mesma cena, mas com um cenário com fundo verde. Um detalhe importante aqui é tentar combinar a iluminação de ambas as cenas. Veja na Figura 05 um frame dessa animação, renderizada com fundo verde.

Figura 05

Caso a composição fosse preparada para uma imagem estática, a varinha mágica do gimp ou do photoshop resolveria o problema de maneira rápida! Mas para animação é necessário um editor de vídeo. O que é necessário fazer no Premiere?

A primeira coisa a fazer é abrir o Premiere e depois de configurar um projeto, com as características do nosso vídeo, importar o material para a sua janela do projeto. Lá são armazenados todos os elementos que compõe a montagem de uma seqüência de vídeo.

Depois que os arquivos estiverem na janela de projeto do Premiere, podemos adicionar ambos na Timeline. O Arquivo de vídeo filmado deve ficar em um canal de vídeo mais inferior e a animação gerada no Blender fica em um canal mais superior. Na Figura 06 é possível perceber que os arquivos foram posicionados nos canais 1 e 2 respectivamente. Assim a animação ficará posicionada na frente do vídeo filmado.

Figura 06

Agora tudo que precisamos fazer é adicionar um efeito de vídeo no trecho da animação. Existem vários efeitos disponíveis no Premiere na aba Effects. Todos os efeitos estão separados por pastas, como é possível perceber na Figura 07. Vamos aplicar um efeitos que está localizado na pasta Keying, chamado de Green Screen Key. Esse efeito é próprio para fazer Chroma Key com fundos verdes.

Figura 07

Na própria Figura 07 é possível perceber que o fundo verde foi removido do vídeo gerado pela animação. Caso seja necessário é possível ainda realizar alguns ajustes no efeito, para que não exista nenhum tipo de defeito com a remoção do fundo. O ideal é que ambos os vídeos estejam em alta resolução para que não exista nenhum problema.

Veja o resultado da montagem na Figura 08.

Figura 08

Agora você já sabe como é feita a montagem e composição entre dois arquivos de vídeo usando Chroma Key. A imagem ainda precisaria de correção de cor e alguns ajustes na iluminação, mas para o exemplo do Chroma Key está suficiente.

Como ficou claro nesse tutorial é possível integrar material produzido no Blender com qualquer software de montagem e edição de vídeo. Agora é só produzir alguns vídeos para integrar filmagens reais com 3D!

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

27 Comentários

  1. MarceloPinto 22/03/2007 em 7:49 pm

    Oi, de novo, Allan. Como estou num processo louco de armazenar informação e não ter muita gente com quem falar sobre esses temas, aproveito o teu espaço! No momento estou resolvendo o tema da modelagem, a criação das “marionetes”, mas logo depois dos ossos, vou entrar na animação e conseqüentimente na edição. Esse capítulo é prá mim algo totalmente novo. Duas perguntas:
    Que programa livre você aconselha para substituir o Premiere Pro? Serve o VirtualDub? Ou o editor do Blender já é suficiente?
    A Outra pergunta é se existe algum problema colocar aqui algum link de temas relacionados com o que você descreve. Por exemplo, há alguns dias Blender.org publicou no seu resumo sobre o que acontece em Blender Nation um video tuturial sobre como fazer um Chroma Key usando os nodes do Blender que está bastante bem feito. Os Nodes que têm suco à beça…
    Brigadão e um abraço. Vou ver se agito uma câmara!
    Marcelo

  2. Allan Brito 24/03/2007 em 8:45 am

    Olá Marcelo,

    O editor do Blender é muito bom e vem sofrendo melhorias significativas. Mas ele será limitado se você for trabalhar com vídeos externos, mas para animações ele serve. Se você quiser substituir o Premiere por uma opção em Software Livre eu aconselho o Cinelerra. O VirtualDub é limitado ainda para montagem, mas muito bom para conversão de vídeos.

    Não existe problema nenhum em postar links relacionados ao assunto! Se você tiver algum, pode postar!

    Abraço
    Allan

  3. MarceloPinto 27/03/2007 em 5:18 am

    Bom dia, Allan!
    Muito obrigado pelas dicas. Como sou novo nesse mundo, ainda não tinha ouvido falar no Cinelerra, já vou dar uma olhada!
    Bom, deixo aqui um link. É um video-tutorial onde usa os nodes do Blender para conseguir o efeito Chroma-Key. Na verdade, os nodes do Blender dão suco à beça, dá para “montar” tantas coisas que acaba mais divertido e emocionante que um video-game.
    http://uploader.polorix.net//files/312/color_diff_key/color_diff_key.html

    Espero que seja útil essa pequena colaboração.
    Um abraço.
    Marcelo

  4. Henrique Zorzan 28/03/2007 em 6:11 am

    Mais um excelente tutorial Allan, como sempre… 😉

    Nota: Já estou a meses atras do teu livro e agora na loja ja me dizem que a culpa é da editora que não o tem… Ja não sei mais o que fazer… 🙁

  5. Carlos Castilho Cirqueira Ottoni 29/02/2008 em 12:26 pm

    Visitei seu site, e tenho interesse em aquisição de software para manipulação em fotografia digital, utilizando fundo infinito em chroma key. Sem mais para o momento, no aguardo de breve resposta, desde já, deixo meus sinceros agradecimentos pela compreensão e atenção.Carlos Castilho(73) *Editado*/ *Editado*

  6. Jonas de Oliveira Prado 04/04/2008 em 9:16 pm

    O adobe Premiere é pago,não há algum outro programa que tenha a mesma função e seja gratis?

  7. Allan Brito 05/04/2008 em 10:47 am

    Sim,

    O Blender! Esse tutorial é direcionado aos usuários do Premiere, mas você pode conseguir resultados semelhantes usando apenas o Blender.

    Abraços

  8. Francisco Pedrosa 13/06/2008 em 9:49 am

    Gostaria se possivel o passo a passo do croma key, desde a configuração do projecto até finalização, tem como fazer isso.

  9. Francisco Pedrosa 13/06/2008 em 9:52 am

    Gostaria se possivel o passo a passo do croma key, desde a configuração do projecto até finalização, tem como fazer isso.
    Adobe premiere Pro CS3

  10. Miguel lemos 23/07/2008 em 7:30 am

    Também gostaria de saber se dá pra fazer o processo todo da técnica de Chroma Key só no blender?

    ficarei grato!

  11. LUCIANO HUDSON 31/07/2008 em 6:02 pm

    Gostaria de saber se há como fazer chroma-key com o sony vegas????

    Obrigado

  12. joao damacio junior 05/08/2008 em 4:50 pm

    amigo,eu sou iniciante quero saber que pano verde é utilizado para fazer esse efeito,e qual o ambiente melhor,por favor responda pois não tenho ninguém para me ensinar,valeu.

  13. Rodolfo 17/08/2008 em 4:35 pm

    dá pra fazer esse efeito do chroma key com um fundo azul, em vez de verde??

    obrigado

  14. Gustavo Vidotto 18/09/2008 em 9:46 am

    Bom dia.. nao sei se é o lugar certo para postar minha duvida mas ae vai;
    Estou com o premier CS3 aqui.. nunca trabalhei com o programa mas gostaria de usar para editar filmes de minha famila… na verdade ja editei só q estou com um baita problema e nao sei o que é… o video funciona bem mas quando eu importo no premier todo movimento ele fica tremendo ou pulando .. nao chega a ser um quadro a quadro mas parece q fica dando uns trancos na imagem.. será que ta faltando instalar alguma coisa?
    Meu pc é um intel Xeon Dell
    Grato pela ajuda !!!!

  15. marcelo 26/09/2008 em 12:37 am

    cara obrigado por todos os seus tutoriais assisti um monte e li um monte .cara eu sempre quis saber como vc era gordo,magro,alto,baixo,enfim um dia serei proficional no blender como vc

    xau amigão

  16. boninho silvestre 03/10/2008 em 3:54 pm

    olá alan tudo bem estou começando a trabalhar com produções cinematograficas a pouco mais de 3 anos
    venho agora a sentir uma enorme necessidade de fazer um trabalho utilizando os recursos do Chroma key ou do blue screen gostaria que me disesse apenas uma coisa qual tecido posso utilizar para fazer esta tecnica alem do proprio
    ex: malha, oxford ?????????
    me responda estou desesperado e não tenho ninguem que possa me ajudar alem de você
    e alias sou seu fã estou sempre conferindo suas dicas e novidades abraços
    aguardo respostas

  17. Allan Brito 03/10/2008 em 4:04 pm

    Oi Boninho,

    Pode ser qualquer material, o importante para o chroma é a cor dele.

    Abraços

  18. Rubson Muniz 22/10/2008 em 8:53 am

    amigo, estou montando um estudio para fazaer o crhoma key, é preciso pintar tb o piso? pq vou filmar moveis e eletros e pode pegar a parte do chão se for um sofá, guard roupa etc

  19. Larissa 02/12/2008 em 2:00 am

    Muito bom seu site!
    Vou fazer o feed no meu blo e indicar, claro!!!
    Pra quem gosta da rea…aqui se encontram boas informaes.

    Ab.

  20. maicon douglas 05/01/2009 em 1:05 am

    [b]montagem é muito legal você é muito inteligente sua
    montagem é muito criativa.
    você fez uma montagem muito criativa não quero ser
    entrometido mas como você fez essa montagem se você
    me acha no orkut você me fala meu e-mail vai aparecer

  21. gustavo lemos 16/05/2009 em 8:24 pm

    eu entendi tudo (não tem como não entender depois de ler 1000 vezes né!) mas eu não sei onde eu baixo Blender 3D ou o Adobe Premiere!!!!!me ajuda!!!!!

  22. Alan Maxweel 26/05/2009 em 2:37 pm

    Allan Brito eu queria muito conhecer as tecnicas de mapear um cenario para introduzir objetos 3d nele. por exemplo um objeto 3d que passe por de traz de uma caixa(que esta no cenario real) e a parte do corpo deste objeto não apreça. isso é claro no blender

  23. Alan 29/05/2009 em 5:26 pm

    Allan tenho uma duvida. queria saber como eu trabalho com video no blender. de modo em que eu posso assistir ele na tela ao vivo e fazer animações com objetos 3d. ou seja uma composição. mas eu presico ver o video como se fosse a imagem de fundo e rodando.

  24. Dorcilei 25/06/2009 em 1:39 pm

    ola,gostaria de saber como faço para ter este programa chroma key e se possivel em portugues ou um manoal em portuges …..tenho que baixar? ou tenho que comprar este programa onde consigo….???

  25. ADIR LIMA 26/06/2009 em 3:28 pm

    olá!!!gostaria de saber se há algum dvd aula sobre o premiere pro cs4, do after effects, pois preciso muito ampliar meus conhecimentos na area de ediçao e criação.
    se possível me indique onde posso conseguir esse material ou até mesmo pela internet…
    obrigado

  26. lailson 08/10/2010 em 9:58 am

    oi primeiro quero dizer q esto entrando no mundo 3d por q adorei o primeiro video q vi seu no youtuby sobre explode no blender dai em diante esto estudando o blender so do interior da Bahia (Iléus) e aq nao dao muito valor para animasoes como vc pode ver nao tenho muito estudo + tenho q trabalhar gostaria de saber onde poso encontrar o maior numero de informaçoes do blender tutorial video aula a q nao tenho como conpro seu livro por q nao chega aq gostei do blender tenho aq a versao 2.49 e ate ja brinco com ele + nada q de para ganhar dinheiro sera q vc pode m ajudar des d ja obrigado e muito obrigado pelos videos do you tuby

  27. wilsom 28/04/2011 em 7:13 am

    Êh professor muito bom! tem com comprar esse tecido em loja de tecido comun, sem que seje o tecido proficional? como faço para identificar ele em uma loja dessas? Valeu professor!

Deixar Um Comentário