Blender 3D e o Script Spiral

Você já tentou fazer uma espiral no Blender? Você pode estar pensando que a única opção para fazer isso é utilizando a ferramenta Screw. Já faz um tempo que descobri um Script chamado Spiral, que cria espirais e outras formas geométricas usando curvas bezier e curvas nurbs como base. A vantagem de utilizar curvas é que podemos utilizar o as espirais para modelagem ou para animação!

Exemplo Spiral

(Adicionei esse exemplo criado com o Script)

Para utilizar esse Script o primeiro passo é fazer o download do arquivo, que pode ser feito visitando o seguinte endereço: http://alexvaqp.googlepages.com/spirals.rar, vou utilizar nesse artigo o Blender 2.43.

Depois que você copiar o arquivo e extrair o arquivo “spirals.py”, copie esse arquivo para a pasta de Scripts do Blender. Assim será possível acessar o Script usando a janela de Scripts do Blender, como mostra a Figura 01.

Figura 01

A interface do Script é relativamente simples e fácil de utilizar. Na Figura 02 temos uma descrição das principais áreas da interface.

Figura 02

Os procedimentos para utilizar o Script são simples, primeiro escolhemos o tipo de espiral para depois configurar os valores da curva criada. Os tipos de espiral que existem são os seguintes:

Normal

Esse tipo de espiral é o mais semelhante com uma mola. Veja na Figura 03 um exemplo e as configurações disponíveis para esse Script.

Figura 03

As opções de configuração são as seguintes:

TURNS: Aqui temos o número de voltas realizadas pela mola.

Vertices: Esse parâmetro determina a suavidade da curva. Quanto maior for o valor, mais suave será a curva.

RADIO: Raio da mola.

Radio step: Com essa opção é possível adicionar um diferencial no raio da mola, assim o raio de cada volta da mola fica diferente com um efeito semelhante a um funil.

Step in Z: Aqui determinamos a altura da mola.

Como você já deve ter percebido a principal utilidade dessa opção é gerar objetos semelhantes a molas. Claro que uma mola nem sempre é útil na modelagem, mas podemos aproveitar a curva para fazer trajetórias para animação.

Logarithmic

Essa opção cria uma mola já com um efeito afunilado. As opções são semelhantes ao tipo normal. Veja na Figura 04 um exemplo dessa espiral.

Figura 04

O que muda é:

Size: Aqui temos o tamanho da espiral.

Force: Essa é a força com que a mola é gerada. Valores pequenos fazem com que a curva que gera a mola pareça mais com uma linha reta, veja na Figura 05.


Figura 05

Exponent: Aqui é possível atribuir um valor extra ao raio da espiral.

Spheric

Essa opção é extremamente simples, aqui temos uma mola com formato esférico. A única opção de configuração disponível é o raio da espiral. Veja um exemplo na Figura 06.

Figura 06

Torus

Essa é a última opção disponível, em que podemos criar um objeto conhecido como torus. Esse objeto nada mais é do que um círculo que tem a sua linha de trajetória “enrolada”. Veja um exemplo na Figura 07.

Figura 07

As opções para criar Torus são semelhantes às outras espirais, com algumas pequenas diferenças. Vejamos as opções exclusivas do Torus:

Minor radio: Raio dos círculos menores que circulam o Torus.

CURVES NUM: Quantidade de curvas da espiral.

Height Mult: Multiplicador de expande o raio dos círculos menores.

Pronto! Agora tudo o que você precisa fazer é criar uma espiral para montar uma mola ou quem sabe uma trajetória diferente para uma animação.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

21 comentários sobre “Blender 3D e o Script Spiral”

  1. Oi Allan!

    Sou arquiteta, mestranda pela UNICAMP.
    Minha dissertação é sobre a utilização de Prototipagem rápida para confecção de maquetes arquitetônicas específicas. Porém para prototipar é necessário um modelo 3d ftotalmentte fechado (vertice com vértice e sem sobreposição de superfícies, como um sólido).
    Modelei uma maquete volumétrica aproximada do Museu Guggenheim de Bilbao no Sketchup mas houveram muitas sobreposições de superfícies e muitos erros. Então transportei para o AutoCAD e redesenhei em cima através de surfaces. Mas foi um trabalho árduo. Agora estou pesquisando outros softwares mais adequados para esses modelos complexos. Me indicaram o Blender… será q vc poderia me ajudar???

  2. ola allan!! vi um tutorial seu sobre esplosao no blender, mas nao acho o caminho que vc mostra no tuto, nao tem o plug-in de esplosao na vesao 2.44 ou 2.45 fiz ate uma animesinha para um trabalho de video da facul e ta no youtube bom o video ficou com um som estranho mas a parte da animaçao ta legal http://www.youtube.com/watch?v=AcgWiEuzluA

  3. Uhhhh, que máximo!
    Quero aprender Blender 3D, já mexi com ele quando trabalhava com Linux, e agora quero aprender a fundo para projetas peças, etc…
    Ainda não achei um curso em SP…

    mas parabéns, adorei a mola! vou fazer uma pro meu projeto de suspensão.

  4. tudo bem?, por incrível que pareça,não consigo nem colocar na pasta de arquivos dos sripts. eu baixei , mas pra onde eu copio??sei que é na pasta dos scripts do blender, mas não sei como colocar la. desculpe a ignorancia!! por gentileza poderia me ajudar?? obrigado desde já.

  5. ola Allan gostaria de saber se o blender não tem na versão Português seria muito mais facil de usa-lo. Gostaria muito que vc me ajudasse.

  6. não consigo nem colocar na pasta de arquivos dos sripts. eu baixei , mas pra onde eu copio??sei que é na pasta dos scripts do blender, mas não sei como colocar la. obrigado desde já.

  7. Holá!
    Não consiguo achar a pasta Scripts, nna pasta do meu Blender 2.48.
    Encontro apenas um arquivo comprimido com o nome de python25, que contem todos os scrips eu aho, mas quando eu colo o script spiral ele não funciona.
    Pode me ajudar?
    Valew….
    sanchezup@gmail.com

  8. olá.

    minha duvida é a seguinte,não consigo encontrar a pasta de script do blender,eu uso a versão 2.48.Eu baixei o escript ,mas ñao tem apenas uma pasta lá.Poderia me ajudar?

  9. Oi Danilo,

    Se você estiver no windows, essa pasta geralmente está no seguinte caminho:
    \Blender\.blender\scripts\

    A pasta Blender é o local em que o software está instalado. Caso você não tenha essa pasta, tente instalar o Blender novamente.

    Abraços
    Allan

  10. estou usando esse script no blender 2.49, mas esta dando erro de python, só que já tenho o python instalado, que tipo de providencia eu devo tomar.

  11. como esse script pode funcionar no 2.49, se não for possivel que outro script parecido como esse pode ser aceito no blender 2.49

  12. Boa tarde Allan Britto estou usando o script Spiral usando o blender 2.49 mas não funciona…

    pode ajudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *