Clicky

Final Cut Studio 2

Apesar de ministrar aulas de Adobe Premiere, utilizo profissionalmente também o Final Cut da Apple. Para quem não sabe, o Final Cut é o software equivalente ao Premiere para o Mac. Além de ser o equivalente, é possível dizer também que foi a ferramenta responsável por tirar o “trono” do Premiere, como software padrão para edição de vídeo não-linear do mercado. Isso mesmo, para que seja possível avaliar o impacto que o Final Cut causou quando foi lançado, a Adobe simplesmente parou de produzir o Premiere para o Mac OS X já que os usuários migraram em massa para o Final Cut.

O impacto foi tão grande que fez a Adobe reformular o Premiere, que hoje se chama Premiere Pro e deixar a interface com uma “cara” parecida com o Final Cut. Somente nas últimas semanas, depois de um intervalo de aproximadamente 4 anos, a Adobe anunciou que voltará a lanças versões do Premiere para o Mac OS X.

No dia 15/04, a Apple anunciou o lançamento do Final Cut Studio 2. Esse é um pacote de aplicativos para profissionais que trabalham com multimídia e vídeo digital. Entre os softwares estão:

  • Final Cut Pro 6: Esse é o editor de vídeo não-linear.
  • Motion 3: Software para produzir gráficos em animação.
  • Soundtrack Pro 2: O próprio nome mesmo já diz, que a ferramenta é destinada a editar e produzir áudio para os vídeos.
  • Compressor 3: Esse software é utilizado para comprimir e produzir arquivos de vídeo nos mais variados formatos e compactações, sem perder a qualidade. Uma das grandes vantagens é produzir com o formato H.264 que reduz sensivelmente o tamanho dos arquivos de vídeo.
  • DVD Studio Pro 4: Aqui é possível produzir DVD`s com sofisticação em menus e animações.
  • Color: Nova ferramenta destinada a fazer correções de cor em vídeo.

Como é possível perceber, o pacote é bem completo e diferente da proposta da Adobe que distribui apenas o Premiere. Para melhorar esse pacote de aplicativos só ficou faltando mesmo o LiveType, que produz animações com textos e títulos.

Sou meio suspeito para indicar aplicativos e ferramentas da Apple, já que não escondo de ninguém que sou admirador e fã dos produtos que a Maçã produz. Mas dessa vez nem os defensores da Adobe podem negar que a grande maioria dos profissionais de vídeo, principalmente os de cinema, utilizam o Final Cut.

Ainda mais nessas últimas versões que contam com recursos para editar e trabalhar com vídeos no formato HD (Alta Definição).

Caso você esteja pensando em montar um estúdio, mesmo que seja para trabalhar com animações ou vídeo, conheça essa ferramenta e estude a possibilidade de trabalhar com um Mac. Essa área é dominada pelos softwares da Apple, os outros softwares baseados em ambiente Windows, ainda estão longe de igualar a quantidade de recursos e ferramentas da Apple nessa área.

Pode parecer mais caro no início, mas o investimento tem retorno, já que os trabalhos de edição são realizados de maneira mais rápida e fácil. Sem falar da embalagem (Um Mac!).

Para conhecer mais sobre o Final Cut Studio 2, visite: http://www.apple.com/finalcutstudio/

O custo da ferramenta é de 1299 dólares. Já o Premiere Pro 2 custa 2840 reais (Consulta em 16/04/2007). Vejam que o Custo x Benefício do Final Cut é mais atrativo que o Premiere.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

10 Comentários

  1. […] início dessa semana, escrevi um artigo falando do lançamento do Final Cut Studio 2, que é o pacote de edição para vídeos da Apple, concorrente direto do Premiere. Para poder […]

  2. bruno 07/02/2008 em 9:11 pm

    como faço para obter este programa.
    Final Cut Studio 2″

  3. Allan Brito 07/02/2008 em 10:31 pm

    Só comprando.

    Ele não tem trial ou versão de teste. As informações você encontra aqui: http://www.apple.com/finalcutstudio/

  4. Urls Sinistras » del.icio.us entre 23.07.2008 e 31.07.2008 31/07/2008 em 9:34 am

    […] Final Cut Studio 2Vejam que o Custo x Benefício do Final Cut é mais atrativo que o Premiere. […]

  5. marujo 24/10/2008 em 12:28 pm

    oi allan. muito bom os artigos. parabéns!
    eu uso atualmente o premiere. mas vi o finalcut e fiquei louco. estou pensando na possibilidade de comprar um mac usado na mão do meu primo. vc acha que vale a pena e se dá pra usar esse finalcut studio com essa configuração:

    MAC G5 intel core 2 duo, 1 Gb, hd 80gb, tela 13,3 widescreen, combo (grava cd / lê dvd), webcam, sistema operacional mac os x leopard, apple, mozilla.
    ele tem um gravador de dvd da pple externo também.
    está 2.500 reais.

    gostaria de ter sua opinião.
    obrigado.

  6. ELISA GUARITA 16/02/2009 em 9:52 am

    OLA! Fiz um curso de Final Cut, mas ele era voltado a profissionais da área… Como sou apenas amadora, com muito interesse, aproveitei pouco todo o potencial do curso da DRC. Agora preciso de um professor particular para tirar duvidas (aula uma vez por semana) sera que vc poderia me indicar alguém?
    Obrigada

  7. Edivaldo Ferreira Rufino 24/02/2009 em 9:27 am

    Quero comprar esses produtos: (AS DIDEO AULA)
    DVD de Treinamento
    Final Cut Pro 6+Motion3
    O Box Fundamental dos DVDs de Treinamento FINAL CUT PRO 6+MOTION3, inclui os dois pacotes em um único BOX.
    4 DVDs – 2 DVDs de Vídeo Aula / 2 DVDs de Projetos.
    Pois trabalho com edição de video; casamento, 15 anos, fomaturas e tambem tem uma produtora e faço VTS…

  8. marconi felix de souza 01/03/2009 em 10:47 pm

    Necessito de vídeo aula de curso de ediçaõ em video na plataforma Final Cut pro 2.0 Obrigado.

  9. teby 22/05/2009 em 5:40 pm

    Oi gente,
    Alguem pode me dizer se o pacote final cut 6.0 funciona no iMac (20″LCD/2.0GHz/2
    GB/250GB/SuperDrive/ATI Radeon HD 2400 XT
    -128MB/AP/BT/Remote) English

  10. wallace Hull 06/07/2010 em 10:42 pm

    Quero entrar na familia mac e mdeserdar do pc que trava direto com adobe premiere, vc pode me dar uma dica pra comprar um mac que possa vir me atender para eu poder editar.
    wallace hull

Deixar Um Comentário