Resoluções de vídeo digital -> (DVD-HDTV-UHD)

Um novo formato de vídeo digital está sendo proposto em caráter experimental pela NHK do Japão, que se chama Ultra High Definition Video ou UHD. Esse formato de vídeo tem como principal característica uma resolução altíssima, como o próprio nome mesmo diz. Só por curiosidade, uma rápida comparação entre o formato DVD que é bem comum hoje em dia mostra, a qualidade da imagem exibida no formato UHD. Um vídeo em DVD no formato NTSC tem 720 x 480 pixels de tamanho. Já um vídeo em UHD tem 7680 x 4320 pixels, mostrando que esse formato é absurdamente melhor!

Já faz alguns dias que fui questionado sobre as características de uma HDTV, para produção de uma animação 3D nesse formato. Qual a resolução máxima? Framerate? O que é necessário para produzir animações para os novos formatos como HDTV, Digital Cinema e para o novíssimo UHD? O resultado não é muito animador, já que como você verá as resoluções são altíssimas!

Os novos formatos de vídeo digital estão divididos da seguinte forma, pelo menos os principais formatos:

  • DVD NTSC
  • DVD PAL
  • HDTV 720p
  • HDTV 1080p
  • Digital Cinema 2K
  • Digital Cinema 4K
  • UHD

Para essa lista estou considerando apenas formatos de vídeo digital, do tipo progressivo. Nos dois formatos de HDTV listados o “p” no final, significa que esse vídeo é progressivo (Progressive). Caso você não esteja familiarizado com o termo, existem dois tipos de vídeo que são o entrelaçado (Interlaced) e o progressivo (Progressive).

Vídeos do tipo entrelaçado são utilizados para transmissão, então quando você está assistindo a sua emissora de TV favorita, está recebendo vídeo entrelaçado. Já quando você está assistindo um filme em DVD, está vendo vídeo progressivo.

Bem, voltando ao assunto do vídeo digital, os novos formatos podem atrapalhar em muito a vida dos animadores já que um aumento significativo nas resoluções, implica em mais hardware para renderizar imagens maiores!

Então essa é a lista com as resoluções dos novos formatos de vídeo:

  • DVD NTSC: 720 x 480 pixels
  • DVD PAL: 720 x 576 pixels
  • HDTV 720p: 1280 x 720 pixels
  • HDTV 1080p: 1920 x 1080 pixels
  • Digital Cinema 2K: 2048 x 1080 pixels
  • Digital Cinema 4K: 4096 x 2160 pixels
  • UHD: 7680 x 4320 pixels

Veja que existem até formatos diferentes para o cinema digital. Essas resoluções tem impacto direto no tempo de produção de uma animação 3D, já que o tamanho das imagens renderizadas é diretamente proporcional aos recursos de hardware necessários para renderização e o tempo necessário para gerar essas imagens.

Para saber mais sobre o assunto, recomendo uma visita a um portal especializado em vídeo digital, que mostra dados técnicos sobre aparelhos e formatos.

Caso o seu interesse seja pelo UHD, recomendo ler um artido que fala sobre as características do Ultra High Definition Video.

Repare em um dado curioso, todos os valores das dimensões dos vídeos são múltiplos de 4, você sabe porque? Esse é um requisito dos compressores de vídeo, que trabalhem em blocos de 4 x 4 pixels! Mas isso é assunto para um outro artigo! 😉

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

10 comentários sobre “Resoluções de vídeo digital -> (DVD-HDTV-UHD)”

  1. Pois é,

    Renderizar uma imagem única na resolução UHD já é demorado. Imagine fazer uma sequencia de 30 segundos a 24fps?

    O hardware tem que ser poderoso!

    Abraços

  2. Muito boa a novidade, Allan!

    Estou sofrendo pra renderizar em HD 720p, mas o resultado é compensador….Espero um dia ter hardware suficiente pra usar o UHD..

    Mas tb se já temos q ter muito mais cuidado com os detalhes da cena usando HD, imagino q em UHD a textura dos pêlos saltarão à tela, ou quem sabe as células…rsrsrsrs

    Será trabalho dobrado ou mais.

  3. Caro colega, comprei uma HDTV gradiente 37″ e instaleium HD DVD Toshiba A3 via HDMI e rodei o filme 300 em mídia de alta definição. Acontece que as cores estãomaravilhosas mas fica evidente muitos pontinhos aparentes. Pensei que a imagem fosse uniforme tipo “quase escorrer tinta da tela”
    Vc tem ideia do que acontece???

  4. caro marcelo talves o problema seja esse!!! o problema nuam esta na sua tv e sim no filme!!! se vc assisti filme no cinema ja precebeu q fica granulado na tela do cinema. isso eh uma caracteristica da pelicula!!!!!!

  5. so uma retificação quanto ao amigo que escreveu o artigo!!!! quanto ao DVD nem sempre o dvd esta em progressivo!!! o dvd e gravado no sitema NTSC 720×480 60i que eh o sistema de transimação da tv em alguns paises e tambem em no brasil ou seja 60 campos por segundos intrelaçados q formam 30 FPS!!!! ok abraços

  6. Caro Allan Brito

    Moro No Interior da Ba. estou pensando em comprar uma tv de plasma, ou lcd , qual seria amelhor conpra

  7. é muita coisa :s para se colocar um video de 2 minutos e 30 segundos do youtube – que é aproximadade 4 megas-, em resolução 720p, ele salta para absurdos 32 megas, 8 vezes maior :/

  8. Pingback: Qual a diferença entre TVs Full HD e HD Ready? | Brasil High Tech || Dicas e Tecnologias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *