Estava lendo os tutoriais no blenderartists.org e encontrei um tutorial interessante, que aborda a criação de perspectivas apenas com linhas no Blender, para visualização arquitetônica. A técnica é simples e pode ser aplicada em qualquer modelo. Para exemplificar o método, utilizei uma cena antiga utilizada nas minhas aulas sobre o YafRay e fiz uma comparação (Figura 01), entre o ambiente com a renderização em linhas e o render com o YafRay:

Figura 01

O segredo para produzir uma imagem apenas com linhas, está na configuração dos materiais!

O primeiro passo para configurar uma renderização apenas com linhas é determinar que todos os seus materiais, são insensíveis a energia luminosa. Isso pode ser feito, acionando o botão Shadeless nas configurações dos materiais. Também é importante alterar a cor do material para branco (Figura 02).

Figura 02

Assim que o material estiver configurado, será necessário aplicar o mesmo material em todos os objetos existentes na cena. Depois que tudo estiver devidamente configurado, será necessário acionar as linhas de contorno para os objetos.

As linhas são acionadas no painel Scene, na opção Edge. Após acionar o botão Edge, será preciso determinar a cor e espessura das linhas. Essa configuração é feita na opção Edge Settints, como mostra a Figura 03.

Figura 03

Existem duas opções que podem ser configuradas aqui. Primeiro o valor do Eint, determina a espessura da linha. Valores altos fazem as linhas existentes na cena parecerem mais grossas. Caso algumas arestas dos seus modelos não estejam sendo renderizadas, aumente bastante esse valor até que as arestas apareçam.

Depois que tudo estiver configurado, a cena será renderizada apenas com linhas. Além de mostrar um aspecto mais simples na cena, a velocidade também é um atrativo. A imagem com o YafRay demorou 30 minutos para renderizar, já a imagem apenas com linhas levou apenas 9 segundos!