Clicky

Coordenadas absolutas ou Coordenadas relativas?

Apesar de empregar massivamente o plano cartesiano nos ambientes 3D, vários animadores e modeladores iniciantes têm dificuldades em se acostumar com as diferenças entre as coordenadas relativas e absolutas. Isso me lembra a época em que ministrava aulas de AutoCAD, já que o assunto da primeira aula era exatamente a aplicação das coordenadas absolutas e relativas para o desenho 2D.

Coordenadas para animação

O que várias pessoas acabam esquecendo é que para produzir animações, também é necessário utilizar o conceito de coordenadas absolutas e coordenadas relativas, nos momentos certos. Mas afinal quais as diferenças entre essas coordenadas?

Todo o conceito sobre coordenadas absolutas e relativas está diretamente ligado a origem dos objetos. Primeiro vamos entender o que são as coordenadas absolutas. Essas coordenadas determinam a posição do objeto no espaço tridimensional, usando como base para esse posicionamento o plano cartesiano. Por exemplo, um objeto pode ter a sua posição descrita com base na identificação de três números, correspondendo a coordenadas dos eixos cartesianos. Então teríamos x=10, y=20 e z=0, para assim localizar esse objeto no espaço.

Ainda está acompanhando? Não dormiu? Eu sei que o assunto é meio chato, mas vamos continuar…

Quando determinamos que um objeto está em uma posição absoluta no espaço, com a utilização de Keyframes, será necessário um cuidado extra para não acontecer o famoso problema do pulo. Isso mesmo, esse fenômeno acontece quando um objeto está sofrendo uma animação com coordenadas absolutas e depois de receber essa animação, sofre alguma alteração. Essa alteração geralmente diz respeito à incorporação desse objeto em uma hierarquia, como FILHO de algum objeto.

O problema aparece quando o objeto PAI na hierarquia tem uma animação, como todos sabem os movimentos de um objeto FILHO não influenciam o PAI em hierarquia. Então os Keyframes adicionados aos filhos, fazem com que a trajetória da animação seja alterada.

Exemplo de animação com coordenadas

Acredito que nesse ponto, a definição das coordenadas absolutas já esteja bem claro. Essas coordenadas identificam a posição do objeto, sempre considerando a origem do plano cartesiano como sendo a sua origem também.

Já com as coordenadas relativas temos um pouco mais de flexibilidade na definição da origem, que pode ser praticamente qualquer ponto no espaço. Assim é possível fazer uma animação em que uma esfera rola sobre uma mesa, aplicando coordenadas relativas, para que o ponto de origem seja a própria mesa. Então o ponto de origem da esfera será relativo a mesa, por isso o nome desse sistema de coordenadas é relatito! 😉

Esse conceito se aplica em larga escala na modelagem, mas pode ser útil também na animação.

 

 

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 Comentários

  1. Henrique Zorzan 03/05/2007 em 5:04 pm

    Ola Allan,
    Mais um assunto dismistificado de forma clara e sem complicações! 😉 Com suas explicações dinâmicas e curtas não há como dormir…

    Abração, 😉

  2. Allan Brito 05/05/2007 em 8:34 am

    Quando eu tenho que falar sobre isso nas aulas é complicado. Primeiro porque o pessoal está louco para usar o software 3d! Então essa parte teórica não é muito interessante, pelo menos a princípio.

    Só depois que uma animação está com problemas, retorno para a explicação teórica e mostro a fonte do problema! Então misteriosamente o pessoal mostra um súbito interesse pelo assunto! hehehe

    abraços

  3. andrielle 15/09/2007 em 11:22 pm

    tenho duvidas sobre tudo do plano cartesiano ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, vc poderia me ajudadr

  4. mara 12/02/2009 em 5:38 pm

    Ola td bm,eu comecei a fazer o curso de autocad,agora e eu não tenho conhecimento nehum,em autocad,e só tem uma aula na semana e não tem aula extra ke vc pode ir tirar as duvidas,e eu tenho mta duvidas sobre td do plano cartesiano,vc poderia me ajudar pelo amor de Deus,se puder ja fico agradecida desde de já,prk kero mto aprender esse curso.

  5. junior 28/04/2011 em 12:14 pm

    como confugurar o autocad de plano cartesiano para coordenadas relativas e absolutas

Deixar Um Comentário