Biblioteca de materiais no Blender

Essa semana foi publicado um artigo no Blendernation, que mostrava uma biblioteca de materiais elaborada pelo usuário Treatkor (blenderartists.org/forum). Essa biblioteca foi publicada no fórum Blenderartists, para copiar a biblioteca visite o link do fórum e faça uma cópia do arquivo .blend disponível lá.

Uma amostra da biblioteca pode ser conferida na imagem abaixo:

Biblioteca de materiais no Blender

Assim que o arquivo .blend estiver no seu computador, abra o arquivo para poder consultar as configurações dos materiais. Todos os materiais estão reunidos no arquivo do Blender, podendo ser facilmente copiados entre cenas com o comando Append.

Biblioteca de materiais no Blender

Essa é uma ótima dica para quem quiser montar uma biblioteca com materiais reutilizáveis. Caso você já tenha uma grande quantidade de materiais e objetos, para formar uma biblioteca, recomendo a utilização do Script Blender Library.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 comentários sobre “Biblioteca de materiais no Blender”

  1. Olá Allan,
    Muito bom este arquivo, que bela dica…
    Mas tenho uma dúvida, pelo que entendo cada renderizador (yafray, indigo e outros), tem maneiras diferentes de configurarmos os mateiriais para conseguir um determinado efeito. Estes materiais então para funcionarem corretamente tem que sempre usar o mesmo renderizador que o dono do arquivo usou correto?

    Abraços

  2. Oi Henrique,

    Esses materiais foram criados para o renderizador interno do Blender. Ainda não tentei utilizar nenhum deles com o YafRay ou Indigo. Mas provavelmente será necessário fazer algum ajuste, para que tudo funcione corretamente.

    abraços

  3. Allan parabens voce relmente merece se tem um cara q eu adimiro muito e voce.nuca fis curso de animçao grafica comesei do zero sembe nada mais grasas a voce aprendi muito gostari q voce add novos turtoria sobre a game engine do blender.

    abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *