Foi lançada a versão oficial do Blender 2.44 pela fundação Blender! Todos já podem fazer o download da última versão no endereço: http://www.blender.org/download/get-blender/. Esse lançamento pegou todos de surpresa, já que a comunidade estava esperando o Blender 2.44 apenas no final de Maio. Mas essa antecipação é mais do que bem-vinda!

 Splash 2.44

Como já foi publicado aqui no Blog, essa versão trouxe uma quantidade menor de novidades em relação aos lançamentos anteriores. Uma das razões para fazer esse lançamento foi corrigir alguns bugs da versão 2.43, como o próprio log disponibilizado para o lançamento mostra. Claro que existem novidades, mas são poucas.

 Screen 2.44

Vou mostrar algumas das principais atualizações, presentes no log de lançamento da versão 2.44.

 Sculpt e Multires

Essas ferramentas foram atualizadas e alguns bugs corrigidos. Para quem já utilizava a ferramenta Sculpt, um novo pincel foi adicionado a essa ferramenta. Esse pincel se chama Flatten e com esse pincel podemos deslocar vértices de um modelo, utilizando as normais dos vértices na área do pincel. Assim podemos modificar o modelo com base na direção das normais na área do pincel.

Subsurface Scattering

Esse é um recurso novo dessa versão disponível na área de materiais. Para utilizar essa ferramenta, acessamos o menu SSS nos materiais. Para mais informações, veja esse tutorial.

Novos nós para composição

Dois novos nós para composição foram criados. Um chamado Gamma e outro chamado Bright/Contrast. Ambos os nós servem para editar e ajustar imagens. O primeiro nó ajusta a intensidade de Gamma para uma imagem e o segundo altera o brilho e o contraste de uma imagem.

Novos Modificadores

Dois novos modificadores foram adicionados ao Blender. Um deles se chama Smooth e tem uma função parecida com o Smooth já existente no menu Mesh Tools. Outro modificador chamado Cast também foi adicionado e sua função é alterar a forma de um objeto para que ele fique com o aspecto de uma esfera, cubo ou cilindro.

Além dos novos modificadores vários modificadores antigos receberem atualizações. Por exemplo, agora é possível espelhar as coordenadas UV de um objeto com o Modificador Mirror.

Nova forma

Uma nova forma primitiva foi adicionada a lista de objetos Mesh chamada de Torus. Agora é possível criar um objeto do tipo Torus. Para acessar esse novo objeto utilizamos o Toolbox, com a opção Add -> Mesh.

Depois será necessário escolher alguns parâmetros para o Torus, como mostra a Imagem abaixo:

Veja o que significa cada um dos parâmetros:

  • Major Radius: Essa opção determina o valor do maior raio do Torus. O raio maior determina o tamanho da circunferência do Torus.
  • Minor Radius: Aqui temos o raio menor que ajusta o tamanho da circunferência menor do Torus.
  • Major Segments: Subdivisões do Torus no sentido do raio maior. Quanto maior for o valor, mais suave será a superfície do Torus.
  • Minor Segments: Aqui temos as subdivisões no sentido do raio menor.

Novas opções para criação de objetos

Agora existem mais opções disponíveis para a criação de objetos como Círculos, Cilindros e Esferas. Assim que acionamos a criação desses objetos novos menus aparecem com novas opções.

Novo Constraint -> Clamp To

Um novo constraint foi adicionado ao Blender, chamado de Clamp To. Com esse Constraint podemos restringir os movimentos de um objeto apenas a uma curva predeterminada. Essa será uma ótima opção para realizar animações com trajetórias que possam ser definidas por curvas.

Para utilizar esse Constraint devemos fazer o seguinte, primeiro será necessário criar um objeto qualquer e uma curva. Assim que esses dois objetos estiverem criados, selecione o objeto que deverá ter a sua trajetória guiada pela curva.

No menu dos constraints, selecione a opção Clamp To.

Assim que o constraint estiver selecionado, será preciso determinar o nome da curva que funcionará como trajetória do objeto no campo OB.

Agora é só mover o objeto para ver o resultado, todos os movimentos do objeto são guiados pela curva.

Baixe o arquivo utilizado nessas imagens -> campto.blend

Os controles disponíveis no constraint são simples. A opção Main Axis controla qual será o eixo utilizado para controlar o objeto, com a opção Auto o próprio constraint escolhe o melhor eixo.

Um detalhe importante para o funcionamento desse constraint é que a curva deve estar com a sua opção Curve Path acionada. Caso essa opção esteja desabilitada, o constraint não funcionará.

Outras novidades

Mais novidades estão disponíveis nessa versão, para ver todas as novidades visite o release log da versão 2.44.