Lançado o Maya 8.5 PLE

O que você acha de utilizar o Autodesk Maya 8.5 de maneira totalmente gratuita no seu computador? A Autodesk disponibilizou o download da versão Personal Learning Edition do Maya 8.5 para download.

 Maya 8.5 Logo

Para quem não conhece o software, essa é talvez a suíte 3D mais poderosa existente no mercado. Não é por acaso que uma grande parte das animações High End, são produzidas no Maya.

Existem várias razões para utilizar o Maya nessas produções que exigem desempenho crítico. A disponibilidade para vários sistemas como Windows, Mac Os X e Linux é sem dúvida ponto fundamental. Outro fator é a possibilidade de customizar vários aspectos do Maya, como as suas ferramentas e interface.

A versão Personal Learning Edition (PLE) foi criada ainda na época em que a Alias Wavefront não tinha sido comprada pela Autodesk. Com essa versão do Maya, qualquer pessoal pode fazer o download do software e instalar em quantos computadores quiser. A única restrição é que o material produzido nessas versões não pode ser usado para fins comerciais, sendo que em todas as renderizações produzidas com essa versão PLE, uma marca d'água indica que a imagem foi produzida nessa versão pessoal.

screenshot PLE

Essa iniciativa deveria ser tomada por mais desenvolvedores de software, para que mais usuários possam utilizar as suas ferramentas para fins educacionais. Muitas pessoas ficaram com medo que a Autodesk descontinuasse essa iniciativa, depois que eles compraram a Alias. Isso porque não existe nenhuma outra ferramenta da Autodesk oferecida para estudantes nesse formato.

Bem que deveriam existir versões semelhantes do 3dsmax, lightwave e Softimage com os mesmos princípios da PLE. Assim vários usuários que ficam “marginalizados” com o uso de softwares piratas. O modelo utilizado por elas para utilização por 30 dias é ineficiente, já quem são poucas as pessoas que conseguem efetivamente estudar uma ferramenta complexa como uma suíte 3D em apenas 30 dias!

Claro que a melhor opção para todos seria utilizar o Blender! Assim os seus estudos podem ser aplicados diretamente em trabalhos comerciais, sem nenhum tipo de restrição. 😉

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

18 comentários sobre “Lançado o Maya 8.5 PLE”

  1. O Maya foi um dos primeiros softwares 3D que eu tentei usar. Eu cheguei a conhecer ele numa revista de cinema, numa matéria sobre animações 3D, e acabei guardando o nome do software. Então, quando eu tava na faculdade, fiquei sabendo sobre ele e tentei baixar e usar. Mas quando vi essa limitação da marca d’água, acabei desanimando, e parti pra usar o Blender definitivamente. Eu também cheguei a usar o 3D Studio Max e o gmax, mas eles tinham limitações (o Max era aquele lance dos 30 dias e o gmax era que ele não renderizava).

    Eu tinha desanimado por que, na época, eu só estava afim de fazer imagens estáticas. Acho que se o Maya não tivesse essa limitação da da marca d’água, eu estaria usando ele até hoje, mas é aquele negócio: eu não poderia ganhar dinheiro com ele já que eu estaria sujeito a ser processado por ganhar dinheiro com uma ferramenta pirata. O ruim é que a maioria dos usuários acaba pirateando o Maya (e outros softwares também) e muitos até ganham dinheiro, sem medo de ganharem um processo nas costas.

  2. Essa é uma opção legal para quem precisa obrigatóriamente usar o Maya. Como as pessoas que vão se candidatar a um emprego cujo pré-requisito é saber maya. Assim não é necessário comprar uma versão educacional.

    Para todos os outros casos é melhor usar o Blender mesmo! hehehe Assim você pode estudar e trabalhar tranquilo e sem medo! 🙂

  3. amigo eu nao comsigo instalar este programa tentei detudi jeito mais nao deuserto se vc podera me ajudar eu nao comsigo crack o meu maya e o 8.5

  4. Olá Rafael,

    Para instalar o Maya PLE você precisa fazer um cadastro na Autodesk. Assim que você fizer esse cadastro, eles mandam para você o número serial do Maya PLE. Ele é totalmente gratuito para uso não comercial.

    Você chegou a fazer esse cadastro? Talvez seja por isso que você não está conseguindo.

    Allan

  5. cara, estou usando o maya 8.5 no mac e os atalhos q eu usava no pc eu não acho no mac, vc saberia me dizer alguns atalhos, e principalmente acessar as componentes do objeto, o que normalmente eu faria com o botão direito do mouse no pc!
    me ajuda por favor!
    obrigado

  6. pena não ter uma versão do Maya 8.5 PLE para o Linux se não ja teria baixado! Por enquanto vou de Blender mesmo e aguardanto um certo livro deste chamado Allan Brito que não sai ! rsrsrs

  7. ola estou a procura do livro Maya 8.5, pra comprar Goianesia-GO- Brasil

  8. Eu tinha essa versão do maya 8.5 PLE, ecriei umas SCENE com ele, agora eu consegui o maya 8.5 completo, minha pergunta é se tem como o maya 8.5 entender as SCENE do maya PLE?

  9. boa noite!

    processo de baixa do programa “MAYA”, ao final solicita que registremos.
    minha pergunda é :

    receberei o nº de registro pelo endereço do meu e-mail ?
    qual o periodo de espera após preencher o cadastro?
    E qual caminho para localiza-lo novamente, pois lembrando não foi concluido o processo de estalação, para que ficasse no meus desktop o incone.

    obrigado, aguardo resposta.

  10. bom dia, recebo suas dicas todos os dias e tem me ajudado mto, mas formatei meu computador e não encontrei o passo a passo de instalação do maya 8.5 e agora não consigo destravar será que vc pode me ajudar noa passos de destravamentos.

  11. Uso o MAC e nao consigo achar o Maya 8.5 PLE gratuito, para baixar, alguem poderia me ajudar,??? aonde consigo baixar???
    obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *