Ubuntu Studio

Na última semana uma versão mais voltada à produção multimídia do Ubuntu foi lançada, causado um grande alvoroço na comunidade que trabalha com computação gráfica. O interesse pela distribuição foi tão grande que conseguiu derrubar o sítio http://www.ubuntustudio.org, que ficou fora do ar por alguns dias.

 Ubuntu Studio Logo

Mas o que existe de tão especial nessa versão do Ubuntu? Primeiro ele vem com uma série de ferramentas para produção multimídia pré-instaladas. Fora isso a interface e controles do sistema foram incrementados para passar um aspecto mais moderno e que lembra o Mac Os X.

Infelizmente o sistema não funciona no modo Live CD, em que é possível executar o Ubuntu sem precisar fazer uma instalação no HD. Então para aqueles que forem testar o sistema, será necessário reservar um espaço no HD.

Como o site do Ubuntu Studio está meio lento, fiz o download de alguns screenshots para quem quiser conferir como é o sistema. Clique nas imagens para ampliar.

Ubuntu Studio Screen 1

Ubuntu Studio Screen 2

Ubuntu Studio Screen 3

Ubuntu Studio Screen 4

Ubuntu Studio Screen 5

Ubuntu Studio Screen 6

Alguns dados técnicos em relação ao sistema:

  • Baseado no Ubuntu 7.04
  • Pacotes pré-instalados:
    • Blender 2.43
    • Gimp
    • Inkscape
    • Jackbeat
    • Pitivi
    • Cinelerra
    • Cinepaint
    • Jahshaka
    • Kino
    • Scribus
    • YafRay

Para fazer o download da instalação é necessário visitar o endereço http://www.ubuntustudio.org. A melhor opção é via Torrent para aqueles que puderem fazer o download dessa forma. Já estou copiando o arquivo aqui para verificar, o instalador tem 850 megas.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 comentários sobre “Ubuntu Studio”

  1. Muito Bom, Allan! Há algum tempo tenho testado várias distros e me decepcionando com todas, porém, sem dúvida, essa tem o q que eu sempre esperava…além de muito mais prática ainda vem com maravilhosos aplicativos da nossa área…Sei o quanto é difícil migrar completamente do windows, mas com o Ubuntu Studio já passo mais tempo nele q no windows…acho a interface default muito trash, mas após fuçar um pouco consegui deixar com cara do mac OS, senão melhor….Falta apenas tempo pra testar essa imensa gama de aplicativos.

  2. Essa distrubuição ficou muito boa mesmo. Já vem com a cara do Mac OS X!

    Só faltou a versão Live CD para rodar direto do disco, sem precisar instalar. Assim que eu tiver mais notícias sobre essa distribuição eu publico um artigo especial sobre o Ubuntu Studio.

  3. Olá, pessoal. Também me interessei por esse tal de ubuntu studio.
    Há algum tempo venho testando linux (suse) e vejo que há possibilidades para vários segmentos de arte (gráficas, vídeo, música etc). Nesse meu suse aqui tenho apanhado muito, pois creio ser uma versão mais genérica, digamos.
    Sabem se há possibilidade de instalar outra distro, no caso esse ubuntu, e manter minha atual, já que ele ainda não tem a possibilidade de rodar direto do cd…? Aí, já viu: caso role, caso eu goste, caso isso, caso aquilo, fico com uma só.
    Valeu, obrigado e abração a todos!
    Rob

  4. Olá Rob,

    Você pode sim ter as duas distribuições. Para isso é só particionar o seu HD.

    Mas se você vai trabalhar com gráficos, já posso adiantar que essa distribuição é mais amigável para essa função.

    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *