YafRay ou Yaf(a)Ray?

Quem já trabalha com o Blender há algum tempo, sabe que o renderizador externo que melhor se integra ao fluxo de trabalho do próprio Blender é o YafRay. Mas nos últimos tempos o desenvolvimento do YafRay estava meio que parado ou literalmente parado. Foi ai que os desenvolvedores resolveram fazer uma renovação no código do programa para tentar revitalizá-lo.

O projeto ainda está engatinhando e por enquanto somente a versão 0.0.9 do YafRay é considerada estável. Mas um usuário chamado Mathias, está trabalhando em um novo núcleo para o YafRay, ou pelo menos tentando revitalizar o núcleo do programa. Essa nova “versão” do YafRay é chamada de Yaf(a)Ray ou YafaRay, que ainda está em fase experimental.

 

YafaRay

Autor da Imagem: quibodi

Apesar de ainda estar em fase experimental, os resultados que alguns usuários obtiveram com o Yaf(a)Ray são muito promissores, como é possível verificar nas imagens enviadas pelos usuários no fórum do YafRay. Outro tópico do fórum tem uma descrição do desenvolvimento do Yaf(a)Ray, que por enquanto não está integrado ao Blender.

Mesmo estando em desenvolvimento o YafaRay já tem documentação básica explicando o seu funcionamento:

Introdução e conceitos básicos (Inglês)

Tutorial (Inglês)

Assim que o YafaRay ficar mais estável podem esperar por um tutorial detalhado explicando o seu funcionamento. Como ele ainda não possui um Release Candidate, o melhor é aguardar até que fique mais estável para poder trabalhar melhor nele.

Até lá é interessante acompanhar as imagens produzidas por vários usuários com as versões de testes. Um dos usuários (enricocerica) está produzindo imagens de alta qualidade na iluminação. Veja uma delas:

YafaRay enricocerica

 

Autor da Imagem: enricocerica

 

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 comentários sobre “YafRay ou Yaf(a)Ray?”

  1. Este enrico cerica é um dos genios do mundo blender não há dúvidas… Tomara que com o yafaray consiga-se renderizar uma animação sem o problema de diferença de sombras, pois com o yafray é o que eu consigo melhor iluminação mas depois vem o problema do “randomicos”… 🙁

    Abraços…

  2. Pois é Henrique. Esse é um dos usuários de maior destaque nos testes do Yaf(a)Ray. Vamos esperar por uma versão mais estável para analisar melhor.

    Assim que o Yaf(a)Ray ficar mais estável eu preparo um artigo mais detalhado sobre ele. Mas acho que ele não vai resolver o problema dos fótons do YafRay para animação. 🙁

    Vamos esperar para ver…

    Abraços

  3. Axei bem legal esse yafaray e tou com vontade de experimentar, mas n sei como ”activar” o render. n encontro nenhum botão nem nada. Uma ajudinha sff

  4. Espero que você prepare logo esse tutorial Allan, quero teste logo, mas o problema é que não é integrado com o Blender e eu não entendo nada de scripts e essas coisas para fazer funcionar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *