A pré-produção de uma animação ou filme é muito importante na elaboração de orçamentos e prazos. Mas como proceder no planejamento de uma animação? Quais os passos e requisitos necessários?

Os passos envolvem organizar uma série de documentos e ilustrações que abrangem os roteiros, storyboards e arte conceitual da animação. Já faz certo tempo que eu descobri uma ótima ferramenta chamada Celtx, que é oferecido de maneira gratuita para Windows, Mac Os X e para Linux. Mas em que o Celtx ajuda?

Celtx

Para começar a ferramenta consegue gerenciar desde a criação dos roteiros, planejamento visual, perfil dos personagens, gerenciamento de cenas, colaboração e calendário de produção. Então é possível realizar toda a pré-produção com o Celtx.

A quantidade de detalhes que podem ser gerenciados no Celtx é impressionante. Existem opções para gerenciar até o figurino dos atores, caso a produção envolva filmagens reais é possível agendar as visitas e deslocamentos da equipe de filmagem nas locações.

Interface Celtx

Um projeto de exemplo acompanha o Celtx

O gerenciamento de cenas também é interessante já que é possível fazer uma descrição detalhada dos acontecimentos e reações e impactos no enredo. Tudo isso pode ser visualizado em forma de relatórios, que em alguns tópicos podem apresentar até dados financeiros da produção.

Mais uma tela do Celtx

Storyboards no Celtx

Existe até a possibilidade de fazer o gerenciamento da produção online. Para isso será necessário fazer uma conta no servidor do Celtx, para enviar os arquivos da produção para armazenamento remoto.

Além de tudo isso a ferramenta tem versões em várias línguas, incluindo o português! Para aprender mais sobre o Celtx, visite a Wiki do Celtx.