Clicky

Kerkythea – Mais um renderizador Open Source

Todos que iniciam na modelagem e renderização 3D ficam um pouco perdidos com a quantidade de ferramentas para renderização. São várias opções como V-Ray, Mental Ray, Final Render, Maxwell Render e Brazil. Na área dos renderizadores open source ou gratuitos, também existem várias opções.

Kerkythea

Um renderizador pouco conhecido nessa área é o Kerkythea, que está crescendo gradativamente e apresentando imagens de excelente qualidade. Segundo as informações do sítio oficial, o Kerkythea está em desenvolvimento desde 2004, sendo baseado em um renderizador já existente chamado Phons. Isso trouxe uma estabilidade extra ao software, já que muito foi aproveitado do Phon.

Os formatos de arquivo suportados são o 3DS, OBJ, XML e SIA. A integração com o Blender pode ser realizada com o formato XML. Outras ferramentas também são suportadas, como o 3dsmax.

Alguns dos recursos listados no sítio chamam a atenção do sistema, como são muitos os recursos vou listar apenas os mais importantes:

  • Subsurface Scattering
  • Reflexões borradas
  • Ambient Light
  • Sky Light (Céu baseado em física real)
  • Depth of Field
  • Simula Caustics

Para quem já quiser utilizar o renderizador no Blender, descobri esse ótimo tutorial para integrar o Blender e o Kerkythea. Assim que eu tiver mais tempo pretendo traduzir o tutorial. Então fique ligado!

Por enquanto, fique com alguns exemplos de imagens geradas com o Kerkythea:

Kerkythea Galeria

Kerkythea Galeria 2

 

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

26 Comentários

  1. Henrique Zorzan 23/05/2007 em 2:08 pm

    Sem dúvida magnificasas imagens! Eu ando as voltas com estas historias de renders Allan, para animação… O resultado que mais gosto é do yafray que nao sei se consigo explicar mas a animação fica com um tom leve nas cores e fosca… Mas vem o problema do “ramdom” que ele usa e acaba por se notar diferença entre os frames. Comecei a tentar usar o Ambient Oclusion do blender mas as cores ficam tão fortes e parece ter algum ruido mas por enquanto tem sido meu segundo melhor resultado… O Kerkythea consegue renderizar animações? Tambem uma vez li algo sobre um “blenderman” para animações é bom este?

    Nota: Estou no fim do teu livro, mesmo na parte das animações, complicou um bocado agora é mais dificl, vou ler e relar para aquilo entrar na minha cabeça he he he

    Abraços 😉

  2. Allan Brito 24/05/2007 em 10:12 am

    A melhor integração com o Blender ainda é o YafRay, sem sombra de dúvidas. Vamos esperar pelo desenvolvimento do YafaRay, que será a base para a o YafRay 0.1.0. Tomara que o problema com a animação seja resolvido.

    Poxa, mas a parte de animação é a mais legal! 🙂 hehehe

    Abraços

  3. Valter 28/08/2007 em 9:03 am

    Não estou sabendo usar bem o kerkithea, algumas render ficam boas outras não.
    Estou com problema em iluminação, tanto da luz artificial como do sol, e também espelho e aço.
    Você pode me ajudar?
    Vá no meu album picasa e veja alguns trabalhos.

  4. Valter 01/09/2007 em 7:34 pm

    Eu puxei o Kerkythea 2007, e instalei no meu computador mas ele não abre os arquivos, nenhum deles, nem o do sketchup 5.0, nem do sketchup google 6.0… os arquivos são 3DS.
    Você pode me ajudar dando-me uma solução!

  5. Valter 01/09/2007 em 7:37 pm

    http://picasaweb.google.com/home,
    Estou também com o rps ray trace, é bem simples a render não é das melhores, vc sabe onde eu posso pegar a licença free?

  6. Valter 02/09/2007 em 9:48 am

    Instalei o plugin su2kt Sket do google, e mesmo assim não consigo abrir os arquivos do Sket no Kerkythea 2007…
    Tô p da vida , querendo melhorar o trabalho e nada, A minha versão anterior do kerkithea é 4.6 , e numca me deu prob, mas quero melhorar minhas renders. Fui no home da kerkythea e peguei scenes, materiais , glass e nada funciona, devo ter instalado de uma maneira errada… Vc poderia me ajudar Allan, desculpas incomodá-lo, eu trabalho com projetos de móveis e troquei a prancheta pelo computador…, minhas renders não estão boas ainda mais quero melhorá-las…
    Meu e-mail: vvmj.medeiros@gmail.com.br

  7. Allan Brito 03/09/2007 em 9:22 am

    Oi Valter,

    Você já assistiu os vídeos de demosntração do Kertythea disponíveis no web site oficial? Acho que eles podem ajudar você. Lá tem um tutorial mostrando as configurações do renderiador:

    http://www.kerkythea.net/joomla/index.php?option=com_content&task=view&id=23&Itemid=60

    Abraços

  8. thiago 02/11/2007 em 4:54 pm

    nao estou conseguindo abrir modelos 3d do sketchup com o kerkythea…como faço para renderizar uma makete feita no sketchup??

  9. vvmj 04/11/2007 em 2:10 pm

    Vc baixou os plugins, são 3 /dois deles zipados vc extraí para /meu comput, / principal c:, /arquivo de prog,/google /sketchup que os plugins irão sózinhos para o lugar certo, o terceiro plugins é executável ele é o responsável pela exportação do SU para o Kerkythea.
    Já existe um tutorial em portugues ensinando passo a passo tudo, no site do kerkythea…
    http://www.kerkythea.net

  10. Alan Patrick 19/02/2008 em 1:06 pm

    De uma hora para outra o plugin do su2kt simplismente parou de funcionar, ele nao exporta mais! baixei o novo plugin e o problema persiste: ele faz tudo como se fosse exportar, mas nao gera os arquivos.

  11. Allan Brito 19/02/2008 em 1:26 pm

    Olá Alan,

    Dá uma olhada nesse link: http://www.kerkythea.net/phpBB2/viewtopic.php?t=4274

    Dois usuários reportaram o mesmo problema, lá eles mostram como resolver.

    Abraços

  12. Alan Patrick 19/02/2008 em 4:53 pm

    Valeu xará, mas o problema aqui era outro, demorei algumas horas mas consegui resolver: ele não estava salvando devido a um conflito na rede que fazia com q o plugin nao conseguisse acessar nada alem da raiz c: (ainda nao entendi o q as outras pastas tem a ver com isso…)
    depois de reconfigurar a rede toda o problema foi solucionado ^^

    Obrigado pela atenção

  13. Jeff collecta 28/02/2008 em 12:22 pm

    ola Allan, se puder gostartia da sua ajuda. baixei o kerkythea 2008 e um plugin “su2kt3_0” que parece ser preciso para importar os projetos para o renderizador, como faço para instalar este plugin? ele é realmente necessário? ou apenas o kerkythea basta? se o plugin for necessário em qual pata devo instala-lo? Obrigado.

  14. Allan Brito 28/02/2008 em 11:24 pm

    Qual software você está usando para modelar?

  15. ghigo 01/04/2008 em 7:37 pm

    Po, gostei muito desse programa e quero fazer o download dele.Só que não econtro em nenhum lugar, e os sites que tinha ele os downloads não funcionam.

    porfavor alguem passa o link direto ou torrent que esteja funcionando corretamente.

    Grato desde já

    Abraços.

  16. Alexsander Marques 02/05/2008 em 4:42 pm

    Olá,

    Gostaria de saber se existe como renderizar com Kertythea arquivos .dwg,exportando com algum pluguin do autocad

  17. Felipe 24/06/2008 em 9:50 pm

    olá
    vc deve receber esta duvida inumeras vezes mas ai vai. estou usando o skup e instalei o kerkythea. ja fiz a instalação dos 3 plugings que vc mencionou num tópico acima mas mesmo assim nao consigo transformar os arquivos skup para kerkythea. tem algo que devo fazer após a instalação destes 3 arquivos? tem algum tipo especifico de skup que pode transportar estes arquivos, por exemplo, eu deveria estar usando o skup pro em vez do simples. aguardo maiores informações.
    obrigado

  18. MURILO 11/07/2008 em 3:30 pm

    Olá! Baixei e instalei o plugin de exportação do sketchup para o Kerkythea, mas não aparece nenhum icone na barra de tarefeas do skechup… me ajude por favor.

  19. thiago 13/07/2008 em 4:39 pm

    eu tb jah fiz tudo q tinha q fazer… e nao exporta pro kerythea………

    o interessante q no outro computador deu tudo certo…

    e eu faço os mesmos denovo em outro computador e nao dá certo…

    deve ter alguma coisa a ver com o processador dual core…

    ajudem…

  20. Everton Fonseca 17/07/2008 em 1:47 pm

    Oi Allan… cara estava buscando por renderizadores open para o Blender aí vi na tua página sobre o Kerkythea fuia a página e baixei e instalei tudo direitinho, aí quando vou renderizar por ele não aparece o objeto da cena do o plane… aí gostaria de saber se tu podes me dar uma força se tem um tudo pra isso.
    Antecipadamente te agradeço, Everton Fonseca.

  21. Riva Naira 10/10/2008 em 2:56 pm

    Já fiz meucadastro, mas não receb resposta por rmail para finalizar o cadastro
    Att.
    Riva

  22. Luiz andre 21/03/2009 em 12:46 pm

    Ola alguem pode me ajudar quando exporto para o kt parece tudo erto mas ele nao consegue abri e me da uma mensagem que deverá ser fechado .percebi que os arquivos exportados ficam com o icone para ser aberto pelo ie .estranho q no pc funciona normal mas no notebook nao .

  23. Gislaine Bernardes 24/09/2009 em 4:46 pm

    Olá Allan…

    por favor preciso muito da sua ajuda, acabei de instalar o kt, mais não aparece a janela de plugins no sketchup, será que eu fiz algo errado na hr de instalar???…

    por favor me ajude, preciso muito de programa para fazer um trabalho!!…

    muito abrigada…

  24. Ana 04/05/2010 em 10:52 am

    olá, estou com o mesmo problema da Gislaine Bernardes. sera que voce pode me ajudar? estou precisando muito.
    obrigada pela atenção.

  25. Mariane 13/04/2011 em 12:51 pm

    Allan, ja baixei o renderizador para o sketchup mas não aparece o menu plugins…
    o que eu faço?

  26. Alessandra 23/07/2011 em 4:50 pm

    Ola Allan…quero lhe parabenizar pela ajuda…com seus tópicos consegui entender um pouco melhor sobre renderização.
    Estou com uma dúvida qnd importo o projeto do Sketchup para Kerkythea, ja realizei todos os procedimentos q mencionou o meu problema é qnd vou exportar o programa solicita a pasta para salvar o arquivo XML do modelo, criei uma pasta, mas no tipo de arquivo não aparece nada…fica em branco…deve ser por isso que não esta salvando. Gostaria de saber se fiz algo errado e se pode me ajudar…
    agradeço a atenção

Deixar Um Comentário