Quem trabalha como autônomo já deve ter participado de algum projeto em equipe ou então precisou revisar alguma renderização, com um cliente ou colega. O trabalho de revisão ou colaboração já é difícil quando estamos perto dos colegas de trabalho, e quando a equipe é muito grande as coisas tendem a ficar piores. A grande maioria dos artistas utiliza e-mails ou comunicadores instantâneos para fazer a revisão. Claro que essas não são as melhores opções para coordenar de maneira eficiente um trabalho em equipe.

Cozimo

Um sistema online criado especificamente para artistas sejam eles 3D ou não, promete ajudar na tarefa de revisão e colaboração online de projetos. Esse sistema se chama Cozimo, sendo o seu uso totalmente gratuito.

O sistema permite fazer o upload dos arquivos do projeto e habilita os participantes do projeto a fazer comentários, observações e desenhar sobre as imagens. Assim fica mais fácil expressar uma opinião ou então sugerir mudanças na imagem.

Caso os participantes estejam todos online ao mesmo tempo, também é possível realizar chat`s para discutir o progresso do trabalho em tempo real. Além da possibilidade de enviar arquivos de imagem, o sistema permite enviar vídeos também.

Já que a utilização do sistema é gratuita, aconselho a visita para um teste. Caso você ainda não tenha participado de nenhum projeto em equipe, pode esperar que isso inevitavelmente acontece na vida profissional. Quanto antes você conhecer ferramentas que o auxiliem nessa tarefa melhor.

Eu mesmo já tive várias experiências desenvolvendo trabalhos com pessoas que estavam em outros estados. Naquela época eu não dispunha de nenhuma ferramenta semelhante, mas hoje eu já utilizaria uma ferramenta como essa para ajudar no desenvolvimento do trabalho.