Um dos aspectos mais difíceis nas simulações físicas para animação são as roupas de personagens. Seja com qualquer ferramenta 3D, tanto que algumas empresas desenvolvem ferramentas específicas para esse tipo de simulação em 3dsmax e maya.

Blender Soft Body - AnyMation

Autor da imagem: AnyMation

Desde que o Blender incorporou uma ferramenta para simular Soft Bodies, vários usuários e artistas tentam encontrar uma maneira ideal de simular esse tipo de simulação com a ferramenta. Um usuário do blenderartists conseguiu realizar uma impressionante simulação de roupas com a ferramenta de Soft Bodies do Blender.

O autor da façanha se chama AnyMation, que segundo as informações da própria mensagem no fórum conseguiu os resultados se baseando mais na “tentativa e erro”. Mesmo assim ele conseguiu resultados impressionantes.

No fórum existem inclusive links para o download da simulação em animação. O autor disponibilizou algumas informações sobre a produção da simulação. Alguns parâmetros utilizados na simulação foram:

  • Goal stiffness entre 0.5 e 0.9
  • Edge stiffness de aproximadamente 0.8
  • Edge damping de aproximadamente 0.95
  • Permeabiliy de aproximadamente 0.

Para quem nunca tentou fazer um tipo de simulação como essa fica ai o exemplo. Na tentativa e erro é possível produzir resultados excelentes.