Referências para modelagem 3D

Ontem estava ministrando aula quando dois alunos me mostraram um ótimo sítio com referências para modelagem chamado the-blueprints.com. Nunca havia utilizado esse sistema antes, mas pela contagem de referências disponíveis chegando a quase 19000, essa é com certeza uma das maiores bases para esse tipo de material na internet. Mas por que você precisaria desse tipo de material?

Blueprint

O processo de modelagem 3D envolve além de muita técnica, a necessidade de adequar às dimensões dos modelos criados, para que o resultado seja proporcional as dimensões do objeto original. Isso às vezes é difícil de conseguir apenas mensurando o modelo, sendo em algumas situações praticamente impossível. Já pensou tentar modelar um personagem seguindo “medidas” para braços, pernas e cabeça?

Para resolver esse problema os modeladores utilizam imagens, posicionadas no fundo da área destinada à modelagem ou aplicadas em planos, estrategicamente posicionados atrás da área de modelagem. Essas imagens servem como guia para a modelagem resultar em objetos com proporções e morfologia semelhantes ao original.

Vale à pena conhecer o sistema, que conta com referências para:

  • Veículos
  • Pessoas
  • Aparelhos
  • Celulares

Existem tanto referências fotográficas como ilustrações.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *