Ontem estava ministrando aula quando dois alunos me mostraram um ótimo sítio com referências para modelagem chamado the-blueprints.com. Nunca havia utilizado esse sistema antes, mas pela contagem de referências disponíveis chegando a quase 19000, essa é com certeza uma das maiores bases para esse tipo de material na internet. Mas por que você precisaria desse tipo de material?

Blueprint

O processo de modelagem 3D envolve além de muita técnica, a necessidade de adequar às dimensões dos modelos criados, para que o resultado seja proporcional as dimensões do objeto original. Isso às vezes é difícil de conseguir apenas mensurando o modelo, sendo em algumas situações praticamente impossível. Já pensou tentar modelar um personagem seguindo “medidas” para braços, pernas e cabeça?

Para resolver esse problema os modeladores utilizam imagens, posicionadas no fundo da área destinada à modelagem ou aplicadas em planos, estrategicamente posicionados atrás da área de modelagem. Essas imagens servem como guia para a modelagem resultar em objetos com proporções e morfologia semelhantes ao original.

Vale à pena conhecer o sistema, que conta com referências para:

  • Veículos
  • Pessoas
  • Aparelhos
  • Celulares

Existem tanto referências fotográficas como ilustrações.