Manifesto do artista autônomo

Um artigo muito interessante para todos os estudantes e profissionais que estão começando a trabalhar com 3D ou artes em geral foi publicado portal CGArena. O título do artigo é “Freelancer's Manifesto – A Collection of advices“, o autor do artigo se chama Anselm V. Seherr, artista 3D radicado na Alemanha.

Escada

O objetivo do artigo é servir como guia para os profissionais e estudantes que pretendem atuar na área de animação, modelagem e pintura digital como autônomos. Estava trabalhando em uma tradução do texto para apresentar nas minhas aulas e resolvi publicar uma versão aqui. Claro que resumi o texto, mas o sentido continua o mesmo.

Essas são as dicas:

Fique sempre atualizado

Reserve um tempo diariamente para ler notícias em portais especializados e mensagens em fóruns. Uma das melhores fontes de informação nessa área são os fóruns. Uma hora por dia é suficiente para se manter atualizado.

Trabalhe em equipe

Saiba trabalhar em equipe e esqueça o estrelismo. Todos um dia precisam trabalhar e colaborar com uma equipe, e o mercado valoriza pessoas que se encaixam nessas equipes.

Compartilhe conhecimento

Você deve ter aprendido muito com os tutoriais produzidos por usuários e profissionais da área. Pois se você conhece uma técnica nova ou ferramenta que poucos sabem utilizar, escreva um tutorial. Compartilhar o conhecimento também é importante para ganhar credibilidade entre outros profissionais.

Trabalhe com ética e profissionalismo

Esse é um fator importante, principalmente para as empresas e profissionais que podem ser seus contratantes. Sempre trabalhe com a ética e o profissionalismo ao seu lado. Caso você não possa realizar um trabalho, não deixe a empresa desprovida de um profissional, indique outro profissional.

Faça pausas regulares e cuide da sua saúde

O nosso trabalho é muito sedentário. Então faça pausas regulares e procure fazer atividades que possam aliviar o estresse do trabalho, como exercícios e caminhadas.

Cultive uma boa rede de contatos profissionais

Converse com outros profissionais da área, não seja uma ilha de conhecimento. Uma boa parte dos trabalhos no ramo dos profissionais que trabalham como autônomos é realizada por indicação. Então possuir uma boa rede de contatos é muito importante.

Guarde e cultive o seu dinheiro

Tenha sempre as suas contas na ponta do lápis, ou seria melhor dizer, na planilha? Bem, o importante aqui é ter um controle financeiro eficiente, principalmente para os profissionais autônomos que não tem um salário fixo todos os meses e precisa se preparar para épocas de “vacas magras”. Outro fator importante separe os recursos para arcar com os seus custos fixos: Internet, Hospedagem, Hardware, Software e outros.

Ame o seu trabalho

Acho que essa dica é até obvia. Mas mesmo assim é importante lembrar que um trabalho feito por uma pessoa que goste do que faz é sempre bem feito.

Coloque apenas as informações importantes na página inicial

Você tem um sítio na internet? Ótimo, mas cuidado para não bagunçar as informações contidas nele. Escolha apenas as informações mais importantes para a página inicial.

Cuide da sua imagem como se fosse um produto

Lembre sempre que como autônomo você deve vender o seu trabalho e a sua imagem como profissional. Então crie produtos e trabalhe no marketing da sua imagem. O que você acha de criar uma marca? Poderia ser o seu nome ou então o seu Nick. Trabalhe no seu marketing para atrair mais clientes, se considere o seu trabalho um produto que deve ser comercializado.

Crie um portfólio

Nessa área os currículos tradicionais têm pouca importância. O que mais pesa no momento de uma contratação é o portfólio profissional. Trabalhe o seu portfólio de maneira a mostrar apenas os seus melhores projetos. Crie um demo reel em vídeo e divulgue na internet, assim outros artistas podem avaliar o seu trabalho.

Documente tudo

Organização sempre é um fator importante, principalmente para as pessoas que trabalham com design e artes. Os artistas têm uma tendência natural à desorganização. Então o primeiro passo para organizar o seu trabalho é: Documente tudo! Isso mesmo, todos os passos dos seus projetos devem ser documentados e organizados. Organize os seus arquivos, coloque datas e versões e todo o material. Faça backups!

Faça anotações sobre as suas idéias

Idéias são sempre boas e às vezes trazem ótimas referências para projetos futuros. Sempre que for possível, anote suas idéias em um local de fácil acesso. Teve uma idéia sobre um modelo 3d legal? Crie um esboço no Blender ou em outra ferramenta que esteja disponível. O importante é sempre ter essas idéias disponíveis, para os períodos em que estamos com criatividade em falta. (Nessa parte o autor até sugeriu a utilização do Blender Pocket, para criar os modelos em Palms)

Encontre um nicho de mercado e seja o melhor profissional nesse nicho

Encontre um nicho de mercado na sua região e se concentre nele. A sua região têm uma demanda grande por visualização arquitetônica? Modelagem para jogos? Comerciais para TV? Escolha um desses nichos e se especialize.

Crie uma boa atmosfera de trabalho

Uma boa atmosfera de trabalho sempre ajuda a melhorar a qualidade do material produzido. Organize seu ambiente com uma iluminação e aparatos adequados para aumentar a sua produtividade. Caso você não tenha um espaço adequado em casa, será que já é ora de alugar uma sala comercial?

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “Manifesto do artista autônomo”

  1. A maior parte dessas dicas podem ser aplicadas em qualquer área profissional! Valeu pela tradução! E vou até divulgar este texto no meu blog e em fóruns de discussão.

  2. Isso mesmo, apesar de paracer meio óbvio, muitas pessoas têm dúvidas sobre o que devem fazer para ser bons profissionais. Principalmente quem está começando.

    Sempre é bom ter um guia de referência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *