Como iniciar no Wings 3D?

Uma das melhores ferramentas open source de modelagem por subdivisão é o Wings 3D, que pode ser companhia perfeita para o Blender, com recursos de modelagem que o próprio Blender não disponibiliza ainda. Existem até artistas 3D que utilizam o Wings em conjunto com “pesos-pesados” como o ZBrush, ficando a construção do modelo 3D sob responsabilidade do Wings.

Interface Wings 3D

Mesmo quando estou ministrando aulas sobre 3ds max, acabo encontrando uma desculpa para indicar o Wings para modelagem. O problema de inicar uma modelagem no Wings é aprender uma nova ferramenta, sem poder aproveitar conhecimentos adquiridos em outros softwares. Mas existe uma opção no próprio Wings para minimizar esse problema.

Assim eu compilei algumas dicas para quem quiser começar a criar modelos 3D com o Wings. O primeiro passo é fazer o download do Wings 3D e instalar a ferramenta. Assim que a instalação estiver concluída, acione o Wings.

A interface é um pouco diferente de outras ferramentas de modelagem como o Silo, mas ela é elegante pela sua simplicidade. Na parte superior estão presentes os menus e controles de visualização e seleção.

Para navegar no espaço 3D de maneira mais fácil, podemos alterar os controles padrão do Wings, para que os mesmos assumam as configurações de outras ferramentas 3D. Acione o menu Edit -> Preferences.

 Menu Edit do Wings

No menu de preferências, escolha a opção Camera. Uma das opções disponíveis nesse menu se chama Camera Mode que permite escolher o comportamento da câmera padrão do Wings.

 Wings Camera Mode

Existem várias opções como Maya, 3ds Max e Blender. Claro que eu escolhi Blender!

 Tipos de camera no Wings

Pronto, agora todos os controles de visualização do Wings estão funcionando de maneira idêntica ao Blender. Para começar a modelar e criar objetos veja essas dicas:

  • Clique com o botão direito do mouse para acionar o menu de criação e manipulação de objetos. Praticamente todas as opções estão lá.
  • Sempre que você quiser retirar objetos da seleção, pressione a tecla ESPAÇO.
  • Altere os modos de seleção para vértice, aresta, face ou objeto no menu localizado na parte superior.

Menu do Wings

Pronto! Agora já será possível começar a trabalhar no Wings 3D.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

18 comentários sobre “Como iniciar no Wings 3D?”

  1. Grande Allan,

    Cá estou com novas duvidas de newbies.

    Fala mais ae, o q faz o Wings3D tão poderoso em relação as demais ferramentes nesta questão de subdivision?

    bem éisso

    falowsssssssssssssssssssssssss

  2. cara eu peguei u wings 3d, dizem q tem como fazer as ferramentas ficarem tdas em portugues, mas eu n axo u plug in q faz td ser em portugues, vc saberia onde tem e me ajudar? ;D

    vlw

  3. Boa tarde,
    Necessito saber se é possível eu salvar minhas criações em pendrie ou midia, ou até mesmo se consigo enviar o arquivo via-email.
    Ah! E como eu faço para salvar como obj. Sei que minhas perguntas chegam a ser ridiculas, mas estou aprendendo na raça, lendo teus tutoriais e fuçando.
    E quero te dar os parabens, pois as ruas informações são valiosas para que esta iniciando nessa área.
    Desde muito obrigada

  4. Estou “tentando” usar o Blender e o wings no LInux, mas o botão esquerdo, em ambos os programas, não está funcionando corretamente. No wings, por exemplo, não consigo selecionar, quando clico com o botão esquerdo… sabe o que está acontecendo?

  5. Baixei o wings 3d porem ele instalou em ingles gostaria de saber como passar para o portugues pois sou totalmente iniciante e meu interesse e criar escultutras virtuais para depois passar para a madeira mas em ingles eu não entendo nada, se puderes ma dar mais algumas dicas ficarei grato.

  6. Para quem desejar colocar o programa em português:

    Clique em Edit>Preferences

    Na janela que abrir vá até a aba User Interface.

    No campo Language, clique, segure e arraste o cursor até o idioma desejado.

    Eureka. 😀

    Embora eu ache melhor trabalhar com a interface no idioma padrão, por conta dos inúmeros tutoriais disponíveis em inglês, fica a dica.

  7. OI, eu tenho usado este programa a alguns anos, ja consigo desenvolver uns projetos bem curiosos, não é um grande programa, o ponto positivo dele é a facilidade de se aprender a modelar sozinho sem nenhum tipo de tutorial, eu comecei do zero sem saber nada, aos poucos fui aprendendo sozinho os passos basicos para modelar tenho alguns screeshots vou postar aqui.
    http://img24.imageshack.us/img24/7291/001zhu.jpg
    http://img69.imageshack.us/img69/8518/002pty.jpg
    http://img685.imageshack.us/img685/7408/003nmc.jpg

  8. Opa, tô aqui dinovo, queria perguntar se tem como fazer partes parecerem com vidro transparente, eu vi no blender alguem fazendo isto mais não tenho a minima ideia de como fazer no wings, se puder me passar a dica eu agradeço, pois preciso fazer uma vidraça e não sei como fazer isso, obrigado.

  9. Olá, Allan.

    Primeiramente, parabenizo por seu site bastante dinâmico e educativo para designers e ilustradores que estão migrando para o opensource como eu.

    Gostaria de perguntar uma coisa sobre o Wings3d:

    No modo de configuração de camera, mesmo que eu coloque Blender, meu mouse só funciona depois de dois cliques dados no objeto, não com um, como no Blender. Exemplo: quero rotacionar o objeto, então clico em cima (ou fora) dele e giro. Se quiser girar novamente para acertar a visão o próximo clique nunca funciona. É preciso clicar mais uma vez no objeto. Trabalhei assim durante muito tempo, mas como está ficando extremamente cansativo dar dois cliques em cada ação, resolvi te perguntar se há alguma solução. Há algo que esqueci de configurar?

    Desde já, agradeço a ajuda.

    Um grande abraço.

  10. Existe alguma forma de alterar o idioma do wings 3d inglish para português Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *