Blender 3D Guia do Usuário 2º Edição

Depois que o livro Blender 3D Guia do Usuário foi lançado, em Junho de 2006, a receptividade que o livro recebeu do público, me deixou muito feliz. Nas últimas semanas fui comunicado pela Novatec, sobre a necessidade de imprimir mais livros, já que as cópias remanescentes da primeira impressão, já estavam quase acabando. Então pensei que era hora de realizar uma atualização no conteúdo, já que depois de um ano, duas versões do Blender haviam sido lançadas desde que o livro ficou pronto. Estava nascendo a segunda edição do livro!

Blender 3D - Guia do Usuário

Foi nesse ponto que comecei a fazer um intenso trabalho de revisão, corrigindo os problemas da primeira edição e ampliando o conteúdo do livro, para que as novas ferramentas desenvolvidas nas últimas versões do Blender, fossem incluídas nessa nova edição. A versão utilizada para essa edição foi a 2.43, que adicionou várias novidades.

Modo Escultura

As ferramentas que foram adicionadas ao livro, assim como as atualizações, acarretaram em um acréscimo de 50 páginas ao conteúdo total, resultando em um total de 496 páginas. As novas ferramentas adicionadas ao livro incluem:

  • Modo Escultura
  • DupliGroups
  • Modificadores Displace, UVProject e EdgeSplit
  • Camadas de renderização
  • Node editor para materiais e composição
  • Novos constraints: Limit Scale, Limit Rotation e Limit Location
  • Novas opções do Soft Body

Essas são algumas das novidades adicionadas ao livro, mas de maneira geral todo o conteúdo foi atualizado. Todas as figuras e telas foram atualizadas para a versão 2.43, para facilitar o entendimento de todos.

A segunda edição saiu da gráfica na última semana, já está sendo distribuída pela editora e logo chegará as melhores livrarias. Visite a página oficial do livro para mais informações.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

9 comentários sobre “Blender 3D Guia do Usuário 2º Edição”

  1. Ola Allan, mas se eu que ja tenho a primeira edição comprar ficarei com mais de digamos assim 80% do livro igual não é? Podia lançar um livro menor só com as novidades 🙂

    Abraços..

  2. Oi Henrique,

    Uma porcentagem até maior do livro é muito parecida com a primeira edição. A maior parte das atualizações foi destinada as figuras.

    As outras novidades, eventualmente você vai ver um artigo aqui no Blog falando sobre essas novidades. Então pode ficar tranquilo.

    Abraços

  3. Existe um PDF disponível com as atualizações para os que compraram a primeira edição?

  4. Olá JrezIN,

    Ainda não existe, mas estou fazendo uma relação das páginas necessárias para criar esse PDF. Na próxima semana já deve estar pronto.

    Entre em contato com a Novatec, assim eles podem encaminhar o PDF para você.

    Abraços.

  5. Bom dia, Allan eu tenho pesquisado na intenet sobre o blender,e achei o seu livro , gostaria de saber se nele tem algo sobre Armature e movimento de face(rosto, olhos, etc… ) com exemplos etc…

  6. Fala ae Allan com tanta novidade no 2.46 uma terceira edição seria otimo + vc já deve estar com isso em mente rsrsrs…
    Abraços…

  7. onde q faz pras coisas ficar em modo de edição? mim responde o mais rapido em

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *