Surf`s Up mostra simulação impressionante de água em CG

Vários filmes lançados esse ano estão trazendo avanços significativos para a simulação de água em CG, principalmente ambientes de mar aberto. Caso você não conheça, essa é uma das superfícies mais difíceis de simular em CG, pela sua natureza caótica e complexa. Quem deu a largada foi [fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][BP:257]Piratas do Caribe[/BP] 3, que mostrou efeitos e tomadas em mar aberto, produzidas pela ILM, ou você achava que eles realmente jogaram dois navios piratas em um redemoinho gigante? 🙂

Surf`s Up 01

Uma animação chamada Surf`s Up, que estréia no dia 08/06 nos EUA promete trazer mais uma impressionante simulação no oceano. Após assistir ao trailer, já é possível perceber a qualidade das simulações. O estúdio responsável pela animação é a Dreamworks. Detalhes como a transparência, textura, Spray e espumas foram muito bem simulados.

Surf`s Up água em wire

Surf`s Up água em shade

Surf`s Up água renderizada

O vfxworld.com, produziu uma matéria muito interessante sobre a produção da animação, inclusive com um pequeno documentário mostrando como foi criada a água, espuma e partículas para gerar a simulação. As telas que estão no início desse artigo, foram capturadas desse [BP:257]documentário[/BP]. Recomendo assistir! Clique aqui para visitar o vfxworld.com.

O vídeo com o documentário sobre o Surf`s Up, pode ser acessado aqui.

Pelo visto, o segredo está no material, já que aparentemente a superfície da água não tem absolutamente nada diferente. Mas nunca se sabe o que está por trás dos shaders e Scripts, utilizados para gerar o efeito. Caso você não tenha assistido ao trailer, aqui vai:

Viu como o efeito da água e das ondas está muito bem produzido? Como sempre, nós teremos que esperar um longo tempo para assistir a animação. A data prevista para estréia aqui no Brasil é no dia 26/10, mas os nossos amigos Portugueses podem assistir antes, no dia 02/08. Para mais informações visite o sítio oficial.

Obs: Um detalhe interessante sobre as datas de lançamento. Dois países podem assistir a animação antes mesmo que os americanos. Russos e Ucranianos podem conferir Surf`s Up no dia 07/06, um dia antes que os americanos.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 comentários sobre “Surf`s Up mostra simulação impressionante de água em CG”

  1. He he he vou poder assistir antes aqui em Portugal…. 😉
    Mais uma espetacular materia!

    Abraços,

  2. Quando eu vi a matéria do filme no Fantástico, e vi as cenas da água eu fiquei de boca aberta! O trabalho de efeitos do filme (na matéria tinha passado uma tomada de longe mostrando uma “cachoeira” no oceano e um trecho da luta de Jack Sparrow e o Davi Jones (não sei se é ele mesmo) em cima de um mastro) é impressionante e o filme é sério candidato a ganhar o Oscar de efeitos visuais (apesar do Homem-Aranha 3 ter efeitos impressionantes, este Piratas parece ser bem melhor).

    Vou ver se assisto o filme no cinema!

  3. Quando eu vi a data de lançamento em Portugal, lembrei dos amigos que acompanham o Blog, ai do outro lado do atlântico. Essas datas de lançamento as vezes são difíceis…

    Abraços

  4. Oi Rodrigo,

    Os efeitos do piratas do caribe são muito bem executados. A ILM se superou dessa vez. Principalmente nos personagens “virtuais”. Eu já fui ver o filme no cinema, apesar de ser o mais fraco dos três, o filme é bom.

    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *