Pixie – Renderizador Open Source baseado no RenderMan

Na última semana encontrei um renderizador Open Source baseado no RenderMan da Pixar. Esse renderizador se chama Pixie, sendo totalmente gratuito, como o YafRay. O funcionamento do Pixie é semelhante ao funcionamento do YafRay, em que é necessário exportar um arquivo, para depois acionar o renderizador.

 Pixie

Imagen: Okan Arikan

Mas o que é esse RenderMan? Caso você não conheça, esse é o renderizador da [fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][BP]Pixar[/BP], utilizado em várias produções complexas em conjunto com o [/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][BP]Maya[/BP]. O Pixie é uma opção viável para os artistas que não tem condições de comprar uma solução paga, como o RenderMan.

 O Pixie disponibiliza vários recursos:

  • Iluminação Global
  • Suporte a LOD (Level of Detail, para controle de detalhes nos modelos 3D)
  • Suporte a imagens HDR
  • Renderização em rede
  • Compatível com processadores multi-core e de 64 bits

Para exportar os arquivos do Blender, para o formato do RenderMan é necessário utilizar um Script chamado Blenderman. Faça o download do Blenderman aqui. No futuro, pretendo escrever um tutorial para mostrar todos os passos da integração, entre o Blender e o Pixie.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 comentários sobre “Pixie – Renderizador Open Source baseado no RenderMan”

  1. Allan vou ficar a espera então deste tuto em portugues. Me interessei por este render. Da para renderizar animações também?

    Abraços

  2. Ola Allan, estive no site do Blenderman e os links nao estão funcionando nem do blenderman e nem do patch necessario para as mais novas versões do blender, procurei no blenderartists se alguem sabia de outro lugar para fazer o download mas só encontrei pro blenderman, ou seja, não tenho o patch, sabe de mais algum lugar pra fazer o download?

    Abraços…

  3. Obrigado Allan, mas já estive neste site, e o patch para funcionar nas versões mais recentes não está lá infelizmente, só mesmo o blenderman… Mesmo assim obrigado 😉

  4. Olá Allan.
    Desde o dia em que vi esse artigo estou tentando colocar o Pixie pra rodar com o blender, mas sem sucesso.
    Achei alguns foruns falando sobre o exportador do blender pro Pixie.
    Nos foruns eles não usam o blenderman. Eles usam um blendr2pixie.

    http://blenderartists.org/forum/showthread.php?t=98590

    http://art-atel.com/htm/program/blender/help/htm/site_ren_blend2pix.htm

    Tentei colocar pra funcionar aqui, mas não rolou.

    Eu não entendi como copilar os arquivos que eles pedem.

    Vou ficar ansiosamente aguardando o teu tutorial.

    Mas vou continuar tentando por minha conta tbm!!

    Abraço!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *