Clicky

Projeto CG Sphere

Qual foi a primeira cena que você renderizou quando estava aprendendo a sua

[BP:215]ferramenta 3D[/BP] favorita? Provavelmente foi uma esfera, sobre um plano e com aquela iluminação bacana. Pois essa deve ter sido a primeira cena de muita gente! Para homenagear essa composição tão famosa, existe um projeto interessante chamado de CGSphere.

CG Sphere exemplo

O objetivo do projeto é promover a criatividade de artistas 3D utilizando uma cena simples, como uma esfera sobre um plano. Claro que é possível fazer variações no objeto utilizado com bolas, frutas, peças metálicas ou outras, contanto que o formato lembre uma esfera.

Exemplo CGSphere

Autor: Raad

Para começar a criar a sua cena, existem vários modelos prontos disponíveis no sítio do projeto. Várias ferramentas 3D como [BP:215]3ds Max[/BP], [BP:215]Maya[/BP], [BP]Blender 3D[/BP], [BP]Cinema 4D[/BP] possuem modelos prontos para utilização. Cada um desses modelos apresenta o modelo 3D devidamente criado, câmera posicionada e texturas. Depois de fazer o download, fica a critério de sua imaginação bolar uma cena legal para participar do projeto.

Depois de fazer o download da cena preparada para o Blender, o que vemos é o seguinte:

CG Sphere exemplo Blender 3D

Como você pode perceber, o layout é extremamente simples. Um aspecto que posso destacar em relação à cena, é que a iluminação está muito bem configurada. Isso sem utilizar nenhum tipo de render externo, como o YafRay. Para as pessoas que não forem participar do concurso, só o download do modelo para estudar a iluminação já é interessante. Principalmente se você é uma daquelas pessoas que acredita apenas em Global Illumination, proveniente de render externos como YafRay, Mental Ray e outros.

CG Sphere exemplo render no Blender

Antes de participar, também é importante conhecer as regras do projeto. São apenas 6 regras que devem ser seguidas por todos os participantes. Vou resumir cada uma delas:

  1. Modelagem: Você pode utilizar qualquer modelo 3D, criado com qualquer técnica. Contanto que o resultado final seja semelhante à forma de uma esfera.
  2. Texturas: Você pode alterar as texturas e efeitos do modelo da maneira que achar melhor. O único objeto que não pode sofrer alterações é o plano, posicionado atrás da esfera.
  3. Camera: Não é permitido fazer nenhum tipo de alteração na câmera.
  4. Iluminação: Aqui também é possível realizar qualquer tipo de alteração na iluminação da cena.
  5. Renderização: As únicas restrições impostas no render, são que a imagem deve possuir 800×800 pixels e um aspect ratio de 1 para 1.
  6. Pós-produção: Também é possível utilizar qualquer tipo de edição para melhorar a imagem. Contanto que nenhuma das regras anteriores seja quebrada.

Existe algum prêmio para os participantes? O único prêmio para os participantes é a divulgação do seu trabalho entre outros [BP]artistas 3D[/BP]. Considerando que as imagens mais conceituadas recebem até 4000 visualizações, essa é uma ótima maneira de se fazer conhecer.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 Comentários

  1. Henrique Zorzan 18/06/2007 em 6:19 pm

    Realmente só pelo esquema de iluminação (do blender) vale a pena e ainda ver excelentes trabalhos então! Maravilha! 😉

    Abraços

  2. Allan Brito 19/06/2007 em 2:06 pm

    Mas não deixe de fazer a sua esfera também! hehehe

  3. Henrique Zorzan 19/06/2007 em 6:34 pm

    he he he! Allan, segui teu concelho e estou no concurso das esferas representando o Blender e o Brasil… he he he Grande honra! 😉

    Se quiser ver está aqui meu trabalho…. 😉

    http://www.cgsphere.com/gallery/details/fullsize/?submission_id=3315

  4. Allan Brito 21/06/2007 em 11:27 am

    Ficou muito bom o trabalho!

Deixar Um Comentário