Clicky

Tutorial de animação com Blender: Script gWiggle

Você já tentou criar uma animação em que um objeto precisa realizar a mesma operação, repetidas vezes por um determinado período de tempo? Para quem já passou por isso, esse tipo de animação pode ser produzida de maneira muito mais eficiente, com a utilização de Script`s. Na última semana conheci um Script para o Blender muito interessante chamado de gWiggle, que cria animações seqüenciais para um ou vários objetos. Na verdade a proposta é mais parecida com um “sacudir” os objetos.

O autor do Script se chama g-LuL, e o seu arquivo fonte pode ser copiado nesse endereço: http://sourceforge.net/projects/gwiggle/

Para instalar o Script, você deve descompactar o arquivo “wiggle.gui.py” em qualquer pasta do seu computador. O autor do Script provavelmente esqueceu-se de registrar o gWiggle em uma categoria, para que ele seja listado na janela de Scripts do Blender.

Então será necessário abrir o arquivo no formato de texto, para depois executar o Script com a tecla ALT+P. Escolha a janela Text Window.

gWiggle 01

Assim que a janela estiver acionada, escolha o arquivo do Script e acione a tecla ALT+P.

gWiggle 02

A interface do gWiggle vai aparecer.

gWiggle 03

Funciona da seguinte forma, primeiro você seleciona o objeto e especifica qual será a propriedade que será animada. Por exemplo, podemos escolher a rotação ou escala. Assim que essa propriedade estiver escolhida, ser a hora de determinar quais os eixos alterados. Podemos escolher alterar as propriedades em X, Y ou Z. Caso a animação precise ficar ainda mais caótica é possível escolher os três eixos ao mesmo tempo.

O último passo é escolher a freqüência e amplitude das transformações, que podem ser configuradas na parte inferior das opções do Script.

Para exemplificar melhor o uso da ferramenta, organizei a interface do Blender para que a janela com as curvas IPO apareça na parte inferior da interface. Assim será possível visualizar as curvas e keyframes adicionados pelo Script.

gWiggle 04

Para terminar, configuro o Script da seguinte forma:

gWiggle 05

Mas o que significam essas configurações? A opção na esquerda (Frequency) determina a freqüência com que são adicionados novos keyframes e a opção da direita (Amplitude), controla a variação máxima dos valores utilizados na animação. Veja o gráfico resultante de uma freqüência de 0.1 e uma amplitude de 9.

gWiggle 06

Agora veja o gráfico para uma freqüência de 0.9, com amplitude de 1.

gWiggle 06

Perceberam a diferença? Uma freqüência maior adiciona mais keyframes ao gráfico e uma amplitude menor, faz com que os valores utilizados na animação tenham uma variação menor.

Mas e a animação? Como fica? Acho que para mostrar o resultado da animação, nada melhor do que um vídeo! Então eu gravei um vídeo para mostrar o resultado (Aproveitei para explicar um pouco mais…):

Agora é só começar a animar os seus objetos com o gWiggle, para que tudo fique “sacudindo”.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

14 Comentários

  1. Henrique Zorzan 28/06/2007 em 11:37 am

    Mais uma excelente materia Allan, mais uma novidade pro blender.

    Mas agora fica uma dúvida que pode ser boba talvez algo está me passando e não consigo ver o que é, mas se eu estiver fazendo uma animação que vai do frame 1 ao 500, e lá eu tenho uma cubo que eu queria usar o script wiglle, mas quero que o cubo comece a se mexer randomicamente do frame 400 ao 500 como faço? Pois pelo que vi ele da opção inicial de frame igual a 1 e final ate o 250?

    Abraços

  2. Jorge Kimura Lagunarok 28/06/2007 em 11:39 am

    Valeu, isso vai ser de grande ajuda!!!!!!

  3. Allan Brito 28/06/2007 em 11:49 am

    Você pode editar o frame inicial e final Henrique. Mas antes você precisa configurar o frame inicial e final da animação do Blender com um valor maior que 250. Por exemplo, se você determinar que o a animação no Blender vai até o Frame 600, o Script vai aceitar valores maiores que 250.

    Abraços

  4. Lucio Cavalcanti 30/06/2007 em 1:28 am

    Ótima dica, Allan! E parabéns pela explicação detalhada.

    Esse script será sem dúvida muito útil quando se quiser fazer animações randômicas.
    Vi um outro no blendernation q se assemelha a este, em que a animação é capturada das ondas sonoras de um arquivo “.wav”. Não sei se vc já viu…http://www.blendernation.com/2007/03/31/audio-analysis-script-with-tutorial/

    Achei fascinante, porém tive enorme dificuldade em fazê-lo funcionar. O pessoal tentava me ajudar, mas comentavam coisas como instalar módulo wav em Python, etc…coisa muito sofisticada ainda pra mim….Não consegui….Se lhe interessar seria um bom artigo caso consiga fazer funcionar.

  5. Allan Brito 30/06/2007 em 8:59 am

    Oi Lucio,

    Eu já tinha visto esse script, mas nunca tentei utilizar o mesmo. Pode ser um assunto legal para se fazer um tutorial.

    Vou tentar.

  6. Richard Melchiades 30/06/2007 em 12:31 pm

    Muito útil a dica Allan, obrigado!
    Mas tenho uma dúvida: com esse script, qual o grau de dominio das ações randomicas que temos?
    Por exemplo, quero q a escala de um cubo seja maior que o criado pelo script, há como altera-lo diretamente pelos quadros chaves?
    Valeu

  7. Allan Brito 02/07/2007 em 6:11 pm

    Olá Richard,

    Você pode alterar os valores gerados pelo script sim. Para isso é só entrar no editor de curvas IPO e alterar os keyframes lá.

    abraços

  8. gWiggle Script at BlenderNation 13/07/2007 em 12:56 pm

    […] It`s a lot easier than build this kind of animation frame by frame. To get the script file, visit sourceforge to download it. If you speak Portuguese, there is a tutorial about gWiggle here. […]

  9. antonio carlos 16/03/2008 em 12:13 am

    será que vc poderia me ensinar como fazer uma animação no blender ?
    Desded ja grato !!!

  10. alex 04/01/2009 em 11:19 am

    Ola allan não to conseguindo abri o script a vesão q eu uso e a 2.48 do blender quando vou tenta abri do jeito q vc mostrou ele nao abre aparece um monte de letra como ser fosse codigo de liguagem e posivel q isso ta aconteçendo por causa d minha vesão.

    valeu ate mais.

  11. ricardo senna 02/08/2009 em 4:16 pm

    manu esse video num carrego mais eu fizz……. EXELENTE.

  12. Anderson 24/08/2009 em 10:08 am

    trabalho a 9 anos com autocad em projetos industriais estou tendo uma ideia de colocar meus projetos para visualizar em primeira pessoa como games queria saber qual orientaçao deveria seguir pois estou tentado aprender como exporta arquivos de autocad para alguns jogos como por exemplo levantamento topografico em autocad para o jogo crisys ou farcry voce pode me dar uma dica aguardo respostas

  13. Adalberto 06/10/2009 em 11:26 pm

    Olá Allan.
    Kara, eu instalei o blender no meu pc, o programa é mesmo muito massa meu, e eu com o pouco que teirei dos tutos, estou edifiando uma casa, para pegar mais sobre medias, luzes e aplicação de texts.
    Mas não sei o que há, que depois que meu cunhado fez uma limpeza com um antivírus no meu pc, o blender não funciona direito mais. AO POSICIONAR O CURSOR DENTRO DA 3DVIEW TUDO BEM, MAS SE POSICIONAR FORA, DÁ UMAS ESQUISITICES. Já reinstalei mas nada…
    Pode me ajudar ???
    Adalberto.

  14. Stella 20/06/2010 em 1:04 am

    Alexandre, tudo bem?. Meu nome é Stella e estou em brasília. Preciso fazer uma animação no blender para a faculdade e não estou conseguindo fazer….Já fiz o desenho mais não consigo fazer a animação. Fi um biscoito e tenho que fazer a animação dele fazendo polichinelo e não estou conseguindo. A animação é de 1 minuto apenas. Já peguei vários tutoriais na internet e não consigo fazer. Voce tem como fazer pra min. Vi alguns videos e parece que para quem sabe é muito facil….

    Tenho que entregar na segunda dia 21-06-2010, com os arquivos do blender

    Um Abraço,
    Stella

Deixar Um Comentário