Você já ouviu falar de impressoras 3D? Pois essas são

[BP:131]impressoras[/BP] que conseguem esculpir objetos com base em um modelo tridimensional. Na maioria dos casos o material utilizado para a escultura, pode ser plástico, metal, madeira ou algum polímero sintético. A maior aplicação desse tipo de equipamento é na indústria, para a confecção de protótipos ou auxiliar no desenvolvimento de projetos para novos produtos e equipamentos. As impressoras 3D podem até esculpir maquetes de edificações, transformando uma maquete eletrônica em um modelo real. Provavelmente você nunca deve ter visto uma impressora 3D, devido ao seu custo, que em alguns casos pode chegar a até 20.000 dólares por equipamento.

RepRap Impressora 3D

Isso inviabiliza a aquisição desse tipo de equipamento por instituições de ensino ou empresas de pequeno porte, dificultando também o acesso a estudantes ou profissionais interessados em realizar estudos com novas formas. Para as pessoas que sempre quiseram um equipamento como esse, agora existe uma alternativa de baixo custo! Um projeto chamado de RepRap tem uma proposta inovadora, oferecer uma impressora 3D de código aberto!

Nota: Antes que alguém pergunte qual o endereço para download, devo esclarecer que apenas o conceito e o software utilizado nesse projeto são Open Source! 🙂

O nome RepRap é uma abreviação para Replicating Rapid-Prototyper, em uma tradução literal seria algo como Prototipagem rápida replicável! Mas o que isso quer dizer? Isso significa que essa é uma impressora 3D que pode se replicar! Então ela pode criar cópias dela mesma! Na verdade, como as peças da impressora são compostas de elementos de metal, plástico e madeira, a própria impressora 3D pode construir essas partes para a construção de um novo equipamento. (Não, ainda não estamos chegando perto da [BP:257]Matrix[/BP]!)

Na página do projeto existem instruções sobre como construir o equipamento detalhadamente, além do mais, todo o software que controla a impressora é Open Source. Então o custo para o equipamento fica resumido apenas à construção. Os custos também são muito atraentes, segundo as informações no sítio do projeto, construir uma impressora RepRap custa aproximadamente 400 dólares. Como os materiais selecionados para a construção são de baixo custo, o investimento geral será muito baixo se comparado aos equipamentos mais sofisticados.

Ainda sobre o projeto, podemos verificar como é possível construir o equipamento com esse vídeo, disponível no sítio do projeto:

Como é possível perceber, a velocidade do vídeo está alterada. O tempo total é de 4,5 horas.

Pronto! Agora é só passar na loja de [BP]ferragens[/BP] mais próxima, ler o manual e assistir o vídeo para montar a sua impressora 3D.