Tutorial 3ds max: Ambiente em ruínas

Um tutorial muito interessante foi publicado por um artista chamado Lukasz Szeflinski, mostrando como modelar, texturizar e iluminar um cenário de ruína urbana. Toda a cena foi produzida utilizando o [fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][BP:257]3dsmax e V-Ray[/BP], o tutorial mostra todo o processo de configuração da cena, utilizando imagens e vídeos. Algumas ferramentas extras como o BodyPaint 3D e [BP:257]Photoshop[/BP] foram utilizadas para ajustar as texturas, assim o artista tinha um preview mais detalhado de como ficaria o resultado final.

Tutorial 3ds max

Apesar de o autor omitir algumas partes do processo ao longo do tutorial, como o trabalho de mapeamento com Unwrap, algumas dicas interessantes são mostradas ao longo do trabalho. Por exemplo, o sistema de iluminação com apenas duas fontes de luz no V-Ray. Devo confessar que sempre fico impressionado com a qualidade do Render obtida pelo V-Ray, para ambientes arquitetônicos e cenários. Acho que isso explica o grande domínio que ele exerce no mercado.

Espero que com a próxima versão do YafRay, chamada de Yaf(a)Ray ou seria a versão 0.1.0, provavelmente deve ganhar uma versão RC1 nas próximas semanas, segundo as mensagens nos fóruns do sítio oficial do YafRay. Pelas imagens apresentadas nos testes dos usuários, a qualidade das imagens será muito boa.

Para quem quiser conferir o tutorial, visite essa página: http://www.itsartmag.com/features/ruins/Ruins1.html

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *