Quem está acompanhando o desenvolvimento do YafRay nos últimos meses deve estar ciente que a sua próxima versão usará como base um novo código fonte, abandonando totalmente o YafRay antigo. Esse novo código usa como base uma versão “alternativa”, do YafRay chamada Yaf(a)Ray. Nos fóruns oficiais já estão disponíveis várias versões de testes com o novo código, mas como o projeto ainda está passando por várias mudanças, nenhuma delas recebeu o título de RC1, para um posterior lançamento oficial.

Yaf(a)Ray
Nota: Essa imagem foi produzida com Blender e Yaf(a)Ray, por enricocerica.

Mesmo assim, fiz o download de uma versão ainda preliminar para analisar as diferenças dessa versão para o YafRay normal. Caso você se interesse em fazer o download também, lembre que essa sequer é a versão RC1, podendo sofrer alterações. Para fazer o download, visite esse tópico no fórum oficial do YafRay. A compilação de testes (Windows), está em uma mensagem do usuário Lynx.Será necessário fazer o download do instalador do Yaf(a)Ray e do

[BP:257]Blender[/BP] com algumas modificações.

A principio a interface do Blender e os comandos do YafRay não sofreram nenhum tipo de modificação. Mas, a diferença está em um Script de configuração do Yaf(a)Ray, acessado pela janela de Scripts do Blender, no grupo Render.

Blender Scripts

Depois que acionamos esse Script, que faz a comunicação com o Yaf(a)Ray, na parte superior da janela veremos os botões de seleção para as funções do Yaf(a)Ray. Agora é que diversão começa! Assim que selecionamos um dos botões, as novas opções de configuração aparecem.

Blender Scripts

Por exemplo, nas opções de renderização é possível verificar como o processo agora ficará mais detalhado. O controle sobre os aspectos do render será muito maior.

Blender e Yaf(a)Ray

Aqui temos as opções de materiais, que também estão muito mais detalhadas.

Blender e Yaf(a)Ray

Por último, temos um botão de mostra às opções de configuração para os materiais, luzes ou a câmera. Primeiro precisamos selecionar um desses objetos e acionar o botão. As opções exibidas no menu estão contextualizadas com o objeto selecionado. Então se selecionarmos uma [BP]câmera[/BP], veremos apenas as opções de câmera.

Blender e Yaf(a)Ray

Agora você já está sabendo quais são, algumas das mudanças na interface e o funcionamento do Yaf(a)Ray. Pelo menos sabe o local dos controles. Como essa ainda não é a versão final, mudanças podem acontecer. Assim que a versão RC1 sair, escrevo um tutorial mostrando como utilizar esse novo YafRay.