Yaf(a)Ray está próximo do RC1

Quem está acompanhando o desenvolvimento do YafRay nos últimos meses deve estar ciente que a sua próxima versão usará como base um novo código fonte, abandonando totalmente o YafRay antigo. Esse novo código usa como base uma versão “alternativa”, do YafRay chamada Yaf(a)Ray. Nos fóruns oficiais já estão disponíveis várias versões de testes com o novo código, mas como o projeto ainda está passando por várias mudanças, nenhuma delas recebeu o título de RC1, para um posterior lançamento oficial.

Yaf(a)Ray
Nota: Essa imagem foi produzida com Blender e Yaf(a)Ray, por enricocerica.

Mesmo assim, fiz o download de uma versão ainda preliminar para analisar as diferenças dessa versão para o YafRay normal. Caso você se interesse em fazer o download também, lembre que essa sequer é a versão RC1, podendo sofrer alterações. Para fazer o download, visite esse tópico no fórum oficial do YafRay. A compilação de testes (Windows), está em uma mensagem do usuário Lynx.Será necessário fazer o download do instalador do Yaf(a)Ray e do [fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][BP:257]Blender[/BP] com algumas modificações.

A principio a interface do Blender e os comandos do YafRay não sofreram nenhum tipo de modificação. Mas, a diferença está em um Script de configuração do Yaf(a)Ray, acessado pela janela de Scripts do Blender, no grupo Render.

Blender Scripts

Depois que acionamos esse Script, que faz a comunicação com o Yaf(a)Ray, na parte superior da janela veremos os botões de seleção para as funções do Yaf(a)Ray. Agora é que diversão começa! Assim que selecionamos um dos botões, as novas opções de configuração aparecem.

Blender Scripts

Por exemplo, nas opções de renderização é possível verificar como o processo agora ficará mais detalhado. O controle sobre os aspectos do render será muito maior.

Blender e Yaf(a)Ray

Aqui temos as opções de materiais, que também estão muito mais detalhadas.

Blender e Yaf(a)Ray

Por último, temos um botão de mostra às opções de configuração para os materiais, luzes ou a câmera. Primeiro precisamos selecionar um desses objetos e acionar o botão. As opções exibidas no menu estão contextualizadas com o objeto selecionado. Então se selecionarmos uma [BP]câmera[/BP], veremos apenas as opções de câmera.

Blender e Yaf(a)Ray

Agora você já está sabendo quais são, algumas das mudanças na interface e o funcionamento do Yaf(a)Ray. Pelo menos sabe o local dos controles. Como essa ainda não é a versão final, mudanças podem acontecer. Assim que a versão RC1 sair, escrevo um tutorial mostrando como utilizar esse novo YafRay.[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

8 comentários sobre “Yaf(a)Ray está próximo do RC1”

  1. Experimentei e o render (yafaray) sai todo branco (usei o AO), nenhum material apareceu… Então a janela de settings do yafray que esta integrada no blender não precisamos mexer em mais nada? É só configurar pela nova janela de exportação?

    Abraços

  2. Tomara que esse novo código facilite as atualizações do YafRay. Segundo os desenvolvedores o código fonte antigo estava dificultando o processo.

    Sem falar que agora existem mais recursos!

    Henrique: Você tem que desligar o AO.

  3. Li sobre a intenção dessa reformulação do código há um bom tempo já. Até desisti de esperar. Mas que bom q finalmente está saindo. Lembro q na época existia a expectativa que com essa reformulação, pudessemos animar com o YafRay sem falhas.

    Vocês sabem se já é possível animar agora?

  4. Oi Lucio,

    Eu não encontrei nenhuma referencia sobre novidades para animação. Mas como ele aina está em desenvolvimento, talvez o problema dos phótons randomicos seja alterado ainda. Esse é o problema para animações, que faz cada frame ser ligeiramente diferente do outro em animação.

    Vamos aguardar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *