Mechdroid: Projeto de jogo desenvolvido com Blender

Uma das partes que mais gera interesse no Blender é a sua Game Engine integrada, que permite a praticamente qualquer pessoa criar um jogo em 3D, sem a necessidade de escrever uma [BP:215]linha de código[/BP]. Tudo pode ser criado com os chamados Blocos de lógica. Todas as palestras e apresentações que preciso fazer sobre o Blender, esse é um dos temas que gera mais interesse na platéia. Depois das apresentações tenho que ficar respondendo a várias dúvidas sobre os procedimentos para a criação de um jogo completo no Blender. Mesmo sendo uma das áreas mais procuradas, a documentação da Game Engine ainda é muito precária, ficando boa parte do trabalho de pesquisa por parte do usuário.

Mechdroid

Apesar de possuir pouca documentação como livros, existem vários exemplos de jogos criados com o Blender que são disponibilizados pelos seus autores. Como é o caso do projeto Mechdroid, que apesar de possuir um conceito extremamente simples, incentiva aos jogadores a fazer modificações no jogo para torná-lo melhor.

O conceito do jogo é o seguinte, você deve controlar um pequeno robô, para que ele empurre alguns cubos blocos. Mas qual o desafio do jogo? Bem, você deve tomar cuidado para não gastar todo o combustível do robô, antes que todos os blocos sejam posicionados na plataforma. Achou simples? O que você acha de melhorar o jogo? Os arquivos .blend estão todos lá, disponíveis para download. Assim como os arquivos de áudio e as texturas utilizadas no jogo, os arquivos com os modelos 3D individuais do robô, também podem ser copiados.

Além do Blender, foram usados o Audacity e o [BP:215]Gimp[/BP] para a produção do jogo. “O autor do jogo se chama Francisco Ortiz, que pelo visto é aqui do Brasil, já que o sítio do jogo está hospedado em um domínio “.br”.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Mechdroid: Projeto de jogo desenvolvido com Blender”

  1. O autor é brasileiro mesmo… é um amigão meu, e um grande conhecedor do blender game engine, e costuma ministrar oficinas de blender em algumas unidades do SESC de São Paulo… Este jogo é um grande projeto dele, o gameplay foi estudado minuciosamente. Se você se interessar no game engine, esses arquivos . blend são uma lição que vale ouro…

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