No início da semana recebi um e-mail com uma dúvida, que acredito ser comum entre os profissionais que estão começando na área gráfica. No e-mail fui questionado se era indicado para uma pessoa que está almejando um trabalho como artista gráfico, seja ele 2D ou 3D, uma certificação. Isso adiciona alguma coisa ao currículo? A pessoa queria fazer cursos para buscar as certificações da Autodesk e Adobe.

Diploma

Respondi ao e-mail com a resposta que costumo passar para os meus alunos, um bom portfólio é muito melhor do que uma dezena de certificações. Em outras áreas como desenvolvimento, as certificações são muito importantes, já que elas mostram que o profissional possui grande conhecimento técnico sobre o assunto. Mas na nossa área, esse tipo de certificação não agrega muito valor. Lembro que certa vez li um livro que dava dicas sobre como passar na certificação Flash Designer. As perguntas eram do tipo “qual a ferramenta que cria linhas de maior tamanho em bytes?”, então precisávamos escolher entre as opções Pencil Tool, Line Tool e outras.

Isso não adiciona nada ao trabalho de um designer, prefiro muito mais alguém que tenha habilidade artística para desenho ou que consiga aplicar cores e gradientes para ilustração. Posso dizer por experiência própria, que já conheci muitas pessoas com bom conhecimento técnico, mas sem nenhuma aptidão artística e o contrário também. Para o mercado, na maioria dos casos a aptidão artística é mais desejada por empregadores. Mas o que fazer então? Se você quiser realmente fazer um curso, porque não fazer uma graduação? Você pode até aprender pouco na faculdade, no que diz respeito à parte técnica, mas com certeza um diploma de um curso de graduação pesa em qualquer currículo.

Conheço profissionais que tem uma habilidade artística muito grande, mas que não conseguem crescer profissionalmente porque não têm um diploma de curso superior. Posições como; diretor de arte ou diretor de criação, dificilmente são ocupadas por pessoas que não possuem um curso superior.

Então para finalizar, se você quiser realmente buscar uma melhor posição no mercado, sugiro as seguintes ações:

  • Se concentre em um bom portfólio, ele será o seu cartão de visitas
  • Quer fazer um curso? O investimento em um curso superior trás melhores resultados no longo prazo
  • Quer aprender uma ferramenta nova? Se atualizar? Então um curso de certificação pode ser útil.

Pense nisso, quem sabe você também tenha essa dúvida.