Clicky

Renderização com materiais em Wireframe no Blender

Você já tentou fazer uma renderização em que o Wireframe (arame) dos objetos fique evidente? Essa é uma técnica clássica, em que você cria um material sobreposto ao objeto original, depois configuramos esse material como sendo do tipo Wire e para finalizar, aumentamos um pouco a escala dessa cópia, com o material em arame. Esse é o truque, que em algumas ocasiões pode dar um pouco de trabalho, mas geralmente funciona. Para economizar no trabalho de edição, existe um Script em Python que já faz todo o trabalho de sobreposição e configuração do material. O autor do Script se chama Francois Gueguen, para fazer o download da versão 1.2, visite esse endereço.

Blender Wire

Assim que você fizer o download do Script, copie o arquivo no diretório de Scripts do Blender. Para abrir a ferramenta, utilize a Scripts Window, no campo Misc nós encontraremos a opção para acionar o Rendu complet avec Wire. (Sim, está em Francês)

Render Wire

A interface do Script é simples, contando com um seletor de linguagens na parte superior. Então não precisamos nos preocupar em traduzir palavras do Francês.

Render Wire

As opções do Script são as seguintes:

  • Select Objects: Esse combo box permite determinar quais os objetos devem ser copiados e sobrepostos aos seus originais. Temos três opções, a primeira é Selected Objects, que copia apenas os objetos selecionados. As outras opções são All objects e objects on the active layers, que copiam todos os objetos ou os objetos nos Layers ativos, respectivamente.
  • Subsurf: Aqui podemos definir o nível do modificador Subsurf que será aplicado na cópia sobreposta. Caso o objeto original já tenha um subsurf, colocando 0 será utilizado mesmo índice do modificador aplicado ao objeto. Colocando 2, será aplicado um subsurf com índice 2 ao objeto.
  • ZOffset: Aqui nós podemos controlar o valor do ZOffset, que determina se podemos ou não visualizar as linhas do arame na parte posterior dos planos. Quando maior for o valor, mais partes do arame são visíveis, passando uma impressão semelhante a uma transparência.
  • Generate: Quando tudo estiver configurado, pressione esse botão para acionar o script e gerar a cópia.
  • Select: Aqui temos uma maneira rápida de selecionar as cópias geradas com a opção Generate.
  • Delete the copies: Com essa opção podemos apagar as cópias geradas pela opção Generate.

As opções do Script são simples, como você deve ter percebido não existe muito segredo na sua utilização. Vamos aplicar o Script em um objeto, para exemplificar. Primeiro, selecionamos o objeto que vai receber a cópia sobreposta, pode ser qualquer objeto. Formas orgânicas geram um resultado melhor. Após selecionar esse objeto, escolha as configurações para o plugin e pressione Generate.

Pronto! Agora é só pressionar F12 para começar a renderizar.

Render Wire Avião

2013-07-11T09:46:33+00:00 By |Blender 3D, Blender Scripts|6 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 Comentários

  1. Rodrigo Flausino 27/07/2007 em 2:13 pm

    Interessante o tutorial. Vou tentar implementar neste final de semana (pelo menos para eu fazer numa esfera básica 😛 ).

  2. Allan Brito 01/08/2007 em 10:23 am

    não tem erro, é muito simples o Script!

    Você conseguiu?

  3. thyago hills 10/08/2008 em 6:26 pm

    Caro,Alan Brito hoje fui testar o link estava quebrado, mas agora pergunto tem como renderizar só os wireframes tipo aquelas maquetes 3d de filmes de espiões somente os wireframes?

    Aguardo respostas.

  4. cristian meyer 23/12/2008 em 9:10 am

    tenho uma dúvida sobre visualização, vejo em vários tutoriais, usam o subsurf misturado com o solid.
    explicarei melhor.
    quando coloco no modo de visualisação solid
    e subsurf aplicado eu vejo a malha original, com suas faces etc. e vejo a”alma” com formas arredondadas pelo subsurf.
    como arrumo isto?

  5. Paulo Ezequias 24/02/2010 em 6:23 pm

    Caro amigo Allan… Li sobre esse script e achei mto interessante. Venho a varios dias procurando uma maneira de renderizar meus projetos em wireframe. Porém não estou conseguindo baixar esse script.. na realidade o link manda prum site todo em frances.. e naum encontro nada do script.
    Existe outro site que contenha esse script?

    Valeu meu brother.. abrazz!!!!

  6. roberto magalhães da silva 15/12/2010 em 12:17 am

    olá Allan! Seguinte: aconteceu o mesmo comigo.
    o link direcionou para um site francês como foi dito e não tem nada indique o download do mesmo.

    Preciso muito meu caro! abraço cara!

Deixar Um Comentário