Já escrevi algumas vezes aqui sobre o LightWave, mas nada muito detalhado sobre a sua utilização. Algumas pessoas me mandam e-mails pedindo um tutorial básico sobre como começar a utilizar essa ferramenta. Bem, infelizmente o LightWave é uma ferramenta paga e a Newtek não disponibiliza nenhuma opção do tipo Personal Learning Edition. Apenas uma versão de testes que funciona por 30 dias. Instalei essa versão no meu computador, mas ela já expirou. Caso você não conheça, o LightWave é uma suíte 3D, capaz de produzir animações e efeitos especiais de alta qualidade. Os seus recursos são aplicados em várias produções como o filme [BP:257]300[/BP] e o seriado [BP:257]24 horas[/BP].

Estava fazendo uma pesquisa sobre outro tema, quando descobri esse vídeo que mostra alguns comandos básicos do LightWave, para modelagem:

Repare que a interface dele lembra um pouco a do Blender, já que é repleta de botões de texto e poucos ícones. As cores também são muito parecidas.

Esse vídeo mostra a utilização do Modeler, que é a parte do LightWave responsável pela modelagem, para a criação de uma cadeira. Pode parecer simples, mas durante o processo o autor do vídeo mostra como realizar as seguintes tarefas:

  • Navegar em 3D
  • Zoom
  • Criar objetos
  • Transformar objetos
  • Utilizar os Layers
  • Modos de visualização arame e shade

Como o vídeo não possui áudio, não podemos saber se autor utilizou atalhos de teclado. Mas pelo que eu me lembro do pouco que utilizei a ferramenta, eles existem. O que vemos no vídeo ao prestar um pouco de atenção, são os pequenos ícones na parte superior das janelas para visualização. Esses ícones permitem que os comandos possam ser acionados apenas com um clique. Assim como as opções de manipulação, que foram acionadas várias vezes para aplicar escala e translação.

Caso você tenha ficado curioso, recomendo fazer o download do LightWave para testá-lo gratuitamente por 30 dias. Essa é na minha opção a ferramenta 3D como o melhor render do mercado, a qualidade da Iluminação Global e da Radiosidade produzidas por ele são fantásticos. Para fazer o download, visite o sítio da Newtek.