O portal 3dm3.com publicou mais um tutorial de 3ds Max, mostrando o processo de modelagem e configuração de uma cena com um carro, nesse caso uma BMW Z4i. A

[BP:215]modelagem automotiva[/BP] é realizada com base em referências reais do carro, ilustrações ajudam o artista a criar um modelo mais proporcional. O artista responsável pela modelagem se chama Mohamed Abuyhia do Egito, que por sinal fez um belíssimo trabalho de modelagem e composição para essa cena.

3ds max e v-ray

O tutorial é bem segmentado, mostrando todo o fluxo de trabalho para o artista. Mesmo que você não utilize o 3ds Max, podemos utilizar o fluxo do trabalho como referencia, para aplicar em outras ferramentas. O trabalho de Mohamed é dividido nas seguintes fases:

  1. Configuração das referências: Aqui o artista posiciona as imagens de referência que firam aplicadas como texturas em planos. Assim ele pode modelar usando as imagens como referência visual.
  2. Modelagem da carroceria: Assim que as imagens estiverem posicionadas, o artista passa a modelar a parte frontal do carro. A técnica que ele utilizar é a extrusão de arestas, também conhecida como edge modeling.
  3. Extrude, Mover e escalonar: Essa técnica envolve o uso maciço de extrusões e deslocamento de arestas. Assim que uma nova aresta é criada, ela precisa ser “soldada” a outra aresta, para formar um plano completo, isso é feito com a ferramenta Merge. Para arredondar os cantos da carroceria, o artista seleciona as arestas e aplica um Chamfer.
  4. Repita a técnica: Para criar as outras partes do cenário e do carro, o artista utiliza a mesma técnica.
  5. Texturas: Para as texturas, foi usado macicamente mapa de opacidade nas imagens. Para as pessoas que quiserem conhecer a configuração de materiais e texturas no V-Ray, Mohamed mostra vários parâmetros utilizados no carro.
  6. Iluminação: Qual o segredo dessa renderização hiper realista? A iluminação da cena foi toda feita com HDRI, que é um tipo de iluminação baseada em imagens. Essas imagens, além de fornecer a iluminação funcionam como mapa de reflexão. Quem tiver o cuidado de observar a imagem HDRI usada na iluminação, vai perceber que os mesmos elementos da imagem estão refletidos nos vidros e lataria do carro.

É isso, esse foi o fluxo de trabalho, veja que a segmentação do trabalho é bem clara. Caso você tenha interesse em conhecer as configurações e opções do V-Ray para criar essa cena, recomendo uma visita ao 3dm3.com para conferir o tutorial completo. Mesmo que você não utilize o [BP:215]3ds Max[/BP] ou V-Ray, visite o tutorial para conhecer novas técnicas, quem sabe você não aplica o mesmo fluxo de trabalho no Blender e YafRay, para criar um modelo semelhante?