Curta-metragem em animação: A Gentlemen’s Duel

Já faz umas duas semanas que escrevi um artigo falando sobre o novo curta-metragem em animação do Blur Studio, chamado A Gentlemen's Duel. Encontrei um link para o vídeo no Youtube e vou publicá-lo aqui, caso você não tenha assistido a essa animação, essa é a sua chance! Com mais esse curta, o Blur Studio dá mais um grande passo antes de se aventurar na produção de um longa-metragem em animação. Mas porque eles não fazem um longa-metragem direto? Essas animações de curta duração podem parecer sem propósito, ou até coisa de louco, já que toda a parte financeira da animação foi bancada com recursos próprios. Mas ai é que você se engana, esses vídeos têm um propósito claro! Eles estão treinando, para conseguir dominar o processo criativo. Passar uma idéia para uma animação não é nada fácil! Ainda mais se eles querem entrar para o mercado de longas-metragens, com concorrentes como a Pixar.

Deixando um pouco a conversa de lado, assista a animação:

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][youtube]http://www.youtube.com/watch?v=0XW4KpQvEKM

Devo dizer que em termos técnicos, essa animação está muito melhor produzida que os curtas-metragens anteriores. Será que isso é reflexo da mudança de plataforma?

Toda essa animação foi produzida utilizando o Softimage XSI, que é a nova plataforma de animação do estúdio. Durante muito tempo o Blur Studio utilizou única e exclusivamente o [BP:215]3ds Max[/BP], mas agora eles migraram todo o seu processo de trabalho para o XSI. Existe até uma entrevista, publicada no sítio da Softimage, falando sobre essa migração. Claro que o texto enfatiza as vantagens do Softimage, frente à plataforma tecnológica utilizada anteriormente (3ds Max). Esses foram os pontos positivos, que foram exaltados pelo pessoal do Blur Studio, sobre o Softimage XSI:

  • Perfeita compatibilidade com outros formatos;
  • Grande diversidade de ferramentas para animação
  • Estabilidade
  • Capacidade elevada no processamento de grande volume de dados

Seria essa uma alfinetada na [BP:215]Autodesk[/BP]? Bem, com certeza será uma perda considerável para a base de usuários, já que os trabalhos produzidos com o Max, pelo Blur Studio sempre eram referência para a própria Autodesk. Porque será que eles não migraram para o Maya? Será que não houve algum interesse comercial? Ou até quem sabe um incentivo por parte da Softimage? Nesse mercado, em que o portfólio de animações produzidas com uma ferramenta, pode atrair mais consumidores, sempre é de se duvidar dessas alterações na base tecnológica.

A única coisa com a qual nós podemos nos contentar é que; a animação é muito boa!

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “Curta-metragem em animação: A Gentlemen’s Duel”

  1. SHOWWWWWWWWWWWWWW!!!!

    muito boa mesmo!! em todos os aspectos!

    realmente se eles investirem em longas a Pixar ganhou um concorrente de peso…

    bom pra nois!

    ;p

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *