Showreel do Blender para a Siggraph 2007

No último sábado começou a Siggraph 2007, para ilustrar o trabalho do Blender, foi compilado um vídeoclip com alguns dos melhores trabalhos desenvolvidos no Blender. Esse vídeo será apresentado como o Showreel do Blender 2007. Devo confessar que apesar dos trabalhos apresentados serem muito bons, esperava mais dos artistas. Muita gente boa, que anda produzindo animações de qualidade, não entrou no vídeo. Em alguns pontos, até parece que as imagens estáticas têm melhor qualidade. As animações ficaram devendo em muito, principalmente quando vamos analisar muito material que vem sendo produzido aqui no Brasil.

Alguns dos nomes que estão produzindo animações de qualidade com o Blender, mas não entraram no Showreel são Victor Silva, Lúcio Cavalcanti e Virgilio Vasconcelos. Infelizmente o Victor Silva ainda não tomou vergonha na cara para fazer um site, mas posso garantir que ele está desenvolvendo trabalhos fantásticos com animação de personagens, um deles até já saiu na primeira página da 3dtotal.com.

Eu sei que existem mais pessoas desenvolvendo animações com o Blender, mas então me questionei, porque esse pessoal não está no Showreel? Será que eles não mandaram os arquivos para a inclusão das animações? Lembrem que esse vídeo será exibido na Siggraph, então é a maneira mais rápida e “barata” de divulgar o seu trabalho para um público altamente especializado.

Depois de me questionar sobre isso, me surgiu uma idéia. Porque não organizar uma Showreel do Blender para esses artistas de língua portuguesa? Não podemos esquecer-nos dos nossos amigos de Portugal! O que vocês acham? Claro que isso não poderia ser exibido na Siggraph, mas seria uma maneira de divulgar os excelentes trabalhos em animação desenvolvidos com o Blender por usuários de língua portuguesa. Se for por falta de iniciativa que isso nunca foi feito, me proponho até a organizar os vídeos e fazer a divulgação com o pessoal da fundação Blender.

Lembrem que o trabalho desenvolvido no Blender é livre para usos comerciais, então você não precisa ficar com medo em divulgar o seu trabalho. Ainda mais se ele for de qualidade! Sempre estou recebendo e-mails de pessoas interessadas em divulgar alguma animação ou renderização. Pois essa é a oportunidade!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

9 comentários sobre “Showreel do Blender para a Siggraph 2007”

  1. Eu acabei de baixar a revista procedural 6. Lá existe uma nota que na SIGGRAPH 2007 será apresentado um projeto para o Blender que se trata de um sistema de auto Rigging e skinning.
    No link abaixo é possível baixar arquivos de testes e obter mais informações:

    http://www.graphicall.org

  2. Allan,

    Vou levar o seu puxão de orelha como um incentivo a mais para fazer um site com meus trabalhos, hehe. Achei excelente a idéia do Showreel do Blender para artistas de língua portuguesa, porque muitos desconhecem a alta qualidade dos trabalhos desenvolvidos em Blender pelos artistas brasileiros. Estou à disposição para contribuir com o que for preciso para levar essa idéia adiante.

    Forte abraço!

  3. Oi, Allan!

    Antes de mais nada, muito obrigado pelos comentários a respeito de meus trabalhos e pelo link para o meu site! =D

    Conheci os trabalhos do Lúcio Cavalcanti por um post seu no BlenderNation, e são realmente muito bons. Fiquei curioso quanto aos do Victor Silva. Tomara mesmo que ele coloque no ar um site, que seria – inclusive – muito bom para ampliar a visibilidade dos bons trabalhos daqui.

    Eu queria bastante enviar trabalhos para serem compilados nesse vídeo, mas ao ler o post no fórum BlenderArtists (http://blenderartists.org/forum/showthread.php?t=101801 ), foi explicado que a resolução dos trabalhos deveria ser uma das seguintes: 2560×1600, 1920×1200, 1920×1080, 1600×1200, 1280×1024 ou 1366×768

    Não sei se isso foi respeitado pelas outras submissões, mas pra mim ficaria impraticável renderizar novamente meus trabalhos em uma resolução tão alta. =P

    Eu também estou à disposição pra contribuir com esta ótima idéia do showreel tupiniquim.

    Abraços

  4. Excelente idéia Allan, apesar de eu estar muito longe de animações e renderizações espetaculares acho que se deve mostrar bem o valor que se tem no Brasil, e para comunidade Blender portuguesa tambem vai ser muito bom, ate porque há pouco tempo foi criado o primeiro forum portugues sobre blender, estão até fazendo um concurso aqui sobre um personagem que é um icone para Portugal, chamado Zé Povinho… 😉

    Abraços…

  5. E aí Allan!
    Acho uma ótima iniciativa! Comecei com o Blender acho que em fevereiro desse ano, não tenho nenhum render final nem nada, mas chegarei lá! E isso serve como uma bela iniciativa!

    Abraço!

  6. @Victor: É isso mesmo! Você fica detonando ai nas animações de personagens mas escondendo de todo mundo. Assim fica complicado mesmo.

    @Virgilio: Realmente nessas resoluções fica complicado. Qualquer pessoa com um trabalho pronto em resoluções menores não vai querer mesmo refazer o processo de render. Acho que para esses propósitos, resolução de DVD é suficiente.

    @Henrique: Mas você também pode participar sim Henrique! Manda os seus trabalhos, mesmo que sejam renderizações 2D.

    @todos: Obrigado pelo apoio pessoal. A idéia é apresentar o vídeo para os participantes de Blender PRO 2007, que será o primeiro encontro Brasileiro de usuários de Blender. Precisamos apoiar a realização do congresso. A maneira mais fácil é apresentar o potencial do Blender como ferramenta de animação.

  7. Opa Pessoal, só agora q vi esse post e espero q apesar de antigo, entre na caixa de entrada de todos. Concordo com tudo q Allan comentou sobre a qualidade do Reel do Blender pra a siggraph…acho q tem deixado a desejar, pois tem muitos trabalhos legais q não estão lá.

    Infelizamente com os compromissos de trabalhar e fazer faculdade não me restaram tempo nem pra respirar, mas agora q terminei a facul, pretendo retornar com meus projetos pessoais e daí poderíamos colocar em prática essa maravilhosa iniciativa de Allan de reunir os trabalhos em língua portuguesa. O pouco q tenho acompanhado dos trabalhos do pessoal citado aí é de alto nível mesmo….inclusive do Henrique, q apesar de ser fotógrafo tb tem muito talento no 3D.

    Boa a puxada de orelha de Allan em Victor! rsrsrs…Há muitos meses atrás ele me mostrou um ou outro trabalho muito interessante e imagino o nível q já deva ter hj….infelizmente ta faltando divulgar…tb acho q ta escodendo o jogo, q é pra chegar surpreendendo….rsrsrs….é bem capaz de ele estar criando um longa melhor q os da pixar. Aguardem!

  8. Realmente esta é uma idéia excelente do Allan que deveriamos dar continuidade. Acho que agora tenho 1 ou 2 trabalhos que poderiam entrar (he he he) e estar do lado de feras no blender como Allan, Virgilio, o Lucio e outros (incluindo o Victor Silva que fiquei curioso de ver seus trabalhos) era uma honra no Showreel Tupiniquim (É gostei da ideia do tupiniquim do virgilio he he he). bem estou disposto a ajudar no que for preciso 😉 Vamos lá mostrar ao mundo do que os “Brasucas” são capazes 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *