No último sábado começou a Siggraph 2007, para ilustrar o trabalho do Blender, foi compilado um vídeoclip com alguns dos melhores trabalhos desenvolvidos no Blender. Esse vídeo será apresentado como o Showreel do Blender 2007. Devo confessar que apesar dos trabalhos apresentados serem muito bons, esperava mais dos artistas. Muita gente boa, que anda produzindo animações de qualidade, não entrou no vídeo. Em alguns pontos, até parece que as imagens estáticas têm melhor qualidade. As animações ficaram devendo em muito, principalmente quando vamos analisar muito material que vem sendo produzido aqui no Brasil.

Alguns dos nomes que estão produzindo animações de qualidade com o Blender, mas não entraram no Showreel são Victor Silva, Lúcio Cavalcanti e Virgilio Vasconcelos. Infelizmente o Victor Silva ainda não tomou vergonha na cara para fazer um site, mas posso garantir que ele está desenvolvendo trabalhos fantásticos com animação de personagens, um deles até já saiu na primeira página da 3dtotal.com.

Eu sei que existem mais pessoas desenvolvendo animações com o Blender, mas então me questionei, porque esse pessoal não está no Showreel? Será que eles não mandaram os arquivos para a inclusão das animações? Lembrem que esse vídeo será exibido na Siggraph, então é a maneira mais rápida e “barata” de divulgar o seu trabalho para um público altamente especializado.

Depois de me questionar sobre isso, me surgiu uma idéia. Porque não organizar uma Showreel do Blender para esses artistas de língua portuguesa? Não podemos esquecer-nos dos nossos amigos de Portugal! O que vocês acham? Claro que isso não poderia ser exibido na Siggraph, mas seria uma maneira de divulgar os excelentes trabalhos em animação desenvolvidos com o Blender por usuários de língua portuguesa. Se for por falta de iniciativa que isso nunca foi feito, me proponho até a organizar os vídeos e fazer a divulgação com o pessoal da fundação Blender.

Lembrem que o trabalho desenvolvido no Blender é livre para usos comerciais, então você não precisa ficar com medo em divulgar o seu trabalho. Ainda mais se ele for de qualidade! Sempre estou recebendo e-mails de pessoas interessadas em divulgar alguma animação ou renderização. Pois essa é a oportunidade!