Clicky

Tutorial Inkscape: Interface

Você já ouviu falar sobre o Inkscape? Essa é uma ferramenta de ilustração vetorial de código aberto que pode ser instalada em ambientes Windows, Linux e Mac. Existem várias opções de ferramentas de ilustração de código aberto, mas em minha opinião o Inkscape é o mais acessível, por estar disponível em várias plataformas, os usuários que preferem utilizar sistemas operacionais que não sejam o Linux, podemo utilizar a ferramenta facilmente, de maneira semelhante ao

[BP:215]Blender[/BP]. Por falar em ferramenta 3D, todos os usuários que trabalham com o Blender deveriam conhecer uma ferramenta como o Inkscape, principalmente para criar Layouts para impressão.

Caso você não saiba, praticamente nenhuma ferramenta 3D possui opção para imprimir as imagens geradas na renderização. Isso pode até parecer engraçado, lembro que uma vez estava ministrando aula sobre o [BP:215]3ds Max[/BP] e um aluno me perguntou como fazia para imprimir a imagem, então expliquei que ele não tinha essa opção, seria necessário abrir a imagem renderizada em outra ferramenta, para gerar o layout de impressão. Na mesma hora o aluno comentou com o colega do lado, que programa fraquinho!

Como seu que é importante conhecer uma ferramenta como essa, resolvi escrever um pequeno tutorial, mostrando como funciona a interface do Inkscape e depois em outros artigos, mostrar mais algumas opções do programa. Assim todos podem gerar os seus layouts para impressão.

Antes de começar o tutorial, será necessário fazer o download do Inkscape. Uma boa notícia para as pessoas que preferem ferramentas em português, o Inkscape está disponível em nossa língua.

Depois de instalar a ferramenta, abrimos o Inkscape para visualizar a sua interface, exibida na imagem abaixo:

Inkscape - Interface

Quem já utilizou alguma vez o [BP:215]Corel Draw[/BP], pode perceber uma grande semelhança entre as interfaces das duas ferramentas. Então, para os usuários que tenham alguma experiência com a ilustração vetorial no Corel, as ferramentas do Inkscape devem ser familiares.

Vejamos o que cada uma dessas partes da interface do Inkscape faz:

  • Caixa de ferramentas: Nessa parte da interface, encontramos as ferramentas de desenho como as opções para desenhar retângulos e círculos, além de textos e traços livres. Uma ferramenta importante nessa parte da interface é a ferramenta de seleção, representada por uma seta preta. Com essa ferramenta podemos selecionar os objetos e os nós das curvas que criamos.
  • Paleta de controle: Aqui encontramos opções para alterar as configurações das ferramentas acionadas na caixa de ferramentas. Por exemplo, quando acionamos a ferramenta para criar retângulos é possível determinar o tamanho dos retângulos.
  • Comandos: Essa barra de ferramentas oferece alguns comandos básicos para o Inkscape, como agrupamento de objetos, salvar documentos e imprimir.
  • Cores: Nessa opção podemos visualizar as informações de cor para qualquer objeto selecionado na área de desenho do Inkscape. Logo ao lado dessas indicações, podemos alterar a opacidade mestre dos objetos no campo marcado com a letra O.
  • Área de desenho: Como você pode perceber, essa é a área em que literalmente desenhamos objetos no Inkscape. Já que estamos trabalhando com Layouts para impressão, uma folha sempre vai representar a área de desenho.
  • Paleta de cores: Aqui podemos selecionar de maneira rápida as cores que devem ser aplicadas nos objetos. Para aplicar uma cor, selecione o objeto e clique com o botão esquerdo do mouse sobre a cor desejada.
  • Camadas: Nessa parte da interface, podemos controlar as camadas de desenho. Por exemplo, escolhemos a camada ativa e se essa camada está visível. Outra opção muito útil é a de travar a edição de uma camada.
  • Zoom: Para finalizar, temos na direita o controle de Zoom. Com ele podemos escolher a porcentagem de Zoom que desejamos visualizar da nossa ilustração.

Pronto! Essas são as principais partes da interface do Inkscape. Como você deve ter percebido, os controles são simples e não exigem grandes conhecimentos. Para os usuários que alguma vez já tiverem alguma experiência com o Corel Draw, a utilização do Inkscape será ainda mais fácil.

Nos próximos dias, publico mais tutoriais e artigos sobre o Inkscape.

Inspiração para esse artigo: Inkscape interface introduction

2017-04-11T11:19:28+00:00 By |Ilustração|5 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 Comentários

  1. Tiago Allen 07/08/2007 em 8:20 am

    boa iniciativa, no dia que alguem produzir um projeto, completamente free, usando inkscape, gimp, blender, scribus, e outros todos free acho que vai ser um baita insentivo para os novatos.

  2. Yorik 07/08/2007 em 1:10 pm

    Legal… no início quando descobri não dei muita bola para o inkscape… ele não é muito “técnico”… mas agora começo a usar cada vez mais. Ele preenche exatamente aquele vazio entre programas “raster” (gimp/photoshop), muito imprecisos, e programas CAD, muito rígidos. Ele deixa bastante liberdade de criação e no mesmo tempo produz formas domináveis geometricamente…

  3. Rodrigo Santiago 07/08/2007 em 8:56 pm

    Olá! 🙂
    Que legal você falar do Inkscape, pois eu que sempre trabalhei com Corel, achei este programa como alternativa depois que instalei o Ubuntu. No início começava a mexer pouco pra ir me acostumando, as coisas nele ainda não são tão intuitivas, mas o adotei por enquanto como minha ferramenta vetorial. Tomara que ele melhore mais, para que outros usuários migrem para ele e produzam mais coisas legais e material pra difundi-lo. Mas por enquanto, pelo menos para mim que trabalho com impressos também, ainda não se pode fazer tudo nele como o Corel. Seria uma maravilha! 🙂
    Estou acabando de desenvolver um site, onde estou utilizando ele, Gimp (pra editar algumas fotos), Komodo (pra montar o XHTML + CSS), e outras ferramentas, também. Já estou me acoustumando com GNU/Linux, ainda bem! 🙂

    [ ] ‘s

  4. Antonio Rodrigues 24/01/2008 em 8:32 am

    olá Allan,

    Estou começando a trabralhar com o blender e gostaria de aprender a criar layouts para impressão de uma renderização no belnder com o inkscape, não encontrei nenhum tutorial com esse asunto.

    Agradeço a ajuda

  5. Mounter 12/06/2008 em 1:42 am

    Olá, eu ando mexendo mais com o Gimp, mas quem sabe eu aprenda a criar imagens no Inkscape!

    Abraços

Deixar Um Comentário