Foi lançada essa semana um novo número para a revista Procedural, que já está no seu sexto exemplar. Para quem não conhece, essa é uma revista eletrônica gratuita dedicada a; ferramentas open source voltadas à computação gráfica. Claro que sendo focado no uso de ferramentas livres, o Blender assume um papel de destaque na revista, ocupando um bom espaço editorial. A partir dessa edição vou tentar escrever artigos para a revista, na edição 6 eu acabei concedendo uma entrevista falando sobre o meu trabalho. Lá conto como eu comecei a trabalhar com o Blender e com computação gráfica de maneira geral. Ainda fiquei de escrever mais um artigo, mas infelizmente não houve tempo para prepará-lo para esse número.

Revista Procedural

Agora já posso pensar no artigo para o próximo número. Caso você tenha ficado interessado, esses são os assuntos abordados na revista:

  • Tutorial de radiosidade com Blender: O artigo mostra como trabalhar com a radiosidade, iluminando um ambiente pequeno.
  • Tutorial de composição com o Cinelerra: Esse é um artigo muito interessante, mostrando como trabalhar com essa ilha de edição não-linear open source. Se você procura uma alternativa ao Adobe Premiere, a melhor opção Open Source é o Cinelerra. No tutorial o Ricardo Graça mostra como mesclar um cenário virtual com a animação de um personagem.
  • Porque é difícil aprender Blender: No artigo o Cícero Moraes fala sobre as dificuldades encontradas pelas pessoas que estão aprendendo a utilizar o Blender, até em alguns casos com parando o processo com o aprendizado de outras ferramentas como o 3ds Max.
  • Mercado 3D e a Web: Esse artigo o Emanoel Castro comenta as oportunidades que os artistas 3D estão encontrando para trabalhar com ambientes na Web.
  • Texturas envelhecidas: Aqui o Alexandre Cruz mostra como utilizar o Gimp e o Blender para ajustar as texturas de um modelo 3D, passando um aspecto mais envelhecido.

Pois é isso, no total temos 36 páginas nesse novo número da revista Procedural. Ainda existe um novo espaço para publicação de dúvidas e mensagens dos leitores, claro que agora ele está vazio. Mas provavelmente no próximo número já teremos mais páginas com o conteúdo.

Para os interessados em fazer o download da revista, visitem esse endereço.