Tutorial de modelagem com Maya: Roda e pneu de carro esporte

O CGArena.com publicou um tutorial de modelagem com o [fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][BP:215]Maya[/BP] muito interessante, mostrando o processo necessário para criar a roda e o pneu de um carro esporte, sendo o tutorial de autoria de Aziz Khan. Como a modelagem foi toda realizada usando subdivisão, podemos utilizar os mesmos conceitos usados pelo autor do tutorial, para aplicar em outras ferramentas 3D. Basicamente todo o processo se resume a utilização de extrusões e cortes em faces de formas primitivas, sendo deformadas até que o modelo assuma a forma desejada pelo artista.

Roda com Maya

A parte central da roda começou a ser modelada com um cilindro, depois de deformado recebeu vários cortes para poder assumir a forma desejada pelo artista. Os parafusos da parte central foram criados com formas primitivas simples, uma operação booleana fez a união entre eles. No caso uma esfera e um prisma.

Para parte metálica da roda, o artista utilizou um tubo que também recebeu vários edge loops para poder ser deformado da maneira necessária para produzir a roda. As ferramentas utilizadas nessa fase não apresentam nada em especial, podendo ser completamente reproduzidas no Blender.

Já a parte do pneu exige um pouco mais de cuidados caso você queira reproduzir o tutorial no Blender. O problema aqui é que uma das partes do modelo recebe um Bevel. Caso você não saiba o modificador Bevel do Blender ainda está em desenvolvimento pelo projeto Google Summer of Code. Então precisaremos de algum artifício para simular um bevel nessa parte. A melhor opção é utilizar o Script em Pytohn chamado Bevel Center, com ele poderemos fazer o Bevel. Mas cuidado, uma vez aplicado esse Script não é possível retornar ao estado original do modelo 3D, sugiro fazer um backup antes de aplicar a ferramenta.

Para finalizar, os detalhes no pneu. As ranhuras do pneu são modeladas, sendo criada uma ranhura e depois várias cópias são criadas com o menu Duplicate Special Options do Maya. Para fazer isso no Blender podemos utilizar com facilidade o Spin Dup. Os detalhes como a marca do fabricante do pneu em alto relevo, são oriundos de uma textura. No final do tutorial o autor disponibiliza a imagem para download.

Já utilizei a mesma técnica no Maya 8.5 PLE sem nenhum problema. Se você fez o download do Maya 8.5 PLE, mas não sabe nem por onde começar a modelar com ele, esse tutorial apresenta ótimas dicas.

Caso você tenha interesse em acompanhar todo o tutorial, visite o CGArena para ler o texto completo, junto com as imagens.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 comentários sobre “Tutorial de modelagem com Maya: Roda e pneu de carro esporte”

  1. Excelente tutorial!
    Dá pra acompanhar, com alguns cuidados, no blender.

    ps. Acho que a textura bump dele está invertida.rsrs.

  2. Foi mau, não vi que tinha lugar certo para fazer o comentario.

    Oi…isso mesmo,é sobre o tutorial que mostra como se faz um pneu no Maya.
    Nesse 5ºpasso a minha figura não fica com a parte do meio afundada como é mostrado…na minha figura não se forma o afundamento.
    Gostaria que desse uma olhada por favor.

    Obrigado…Abraço.

  3. Este realmente é um bom tutorial. uso o maya 7, acho que será possivel acompanhar. estou tendo um certo trabalho.

  4. Este tutorial está horrivel.

    Não é um tutorial…..é apenas uma esplanação de como ele fez a roda, uma explicação bem superficial.

  5. Oi Alan,

    Muito bom seu trabalho, será que você pode me dar ua força?

    Estou começando a modelar no Maya 8.5… e estou modelando um corpo humano.. eu fiz o tronco só que não consigo achar aquele comando que deleto metade do corpo, faço o duplicate Special.. aí tem um comando que preciso fazer que chama “GEOMETRIA TYPE em Instance” e não consigo achar… É o comando que faz ele obedecer quando eu alterado um lado, automaticamente ele altera o outro… Você conhece esse comando.. Poderia me dar uma luz..???

    Valeu Mesmo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *