O CGArena.com publicou um tutorial de modelagem com o

[BP:215]Maya[/BP] muito interessante, mostrando o processo necessário para criar a roda e o pneu de um carro esporte, sendo o tutorial de autoria de Aziz Khan. Como a modelagem foi toda realizada usando subdivisão, podemos utilizar os mesmos conceitos usados pelo autor do tutorial, para aplicar em outras ferramentas 3D. Basicamente todo o processo se resume a utilização de extrusões e cortes em faces de formas primitivas, sendo deformadas até que o modelo assuma a forma desejada pelo artista.

Roda com Maya

A parte central da roda começou a ser modelada com um cilindro, depois de deformado recebeu vários cortes para poder assumir a forma desejada pelo artista. Os parafusos da parte central foram criados com formas primitivas simples, uma operação booleana fez a união entre eles. No caso uma esfera e um prisma.

Para parte metálica da roda, o artista utilizou um tubo que também recebeu vários edge loops para poder ser deformado da maneira necessária para produzir a roda. As ferramentas utilizadas nessa fase não apresentam nada em especial, podendo ser completamente reproduzidas no Blender.

Já a parte do pneu exige um pouco mais de cuidados caso você queira reproduzir o tutorial no Blender. O problema aqui é que uma das partes do modelo recebe um Bevel. Caso você não saiba o modificador Bevel do Blender ainda está em desenvolvimento pelo projeto Google Summer of Code. Então precisaremos de algum artifício para simular um bevel nessa parte. A melhor opção é utilizar o Script em Pytohn chamado Bevel Center, com ele poderemos fazer o Bevel. Mas cuidado, uma vez aplicado esse Script não é possível retornar ao estado original do modelo 3D, sugiro fazer um backup antes de aplicar a ferramenta.

Para finalizar, os detalhes no pneu. As ranhuras do pneu são modeladas, sendo criada uma ranhura e depois várias cópias são criadas com o menu Duplicate Special Options do Maya. Para fazer isso no Blender podemos utilizar com facilidade o Spin Dup. Os detalhes como a marca do fabricante do pneu em alto relevo, são oriundos de uma textura. No final do tutorial o autor disponibiliza a imagem para download.

Já utilizei a mesma técnica no Maya 8.5 PLE sem nenhum problema. Se você fez o download do Maya 8.5 PLE, mas não sabe nem por onde começar a modelar com ele, esse tutorial apresenta ótimas dicas.

Caso você tenha interesse em acompanhar todo o tutorial, visite o CGArena para ler o texto completo, junto com as imagens.