A cada nova produção que investe no uso de computação gráfica, parece que as coisas ficam mais complexas. Bem, melhor para nós que assistimos a esse material de alta qualidade. Filmes que pretendem parecer reais, mas utilizam atores virtuais não são uma novidade, já faz quase 7 anos desde que foi lançado o

[BP:257]Final Fantasy Spirits Within[/BP], na época ele foi revolucionário pela sua complexidade mas a história não agradou.

Depois do Davy Jones e de [BP]Transformers[/BP], ao que parece o próximo divisor de águas na computação gráfica para o cinema será Beowulf. Esse filme é a adaptação de um poema épico, que inclusive inspirou autores como J.R.R Tolkien a escrever o [BP:257]Senhor dos Anéis[/BP]. Antes de continuar a comentar o filme, assista ao trailer:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=v9qpqyO_dmU

Assistiu? Agora vem a parte mais divertida, tudo que você viu no vídeo é produzido em computação gráfica! Isso mesmo, os atores que você viu no vídeo são versões digitais de atores reais. Ainda não acredita? Assista novamente e preste bastante atenção na expressão dos personagens, você vai perceber que eles têm movimentos de rosto e faciais um pouco limitados, mas só um pouco. Um aspecto que dificulta um pouco a identificação dos personagens em computação gráfica é a atmosfera escura do filme. Caso alguma das cenas seja produzida com boa iluminação natural direta como a do sol, poderemos verificar se o trabalho de shaders e iluminação estão bons mesmo!

Pois agora com a realização da Siggraph, a Sony ImageWorks está divulgando várias informações sobre a produção do filme, mas até agora nada vazou das palestras da Siggraph, espero que alguém publique um vídeo ou depoimento na web em breve.

Como a estréia dele nos cinemas americanos será apenas em Novembro, nenhuma ação de marketing mais forte foi realizada pelo estúdio.

Como é a Sony ImageWorks que está trabalhando na produção, podemos supor que o filme está sendo produzido no Maya, com Workstations rodando Linux. Esse é o ambiente de trabalho usado no estúdio, que foi o mesmo que produziu os efeitos para o Homem-aranha 3.

Agora só nos resta esperar por mais material de divulgação e algum Making of.