Um dos recursos “esquecidos” do Blender é o famoso Plugin Web, que inclusive foi um dos motivos que fizeram a antiga NaN quebrar. Por quê? Simplesmente por que o conceito não foi aceito pelo mercado. Desde então o plugin até existe, mas é pouco utilizado, comentado e atualizado. Assim, temos poucas opções para produzir conteúdo 3D para a Web, que não seja produzir imagens em seqüência para incorporar ao

[BP:215]Flash[/BP] ou a layouts produzidos em outros formatos.

Mas agora nós temos uma nova opção para publicar as nossas cenas na Web, no fórum do blenderartists.org foi publicado um Script que exporta as cenas criadas no Blender para o formato HTML, realizando as animações em JavaScript!

Antes que você já pense em crias as suas animações diretamente para a Web, nesse formato, devo alertar que não é possível exibir texturas e as formas apresentadas precisam ser simples. Não acredita? Pois visite esse endereço para ver um exemplo.

Como isso funciona? O Script é simples e sequer possui interface, na verdade ele adiciona a possibilidade de exportar as nossas cenas para o formato HTML no Blender. Copie o arquivo do Blender2Js, o coloque no seu diretório de Scripts do Blender e faça um teste.

Blender em HTML

Depois de abrir a cena exortada em um navegador, você pode verificar o código em JavaScript gerado para representar a cena em 3D. Infelizmente não tem como adicionar elementos interativos, mas já é uma opção para apresentar simulações simples na Web.

Apesar de não receber atualizações oficiais a um bom tempo, o Plugin Web do Blender estava sendo atualizado na versão 2.42. Existe até uma versão alpha disponível para download no continuousphysics.com, mas pelo visto o desenvolvimento parou novamente. Outra opção para utilizar o Blender para a Web seria exportar as cenas diretamente para o formato SWF com o Script Sflender, mas infelizmente ele parou no tempo e aparentemente só funciona no Blender 2.36.

Por enquanto a melhor opção ainda é exportar as cenas usando JavaScript. Mas lembre, usando esse Script apenas cores sólidas são exibidas no modelo 3d, todas as texturas são removidas.