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Exportar cenas 3D do Blender para a Web em HTML/JavaScript

Um dos recursos “esquecidos” do Blender é o famoso Plugin Web, que inclusive foi um dos motivos que fizeram a antiga NaN quebrar. Por quê? Simplesmente por que o conceito não foi aceito pelo mercado. Desde então o plugin até existe, mas é pouco utilizado, comentado e atualizado. Assim, temos poucas opções para produzir conteúdo 3D para a Web, que não seja produzir imagens em seqüência para incorporar ao

[BP:215]Flash[/BP] ou a layouts produzidos em outros formatos.

Mas agora nós temos uma nova opção para publicar as nossas cenas na Web, no fórum do blenderartists.org foi publicado um Script que exporta as cenas criadas no Blender para o formato HTML, realizando as animações em JavaScript!

Antes que você já pense em crias as suas animações diretamente para a Web, nesse formato, devo alertar que não é possível exibir texturas e as formas apresentadas precisam ser simples. Não acredita? Pois visite esse endereço para ver um exemplo.

Como isso funciona? O Script é simples e sequer possui interface, na verdade ele adiciona a possibilidade de exportar as nossas cenas para o formato HTML no Blender. Copie o arquivo do Blender2Js, o coloque no seu diretório de Scripts do Blender e faça um teste.

Blender em HTML

Depois de abrir a cena exortada em um navegador, você pode verificar o código em JavaScript gerado para representar a cena em 3D. Infelizmente não tem como adicionar elementos interativos, mas já é uma opção para apresentar simulações simples na Web.

Apesar de não receber atualizações oficiais a um bom tempo, o Plugin Web do Blender estava sendo atualizado na versão 2.42. Existe até uma versão alpha disponível para download no continuousphysics.com, mas pelo visto o desenvolvimento parou novamente. Outra opção para utilizar o Blender para a Web seria exportar as cenas diretamente para o formato SWF com o Script Sflender, mas infelizmente ele parou no tempo e aparentemente só funciona no Blender 2.36.

Por enquanto a melhor opção ainda é exportar as cenas usando JavaScript. Mas lembre, usando esse Script apenas cores sólidas são exibidas no modelo 3d, todas as texturas são removidas.

2017-04-11T11:19:28+00:00 By |Blender Scripts|6 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 Comentários

  1. Pablo Lizardo 08/08/2007 em 1:57 pm

    Los invito a mi sitio http://pablo.lizardo.info
    [Ingles] This site pretend to be a reference to the graphic designer who are working with Blender. The visitors will find things like tutorials, tips, resources and much more.
    [Español] El sitio pretende ser una referencia para el diseñadore grafico que trabaja con Blender. Los visitantes encontrarán cosas como tutoriales, consejos, recursos y mucho mas.

  2. Henrique Zorzan 08/08/2007 em 2:00 pm

    Isto nunca vai funcionar como devia até que se tenha algo de qualidade que se exporte no formato swf do flash, esta é minha opinião posso até estar errado, mas se não for swf não vale a pena ter trabalho… :/

    Abraços,

  3. Henrique Barone 10/08/2007 em 12:56 pm

    Allan, valeu pela dica. o sflender trabalha como flash 3 que é pesadão. mas esse javascript é legal. Até porque javascript tem vantagens em relação ao flash. vc não precisa atualizar o javascript, e é mais leve, não dá diferença de alinhamento entre os browsers , roda em palm

    Ha uma formaotima de colocar 3d interativo feito no blender usando o quick3d applet , que é um software livre. Ele coloca um arquivo 3ds num java applet., já que o Blender exporta para 3ds.

    Após baixar o programa, abra o código do arquivo “exemplo8.html”
    em “” substitua o tux.3ds pelo seu modelo. Há paraâmetros configuráves também, é so alterar.

    Suporta textura e bumpmap e coloca uma iluminação ambiente
    tem que ter o plugin java instalado.

    Espero que seja útil.

  4. Henrique Barone 10/08/2007 em 12:58 pm

    opa, o paramerto do código não apareceu:
    PARAM NAME=”3DS_FILE” VALUE=”tux.3ds”

    site do quick3dapplet:
    http://www.proudman51.freeserve.co.uk/tor.html

  5. Átila Correia 10/10/2008 em 12:42 am

    Algumas engines atualmente exportam muito bem para browsers, como Unity e Quest. Basta instalar o activex e pronto.Exemplo (funcionando apenas em IE, por enquanto) http://www.atilacorreia.com/superTurismo.htm

  6. adailton 17/11/2010 em 4:24 pm

    eu sei que esse poste e de 2007 mais hoje final de dezembro com o surgimento do html5 isso vai me ajudar muito.

    valew valew valew valew valew .

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